Marketing para escritório de contabilidade: O que deve e o que não deve fazer

Montar a estratégia de marketing de um escritório de contabilidade pode ser uma tarefa trabalhosa. Por isso, confira o que se deve fazer e quais erros mais comuns a serem evitados ao longo do processo.

De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgados em 2021, só no Brasil há quase 75 mil e aproximadamente 520 mil profissionais da área. Isso prova que, de fato, a é uma área concorrida, com cada vez mais mão de obra disponível.

Se você possui um escritório de , com certeza já deve ter pensado: o que fazer para me destacar no mercado? Essa é uma questão válida e que deve nortear grande parte dos seus investimentos e recursos.

Por isso, ter uma de efetiva e bem elaborada é o passo principal para ganhar autoridade dentre a e mostrar o potencial de seu escritório para novos clientes.

Para saber mais sobre o , suas vantagens e o que fazer e não fazer na hora de montar sua própria , continue lendo!

O que é o ?

Basicamente, o é o conjunto de todas as atividades e planejamentos focados em conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.

Existem várias frentes de atuação quando falamos de . Por exemplo, há a necessidade de construir a imagem e reputação da empresa, divulgar seus serviços e produtos de maneira efetiva, mostrar a qualidade do escritório e conseguir, por fim, realizar e fechar contratos.

É fácil perceber que é um campo complicado, que demanda bastante atenção. Porém, é essencial para o crescimento de seu escritório como um todo.

Vantagens de investir em no seu escritório

Com um plano de ação de marketing consolidado, seu escritório de poderá contar com diversos benefícios. Algumas das principais vantagens são:

• Diferenciação do escritório para os demais concorrentes;
• Criação de uma imagem e reputação positiva da empresa;
• Ganho de autoridade nos assuntos referentes à contabilidade;
• Aumento da visibilidade e relevância do escritório no mercado;
• Maior atração de clientes em potencial, que realmente irão fechar negócio;
• Investimentos mais elaborados, que trarão resultados positivos e duradouros.

É importante lembrar que, assim como em diversas áreas empresariais, no marketing é preciso que haja bastante estudo de mercado, entendimento das estratégias de concorrentes, além de constante revisão das próprias estratégias, a fim de sempre alcançar os melhores números.

Dicas de marketing para

Com a definição de marketing contábil decorada, além de todas as vantagens compreendidas, chegou a hora de colocar o plano em ação! Para isso, há algumas atividades básicas, que não podem passar despercebidas pelo seu escritório nesse momento.

Atenção ao seu site

O site é o cartão de visitas digital de seu escritório. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de criar seu portal. É preciso pensar em uma interface intuitiva, apresentar rapidamente as principais informações – serviços, história do escritório, blog -, além de facilitar o contato do cliente em potencial com a equipe encarregada pela venda.

Produza blog posts de qualidade

Ainda sobre o site, é imprescindível que seu escritório produza conteúdos de qualidade, que dialoguem com a necessidade do cliente. Para isso, o ideal é pensar em dúvidas que muitas empresas e funcionários podem ter sobre contabilidade e produzir textos densos, que expliquem detalhadamente a questão. Por fim, apresente sua empresa e explique como ela pode ajudar o leitor.

A importância das redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é também um passo fundamental na de marketing. , Instagram e são algumas das mais utilizadas – porém, não é preciso fazer uma conta em todas as redes disponíveis necessariamente. Antes de mais nada, faça uma análise do seu público-alvo e compreenda quais sites eles mais utilizam e como se informam. A partir daí, monte suas estratégias nas redes.

Outro detalhe é evitar fazer posts idênticos em todos os perfis. Cada rede tem seu próprio formato e linguagem, que devem ser respeitados na hora da criação dos conteúdos.

E-mail marketing é ferramenta essencial

Outra forma de se manter em constante contato com o público e possíveis clientes é por meio do e-mail marketing. A partir do momento em que um usuário registra seu endereço de e-mail em seu site, você pode inseri-lo em sua lista (lembrando sempre de respeitar as Leis de Proteção de Dados e informar, detalhadamente, como esses dados pessoais serão usados).

Com esse contato, você pode manter a pessoa informada sobre a empresa, novidades do mundo de contabilidade e sempre permanecer no radar. Assim, quando ela precisar de serviços da área, saberá com quem contar.

Erros comuns em uma estratégia de marketing

Por outro lado, existem alguns erros comuns que podem ser cometidos na hora de organizar o marketing de um , principalmente se o gestor não tiver conhecimento na área de criação e venda.

Não ter uma estratégia de marketing consolidada

O primeiro grande erro é não sua estratégia. Sim, é preciso colocar o plano em prática, porém fazer isso com pressa, a fim de colher resultados o mais rápido possível, pode ser um tiro no pé.

É preciso e determinar o que se espera alcançar com o marketing (em curto, médio e longo prazo) e como o escritório deseja fazer isso.

Não pesquisar o mercado e concorrências

Um passo importante durante a etapa de da estratégia é a pesquisa de concorrentes. Se um dos grandes objetivos é se destacar no mercado, é essencial entender o que os outros escritórios estão fazendo, certo?

Assim, é possível analisar o que pode dar certo e, ao mesmo tempo, quais atividades não entregam o resultado esperado em engajamento e criação de autoridade.

Não delegar tarefas

É fácil perceber que criar uma estratégia de marketing para um demanda trabalho, tempo e recursos. Por isso, um dos maiores erros que podem ser cometidos durante o processo é não haver delegação de tarefas.

Portanto, o gestor deve separar equipes encarregadas para diferentes etapas e sempre contar com empresas de marketing especializadas, que poderão auxiliar na montagem de uma estratégia efetiva para o seu negócio.

Conclusão

Para montar uma estratégia de marketing contábil, que gere venda e aumento da autoridade para seu escritório, é preciso pensar em diversas frentes – blog, rede social, e-mail. Além disso, deve-se contar com ajuda de profissionais e empresas próprias da área, para montar planos assertivos, que entregarão resultados importantes.

Se você gostou do conteúdo, não esqueça de conferir mais textos de nosso blog. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco – ficaremos felizes em ajudá-lo com o marketing de seu escritório!