Reconstruindo seu negócio contábil para um mundo virtual

Traduzido e adaptado por Roberto Dias. Publicação original em Accounting Web.

Devido à pandemia COVID-19, o mundo dos negócios está mudando para o modo online mais rapidamente. 

As empresas de contabilidade devem garantir que seus planos de marketing sejam capazes de dar conta dessa mudança. Assim, você poderá continuar alcançando os clientes atuais e potenciais.

A pandemia do Coronavirus mudou fundamentalmente a forma como o mundo faz negócios.

Uma tendência crescente é a contínua virtualização de muitos serviços profissionais, incluindo contabilidade, à medida que mais e mais empresas mudam para uma força de trabalho remota.

Práticas de negócios digitais

Um estudo recente conduzido pelo Hinge Research Institute descobriu que não apenas os escritórios de contábilidade estão migrando para um ambiente virtual e online, os clientes também estão. 

Em vez de depender de referências, publicidade impressa e outras formas tradicionais de encontrar e qualificar escritórios contábeis, as empresas estão cada vez mais se voltando para a Internet.

O estudo também revelou que as empresas mais lucrativas e de alto crescimento se esforçam significativamente mais em suas atividades de marketing digital e de conteúdo para ajudar a torná-las mais visíveis e atraentes online. 

Essas empresas criam conteúdo gratuito que fornece informações valiosas sobre tópicos de interesse para seus públicos-alvo. Em seguida, o disponibilizam nos canais de escolha dos clientes potenciais.

Os negócios centrados no digital são capazes de envolver os clientes potenciais e transformá-los em clientes com mais rapidez e facilidade. 

Quase 95% das empresas de serviços profissionais estão gerando leads online e aquelas que geram mais negócios online também tendem a crescer mais rápido.

Entender seu público-alvo e os tópicos que o preocupam e interessam o colocará no caminho rápido para maior crescimento e lucratividade. 

Os resultados da pesquisa são o combustível que faz funcionar o mecanismo de conteúdo.

Fornecem as informações e os insights necessários para criar postagens de blog, vídeos, podcasts, webinars, white papers, artigos online, mensagens de mídia social valiosos e que aumentam a visibilidade.

Ao gerar novo conteúdo baseado em pesquisa para seus novos esforços de marketing digital online, certifique-se de criá-lo para abordar os estágios básicos de engajamento.

Aqui estão algumas dicas valiosas para a criação de novo conteúdo para cada estágio.

01) Como seu negócio será encontrado?

Use sua pesquisa para determinar o interesse e as necessidades de seu público-alvo. Identifique onde a expertise e experiência de sua empresa melhor se adequam a eles:

  • Identifique palavras-chave relevantes que os clientes potenciais usariam para pesquisar e associá-las ao seu conteúdo
  • Comunique sua experiência com base nos desejos e necessidades do público-alvo
  • Desenvolva conteúdo útil que mostre que você pode oferecer mais valor do que seus concorrentes
  • Concentre-se em fornecer insights e informações valiosas, não pedir um pedido

Adapte sua mensagem aos seus segmentos para demonstrar o quão bem você sabe o que eles precisam

02) Estabeleça confiança e construa relacionamentos

Use seu conteúdo para construir e apoiar os quatro pilares de confiança nos quais os relacionamentos são nutridos:

  • Demonstrar relevância associando-se a outras pessoas e organizações de alta credibilidade;
  • Construir confiança ao longo do tempo, desenvolvendo e promovendo conteúdo de marcas compartilhadas, utilizando contatos compartilhados e criando reconhecimento da indústria;
  • Prove que sua experiência e credenciais são confiáveis, demonstrando o conjunto certo de habilidades e fornecendo evidências de que suas credenciais são confiáveis;
  • Reconheça os desafios dos clientes em potencial e use seu conteúdo para demonstrar que sua empresa tem o conhecimento e a perspectiva do setor para entender seus desafios e empatia com eles.

Mostre sua utilidade compartilhando livremente seu conhecimento, experiência e percepções. Mostre que você pode ser um parceiro útil e confiável.

A transparência total ajuda muito a provar que você é honesto e realista.

03) Fechando a venda 

Depois de ganhar o interesse e engajamento de seus clientes em potencial, é hora de reavaliar e atualizar sua proposta de valor. Reavalie também as ferramentas e o conteúdo de que você precisa para fechar a venda.

Concentre-se em colaborar com clientes em potencial para fornecer as soluções mais eficazes para seus problemas. Seja positivo, empático e focado nos resultados.

Algumas das ferramentas preferidas para fornecer conteúdo para ajudar a fechar a venda incluem:

  • Videoconferência para demonstrar ainda mais o conhecimento do setor e fornecer uma plataforma de brainstorming para solidificar o engajamento;
  • Estudos de caso para fornecer exemplos úteis de melhores práticas e soluções que você forneceu a outros clientes com desafios semelhantes;
  • Depoimentos em vídeo de clientes leais para ajudar a “fechar o negócio”.

Pontos de contato multicanais para ajudar a garantir que eles obtenham as informações de que precisam, quando e onde precisam

Coloque a tecnologia para trabalhar para você

Preparar-se para se tornar digital não significa necessariamente ter que investir pesadamente em todos os tipos de novas tecnologias sofisticadas.

Às vezes, as coisas mais simples que usamos todos os dias são esquecidas e, ainda assim, podem ser transformadas em ferramentas de marketing altamente eficazes.

Assinaturas de Email

Pense em mudar o banner de assinatura na parte inferior de cada e-mail para conter conteúdo específico e engajar uma indústria e um público-alvo. Use-o para promover um novo vídeo, webinar ou eBook. 

Aproveite o e-mail dos funcionários como um novo canal de publicidade. Promova conteúdo relevante que promoverá o engajamento e gerará novos fluxos de receita usando uma ferramenta que todos olham todos os dias. 

Você pode integrar e-mail com CRMs, plataformas de automação de marketing e vendas, plataformas de conteúdo e muito mais.

Crie consciência, revele a intenção do comprador e atingir as metas de relacionamento.

O Poder do Vídeo

Existem várias plataformas de vídeo online que permitem fazer upload, armazenar e fornecer conteúdo de vídeo para gerar e converter leads. 

Eles podem ser integrados ao seu e-mail para colocar um rosto com um nome e fornecer um nível mais alto de personalização e envolvimento humano.

O vídeo oferece uma taxa de abertura e cliques 8 vezes maior do que os e-mails padrão.

Conclusão

Essas são ferramentas que você pode colocar em prática todos os dias, cantarolando baixinho em segundo plano, entregando conteúdo direcionado a leads, clientes em potencial e clientes. 

É como aumentar sua equipe de marketing sem a sobrecarga de pessoal adicional.

À medida que a economia se reabre lentamente e os negócios em todos os setores e segmentos de mercado começam a se ajustar à nova realidade, a demanda por serviços como contabilidade aumentará. 

Conforme o mundo dos negócios se torna mais virtual, não é hora de seu programa de marketing também ficar?