Linkedin como parceiro nas vendas de valor em tecnologia

por Roberto Dias Duarte

O Linkedin foi apontado como o melhor parceiro para o aumento de receitas no mercado B2B
O foi apontado como o melhor parceiro para o aumento de receitas no mercado B2B

Você que está ligado no blog, já percebeu como as postagens auxiliam no aumento das vendas de valor em tecnologia, não é mesmo?! Já conheceu melhor as metodologias de vendas e o social selling, e como esse novo método de proporciona ao vendedor de apoio para o alcance de metas e o aumento na taxa de conversão.

Grande apoiador do mercado B2B, o vem se mostrando um parceiro muito efetivo para trabalhar com o social selling. Em março de 2015 a Regalix divulgou um relatório sobre entrevistas com profissionais de B2B de todo o mundo e, para 81% dos entrevistados, o é a rede social número um quando o assunto é o lançamento de produtos.

Em novembro de 2014, o Webmarketing123 publicou pesquisa realizada com profissionais de empresas norte-americanas. O Linkedin foi apontado como o melhor parceiro para o aumento de receitas no mercado B2B, sendo citado por 37% dos profissionais entrevistados, seguido pelo e , com 20%.

Esses números são bastante expressivos, certo? E, representam a importância do Linkedin na venda consultiva de TI , mostrando que essa relação é pra valer e veio pra ficar!

Amplamente utilizado pelo mercado B2B, o LInkedin pode ser visto como uma vitrine profissional, utilizada para divulgação de produtos ou serviços ou para divulgação de atividades profissionais. Com seus mais de 400 milhões de usuários em todo mundo, o Linkedin é um grande aliado para o profissional de marcar sua presença no mercado e aumentar suas vendas de valor em tecnologia.

Manter uma boa company page, atualizada e ativa, com postagens significativas para  apresentar suas soluções, detalhar ainda mais seus serviços ou criar discussões relevante sobre sua área de atuação, são estratégias utilizadas para manter os leads atentos à página de sua empresa.

Além disso, caso sua empresa trabalhe com mais de uma área de negócios, o Linkedin apresenta a possibilidade de criar diferentes showcase pages, focadas em cada área de atuação. As showcase pages auxiliam na identificação de leads, de acordo com suas reais necessidades, reduzindo assim as chamadas cold calls.

O Linkedin mostra-se também um ótimo parceiro para a busca de novos desafios no mercado de trabalho. Com certeza você conhece alguém que já tenha sido assediado por profissionais de recrutamento e seleção, correto?! Quanto mais completo e atualizado o perfil do profissional, maiores as chances de novas oportunidades de trabalho pela rede social!

Mas não pense que um perfil pessoal atualizado no Linkedin possa ser utilizado apenas para buscar novas oportunidades de trabalho. Para as de valor em , manter um perfil pessoal completo e atualizado, marcando presença na rede social, pode facilitar (e muito!) a geração de novos negócios.

Como já diz o ditado ‘quem não é visto não é lembrado’. Ao compartilhar as publicações da company page de sua empresa para sua rede de contatos, por exemplo, você estará com os holofotes em você, fazendo com que leads interessados em sua solução visitem seu perfil profissional. Estar com o perfil atualizado será um diferencial, pois demonstra atuação constante na rede, o para os leads interessados você irá se tornar referência.

Além disso, para um vendedor de ampliar sua rede de relacionamentos, é importante participar de grupos de discussão dedicados à sua área de atuação e, o Linkedin possui diferentes grupos, para diversas áreas de negócios. Para um vendedor que trabalha com vendas de soluções para a área contábil fiscal, por exemplo, participar de um grupo como o Bate-Papo Contábil, com quase 30.000 integrantes, com interações constantes nas discussões do grupo, é uma boa alternativa para demonstrar conhecimento na área e interesse em minimizar as ‘dores do dia-a-dia’ dos profissionais. Com certeza sua rede de contatos irá aumentar! E, mais importante que isso: o vendedor será sempre lembrado quando o assunto for soluções e em contábil fiscal!

Participar de grupos, também é uma boa sacada para que as empresas apresentem suas company pages. Compartilhar suas postagens em grupos específicos, farão com que a empresa e solução desenvolvida fique em evidência. O grupo Tecnologia da Informação, por exemplo, também tem por volta de 30.000 integrantes. Um bom número de pessoas interessadas em um mesmo tema, tornando o grupo uma excelente fonte de negócios em !

Outra possibilidade de divulgação oferecida pela rede social é o LinkedIn Application que possibilita o compartilhamento de apresentações em Power Point, vídeos ou o armazenamento em arquivos como os PDFs. Essas possibilidades, facilitam o compartilhamento de algumas informações da empresa, como apresentações institucionais, lâminas para exibição de soluções ou dados mais interativos e formatados conforme o padrão da empresa.

Além disso, corroboram com o fato que: utilizar grupos de discussão, é fundamental para difundir informações relevantes sobre a atuação de sua empresa, trabalhar com o e, mais que isso: são essenciais para fortalecer a marca de sua empresa e de sua solução!

Vendedor de TI: esteja sempre atualizado às novas tecnologias para trabalhar com o ! Aumente sua rede de relacionamentos por meio do Linkedin, utilize a tecnologia e as redes sociais a seu favor. Mantendo a visibilidade na solução e empresa que representa e, é claro, em você enquanto profissional de !

Utilizar todas as possibilidades do Linkedin na de TI (certamente!) irá potencializar seus negócios.

Qual sua opinião sobre isso?