Inteligência Artificial Não Vai Tomar Seu Emprego, Mas Alguém Usando IA Pode

Eu não tenho tempo para ser pessimista. Venus Williams

“Eu não tenho tempo para ser pessimista.”

VENUS WILLIAMS

é a mais recente de uma longa linha de avanços em inteligência artificial (IA) que resultou em muito alarmismo. Cuidado, você foi avisado: se não for cuidadoso, poderá acordar um dia e perceber que a tecnologia tomou seu emprego. Mas essa é uma avaliação correta? A curto prazo, a IA em si não é uma ameaça. Em vez disso, a ameaça vem de colegas e empresas que a utilizam para avançar em suas próprias carreiras e agendas.

A IA na indústria contábil tem previsão de crescimento de 30% ao ano até 2027, de acordo com o relatório de estatísticas da Mordor Intelligence, o que significa que é menos o “elefante na sala” e mais um “gigante adormecido prestes a despertar”.

De fato, de acordo com a Accenture Consulting, os avanços da IA na contabilidade estão preparados para ajudar as empresas a reduzir custos em até 80%, ao mesmo tempo que reduzem a quantidade de tempo que os funcionários gastam em tarefas administrativas entre 80-90%.

Isso deve deixar a equipe com mais tempo para fornecer aconselhamento individual e personalizado aos clientes, que é onde as verdadeiras oportunidades de carreira (e lucros) podem ser feitas.

Tarefas que consomem tempo

Folhas de ponto, alocação de recursos, entrada de dados, processamento de faturas e alocação de documentos são todas tarefas que consomem tempo e que os profissionais de contabilidade passam horas todas as semanas para concluir.

Essas também são tarefas que os programas de IA podem lidar, e lidar bem, já que os desenvolvimentos fizeram com que as plataformas de contabilidade eliminassem os problemas que muitas vezes as atormentavam nos primeiros dias. Pergunte a si mesmo quanto tempo você teria para estratégias se não gastasse horas todas as semanas nas tarefas mais mundanas – porque essa é a vantagem daqueles que já estão usando a IA.

Além disso, as empresas que podem ser vistas adotando práticas modernas de tecnologia provavelmente se tornarão mais atraentes para os funcionários da Geração Z, ajudando as empresas a combater a atual escassez de mão de obra no setor de contabilidade.

De fato, o Bureau of Labor Statistics projeta um crescimento de emprego de 5,6% para contadores entre 2021 e 2031. Nesse período, estima-se que 81.800 empregos devam ser abertos. Criando um nível ainda mais alto de demanda quando você considera que, à medida que os Baby Boomers continuam a se aposentar e menos estudantes optam por estudar contabilidade, a luta daqueles que procuram contratar profissionais experientes de contabilidade já está em ponto de crise.

Uma recente pesquisa da Deloitte destacou que 82% dos gerentes de contratação no espaço contábil tiveram dificuldades para preencher vagas. Para aquelas empresas que procuram crescer, e trabalhadores ansiosos para progredir, abraçar a Automação de Processos Robóticos (RPA) é um bom ponto de partida.

Aceitar a Mudança

A mudança é assustadora, mas também é necessária para que indústrias, empresas e indivíduos cresçam e progridam. Isso significa que, gostemos ou não, temos que aceitar a IA em nossos locais de trabalho. Já usamos a IA em tantos aspectos de nossa vida cotidiana, que abraçá-la no local de trabalho não deve parecer tão avassalador quanto pode parecer.

Continue a se atualizar

Se o seu empregador atual ainda não adota a IA de nenhuma forma, tornar-se o especialista da empresa é uma ótima maneira de garantir que você permaneça indispensável.

Ferramentas populares de IA para contabilidade, como Vic.ai, que ajuda no processamento de faturas. Indy auxilia na faturação do cliente, enquanto Docyt automatiza o fluxo de trabalho. Blue dot automatiza os gastos dos funcionários e as obrigações fiscais e truewind.ai permite que as startups gerenciem suas próprias necessidades contábeis, são apenas algumas das ferramentas que você poderia explorar para o benefício do seu local de trabalho.

Olhe para frente

Muitos empregadores podem permanecer temerosos dos avanços na tecnologia. E tudo bem, mas se você está procurando se desenvolver mais rápido do que o seu empregador atual está disposto a ir, pode ser hora de uma mudança.

A IA é uma realidade inegável no mundo moderno e, em vez de temê-la, devemos aprender a trabalhar com ela e aproveitar as oportunidades que ela oferece. Afinal, a IA não está aqui para tomar nossos empregos, mas para nos ajudar a fazer nosso trabalho de maneira mais eficiente e eficaz.

Conclusão

Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a inteligência artificial está se tornando uma ferramenta indispensável para a contabilidade e muitos outros setores. Em vez de temer a mudança, devemos abraçá-la, pois ela traz consigo uma infinidade de oportunidades para melhorar a eficiência, reduzir custos e liberar tempo para tarefas mais valiosas e gratificantes.

A IA não está aqui para substituir os contadores, mas para aprimorar suas habilidades e capacidades. Ela pode assumir tarefas rotineiras e demoradas, permitindo que os profissionais se concentrem em fornecer conselhos personalizados e de alto valor para seus clientes.

Portanto, não veja a IA como uma ameaça, mas como uma aliada. Continue se atualizando, explorando novas ferramentas e tecnologias, e você não apenas se manterá relevante em um mundo em constante mudança, mas também se destacará como um inovador e líder em seu campo.

Lembre-se, a mudança pode ser assustadora, mas também é a porta para o crescimento e o progresso. Então, abra essa porta, abrace a IA e veja como ela pode transformar sua carreira e seu setor para melhor. O futuro da contabilidade está aqui, e é emocionante, eficiente e cheio de possibilidades. Esteja pronto para abraçá-lo!

Marcado como: