Linkedin na venda consultiva em TI e o social selling

por Roberto Dias Duarte

No Brasil  sรฃo mais de 25 milhรตes de usuรกrios cadastrados, com diferentes perfis profissionais e รกreas de atuaรงรฃo.
No Brasil sรฃo mais de 25 milhรตes de usuรกrios cadastrados, com diferentes perfis profissionais e รกreas de atuaรงรฃo.

Acompanhando as postagens do blog, vocรช jรก deve ter percebido como as metodologias de vendas e o social selling sรฃo importantes para fugir do oceano vermelho e ย alcanรงar o sucesso na รกrea comercial. E cรก entre nรณs, no atual cenรกrio de mercado, toda ajuda รฉ bem vinda, incluindo estar bem nas pesquisas nas redes sociais e internet.

Lanรงado em 2003 e hoje com mais de 400 milhรตes de usuรกrios em todo o mundo, o Linkedin รฉ uma das redes sociais mais utilizadas para contatos profissionais. No Brasil ย sรฃo mais de 25 milhรตes de usuรกrios cadastrados, com diferentes perfis profissionais e รกreas de atuaรงรฃo. Com toda sua representatividade nos contatos profissionais e comerciais, utilizar o Linkedin na venda consultiva de TI รฉ um excelente negรณcio!

Linkedin como ferramenta de social selling

Para explorar ainda mais seu potencial de negรณcio, a rede ย lanรงou a ferramenta sales navigator. Baseada no conceito social selling, a soluรงรฃo veio para auxiliar vendedores na adaptaรงรฃo aos novos hรกbitos dos compradores: buscar informaรงรตes na internet e conhecer o vendedor somente quando a decisรฃo de compra jรก estรก praticamente tomada. A sales navigator, รฉ baseada em quatro elementos considerados essenciais para melhorar sua performance:

  • Estabeleรงa sua marca profissional (Stablish your professional brand): mantenha um perfil atualizado, com dados atuais da empresa: nรบmero de colaboradores, dados de contato e as soluรงรตes oferecidas. Essas sรฃo informaรงรตes relevantes para o prospect que tem a intenรงรฃo de se aproximar de sua empresa. Fazer publicaรงรตes significativas e frequentes, com postagens relevantes para o cliente em potencial (e que ele queira ver!), manterรฃo sua company page em alta e constantemente visitada. Alรฉm disso, publicar inovaรงรตes e atualizaรงรตes da empresa, tambรฉm serรก sempre bem visto. Se sua empresa de tecnologia lanรงar uma nova versรฃo ou uma nova soluรงรฃo, por exemplo, รฉ uma grande novidade!, que merece uma atenรงรฃo especial em sua company page.
  • Encontre as pessoas certas (Find the right people): utilize as ferramentas da soluรงรฃo para identificar leads em um menor espaรงo de tempo. Os seguidores de sua company page poderรฃo estar em qualquer uma das etapas do funil de vendas ย e identificรก-los serรก essencial para que as publicaรงรตes sejam cadas vez mais assertivas, e apresentem o que seus leads tรชm mais interesse em ver. Quantifique o nรบmero de likes (curtidas) de suas publicaรงรตes, por exemplo. Caso suas postagens consideradas de topo de funil sejam as mais acessadas ou curtidas, seus clientes em potencial estรฃo buscando informaรงรตes mais amplas para entender o que รฉ sua soluรงรฃo. Forneรงa essas informaรงรตes! E continue investindo tambรฉm em publicaรงรตes que afunilam o funil de vendas, para que os contatos possam se aprofundar รก medida em que amadurecem.
  • Participe com insights (Engage with insights): estar nas redes sociais e compartilhar postagens significativas e relevantes para sua รกrea de atuaรงรฃo, em sua company page, proporciona o desenvolvimento de relaรงรตes. Alรฉm das publicaรงรตes nas pรกginas de sua empresa, participar de outros grupos com possรญveis leads รฉ uma รณtima maneira de aumentar sua rede de contatos. Se vocรช vende soluรงรตes tecnolรณgicas fiscais, por exemplo, participar de fรณruns com profissionais que atuam na รกrea irรก aumentar seus contatos. Mas lembre-se: nรฃo publique somente informaรงรตes de sua soluรงรฃo! Compartilhe atualizaรงรตes de impostos, mudanรงas na legislaรงรฃo ou outras informaรงรตes relevantes para o dia-a-dia dos profissionais. Dessa forma, vocรช demonstra previamente seu conhecimento aprofundado na รกrea e como poderรก ser um รณtimo parceiro de negรณcios!
  • Construir relacionamentos (Build relationships): faรงa conexรตes, fortaleรงa sua rede de contatos e estabeleรงa relacionamentos de confianรงa com pessoas chave. Quando identificar um lead ou possรญvel decisor, siga seu perfil na rede social tambรฉm! Acesse suas postagens e, quando possรญvel agregue valor com informaรงรตes significativas sobre o tema. Como jรก diz o ditado, โ€˜quem nรฃo รฉ visto nรฃo รฉ lembradoโ€™. Quanto mais ampla sua rede de relacionamentos com pessoas chave e decisoras em um processo de compra, mais confiantes novos leads estarรฃo em manter contato com vocรช! Assim, suas chances de realizar vendas de valor em tecnologia ficarรฃo ainda maiores!

Sales navigator na geraรงรฃo de leads

Apoiando o modelo B2B (Business-to-business), a sales navigator aproxima vendedores de seus potenciais clientes e aumenta a possibilidade de novos negรณcios. A ferramenta รฉ essencial para apresentar caracterรญsticas e diferenciais de sua soluรงรฃo ao mercado e iniciar o processo de vendas de valor em tecnologia, atendendo ao pรบblico nos diferentes nรญveis do funil de vendas.

Para utilizar uma ferramenta em sua totalidade, รฉ importante conhecรช-la ao mรกximo! Quais seus outros recursos e as melhores formas de estar sempre em evidรชncia. Entre suas funcionalidades estรฃo:

  • Lista de perguntas para identificar os leads importantes para sua empresa. A ferramenta apresenta ao usuรกrio os possรญveis contatos para iniciar a conexรฃo;
  • Acesso ร s atualizaรงรตes, compartilhamentos e informaรงรตes de mรญdia que envolvem seus leads. ร‰ importante estar atento ร  essas informaรงรตes: saber o que seu lead vรช na rede social proporciona empatia e facilita a aproximaรงรฃo no contato pessoal;
  • Prospecรงรฃo de clientes entre todos os usuรกrios da rede por meio de filtros diversos: empresa, keywords (palavras-chave), cargo, cidade entre outros. Os filtros podem ser salvos e utilizados ou atualizados em outro momento;
  • Possibilidade de enviar um InMail (meio de comunicaรงรฃo do Linkedin) para usuรกrios que nรฃo fazem parte de suas conexรตes;
  • Apontamento de potenciais clientes entre os contatos. Quando a opรงรฃo โ€œSalvar como potencial clienteโ€ รฉ marcada, a conexรฃo รฉ salva em sua lista de leads.

Essas funcionalidades da ferramenta irรฃo auxiliar o vendedor a utilizar o social selling e em suas vendas de valor em tecnologia! Utilizar ferramentas adequadas no processo de vendas รฉ essencial para alcanรงar o sucesso e o Linkedin na venda consultiva de TIย mostra-se um excelente parceiro!