Manter bons colaboradores é difícil, mas tem solução? Sim, com engajamento!

Manter bons colaboradores é difícil, mas tem solução? Sim, com engajamento!

Um bom escritório de , eficiente e produtivo, é aquele com uma equipe de profissionais de . Encontrar bons colaboradores assim para agregar ao seu negócio já é um desafio à parte. Mas, mais do que isso, é fundamental saber como mantê-los na sua empresa a longo prazo. A solução para isso está no engajamento.

O engajamento é uma palavra-chave para a de um negócio. É um conceito utilizado em diversos segmentos, mas tem efeito ainda mais importante na de Pessoas e nas relações sociais de uma equipe de colaboradores.

Neste contexto, o engajamento atua para reduzir o turnover e facilitar a difícil tarefa de manter os tais bons colaboradores contribuindo no trabalho da empresa. Confira neste artigo como o engajamento pode ser benéfico para o seu negócio e como colocar esta em prática.

Como o engajamento ajuda a manter bons colaboradores?

O engajamento é um aliado na redução da rotatividade e na manutenção dos talentos do negócio ao instigar a participação e a dos colaboradores. No próprio sentido da palavra, segundo definição da Oxford Languages, engajamento é “participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância política e social”.

Em outras palavras, um profissional engajado é aquele que se sente parte do todo dentro da empresa, o bastante para participar ativamente do trabalho. Isso significa que o indivíduo sente que é uma parte importante do negócio. Ele compreende seu papel dentro da missão da organização e querem genuinamente vê-la alcançar seus objetivos.

Dessa forma, o colaborador engajado se sente não apenas realizado com sua posição no negócio como deseja ficar nele a fim de ajudar no crescimento dele. Com o engajamento, a empresa passa a fazer parte da vida dos profissionais, que não se veem fora dela.

Os benefícios do engajamento para a equipe

O engajamento não apenas ajuda a manter bons colaboradores como traz outros benefícios, diretos e indiretos. Na questão social, a sua equipe se sentirá mais à vontade na empresa. Trabalhos difíceis e desafios inesperados são vistos com mais tranquilidade pelos profissionais que sabem que o resultado no final valerá a pena.

Quando todos na equipe estão engajados no que fazem, existe uma sensação de identificação e de cooperação. Eles sabem que estão trabalhando pelo mesmo objetivo e que podem contar uns com os outros para enfrentar obstáculos ou compartilhar ideias. O próprio clima organizacional fica mais leve e positivo.

Afinal, engajamento não se trata apenas sobre como o profissional vê a empresa, e sim como ele se relaciona com os colegas. É satisfatório trabalhar no que gosta e acredita, mas é ainda melhor quando compartilha esses sentimentos com o restante da equipe. Da mesma maneira, essa modalidade de participativa possui papel fundamental para manter os bons colaboradores.

Os benefícios do engajamento para a empresa

As consequências positivas do engajamento chegam até mesmo no crescimento do negócio. Colaboradores engajados não apenas permanecem mais tempo na empresa, reduzindo o turnover, como também trabalham mais. Por causa da valorização de seu serviço e do bom clima organizacional, os profissionais se sentem motivados a fazer o seu melhor.

A consequência é um aumento da produtividade. São mais tarefas realizadas em menos tempo e com mais qualidade. Profissionais mais atentos erram menos, o que reduz a perda de tempo e de dinheiro de correções. Ao final da equação, os próprios clientes do seu escritório de ficarão satisfeitos.

A rotatividade reduzida e a permanência de bons colaboradores criam o ambiente ideal para que profissionais construam as suas carreiras dentro da sua empresa. O seu negócio conquista, assim, uma imagem de bom lugar para trabalhar, atraindo mais talentos. Consequentemente, quando precisar expandir a equipe, você contratará profissionais capacitados e engajados desde o princípio.

Como promover o engajamento dentro do negócio?

Para o engajamento ter todos esses efeitos, é importante que ele faça parte da do negócio. De nada adianta criar uma ou outra campanha com esse viés se não for uma parte intrínseca de como a organização funciona.

A missão, os ideais e os objetivos do negócio devem ser reforçados em cada decisão ou para salientar o princípio do trabalho por um propósito e não apenas pelo lucro. É importante ressaltar que essa atitude deve ser autêntica, e não como meio de manipular o profissional para gerar um engajamento.

Por causa disso, os donos, líderes e gestores do escritório também devem estar comprometidos com seu trabalho e com sua equipe. Desta forma, é mais fácil gerar a identificação e a necessárias para uma de engajamento.

Outro ponto importante é a questão da participação. É vital dar espaço para que os profissionais deem ideias e sugestões sem receio de represália. Mais do que isso, eles devem ser incentivados a participar, de tal maneira que percebam que são importantes e valorizados.

Quanto mais cedo o engajamento começar, melhor. Nas novas contratações, procure profissionais que já se mostrem interessados pela missão da empresa. Isso facilitará a transição para que eles se adaptem e se engajem rapidamente.

Por fim, lembre-se de recompensar o engajamento dos profissionais. Tenha uma política de crescimento para que eles possam subir em suas carreiras dentro da sua empresa. Retribua o esforço dos colaboradores com feedbacks positivos, bônus financeiros e ofertas de promoção de cargo. Demonstrações de reconhecimento pelo trabalho bem-feito alimentam o engajamento em longo prazo.

Engajamento da equipe: um investimento na produtividade e na longevidade

Em conclusão, manter bons colaboradores no seu escritório por anos a fio é um desafio, mas não é uma tarefa impossível. Com o engajamento, você gera identificação com o negócio para que atuem em favor da missão do negócio.

Para isso ser possível, é preciso realizar transformações internas que valorizem o bom desempenho e estimulem a cooperação. Apesar de não ser simples, é um investimento que traz benefícios não apenas para o seu negócio como para o bem-estar dos profissionais. Em longo prazo, isso implica em uma menor rotatividade, em uma maior longevidade da equipe e no aumento da produtividade.

Essa é apenas uma das várias estratégias que você pode aplicar na do seu escritório de para ter mais no seu negócio. Para conferir outras dicas, confira os artigos do e se inscreva no canal do Telegram para receber as notícias diretamente. Se preferir, você pode conferir os vídeos do canal do YouTube.