Em geral, sabemos que muitos setores do mercado costumam oferecer serviços convencionais aos seus clientes. Em outras palavras, possuem uma certa dificuldade para abraçar o novo, e assim, gerar ainda mais competitividade no mercado.
Nesse quesito, podemos observar no mercado de serviços de contabilidade uma tendência nos empreendedores a terem uma mente mais aberta para atividades inovadoras e oferecerem serviços de maior valor ao seus clientes.
Muitos empresários que desejam obter essa mudança, mas não sabem por onde tirar a inspiração certa.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e confira 6 dicas para você obter um mindset do empreendedor contábil do futuro.
1. Não ter medo do que é novo
Primeiro de tudo, a primeira ação que devemos adotar é a de não ter medo de enfrentar novos tempos. Na ciência contábil ser conservador e prudente é um posicionamento positivo e importante para julgamentos necessários às estimativas em algumas condições de incerteza.
Contudo é necessário compreender que o risco é inerente à atividade empreendedora, e que a inovação, por sua vez, aumenta o grau de risco de qualquer operação.
Sendo assim, é crucial entender que o crescente desenvolvimento tecnológico no mercado está mudando processos laborais, e até mesmo a forma em que os clientes estão se relacionando com as empresas.
Por esse motivo, o profissional da contabilidade precisa conviver racionalmente com posições mentais antagônicas: ora conservador no exercício da ciência, ora inovador em sua atividade empresarial.
E ainda abraçar as novas demandas de mercado e incorporá-las em suas atividades, a fim de conquistar mais clientes, gerar qualidade nos serviços prestados, e assim, obter competitividade em seu mercado de atuação.
Embora o modelo convencional continue sendo confortável, ele tende a cair cada vez mais em competição por preço – não por diferenciação.
2. Entenda o seu cliente
De nada adianta obter todos os meios para estimular um mindset contábil mais atual e dinâmico, se você, enquanto profissional, não se interessa pelo que o seu cliente está tentando dizer. Já estamos em um mundo onde o foco não está no serviço ou no produto, e sim no cliente.
Isso requer pesquisas de persona, a fim de destrinchar o comportamento do consumidor frente aos serviços que são oferecidos. Entender suas dores, necessidades, e principalmente, as objeções, são cruciais para formular estratégias de captação muito mais eficientes.
Contudo, a essência disso tudo é prestar atenção ao que o seu cliente está tentando dizer e oferecer todo o suporte e assistência possível. Nesse caso, também entramos na experiência omnichannel, tornando o contador mais “acessível” para seus clientes.
Isso pode ser feito através de e-mail, telefone, chat e directs para contato. O principal, é que seus clientes percebam que a sua marca está sempre pronta para ajudá-la no que for necessário.
Portanto, sempre esteja disposto a ouvir. Essa ação irá otimizar tanto as suas estratégias de conversão, quanto a qualidade das relações dos seus clientes que já são fiéis ao seu profissionalismo.
3. Ofereça um atendimento personalizado
Um atendimento diferenciado também pode ser definido como um excelente mindset. Sabemos que cada cliente possui demandas diferentes, e por esse motivo, é necessário adequar seus serviços a essas necessidades, apresentando conceitos, estratégias, metodologias e práticas diferentes.
Já que o desenvolvimento da modernidade no mercado costuma oferecer inúmeras soluções, a qualidade prestada aos clientes não se tornou mais um diferencial, e sim uma obrigação.
Por esse motivo, qualquer detalhe que o cliente possa julgar como ineficiente, pode acabar desmanchando seu relacionamento com futuros consumidores, jogando-os para a concorrência.
4. Acompanhe o desenvolvimento tecnológico
Não menos importante do que todas as dicas citadas acima, é ter uma mentalidade mais aberta para as novas ferramentas contábeis que surgem continuamente em decorrência da evolução da humanidade. Se um contador deseja obter sucesso em seu escritório de contabilidade, ele precisa se atentar a esse processo de maneira criteriosa, incorporando as ferramentas que mais serão benéficas para si.
Atualmente, já existem programas e softwares que fazem cálculos tributários, fiscais e patrimoniais de maneira praticamente automática, sem qualquer necessidade de atividades excessivamente manuais. Além disso, também podemos perceber a digitalização de atividades.
Com a facilidade de acesso à internet, atualmente os negócios e clientes tendem a se relacionar unicamente pelas mídias digitais. Com um escritório contábil, não deve ser diferente. É necessário incorporar medidas digitais nos trâmites internos, e torná-las ainda mais eficientes para os clientes.
5. Continue buscando por novidades
Primeiro de tudo, devemos entender que a busca por inovação não se resume unicamente à tecnologia. De forma prática, é necessário que os contadores tenham o costume de rever todas as atividades e processos que tendem a realizar no escritório de contabilidade, e buscar otimizações para esses exercícios.
Para que isso seja possível, o contador pode estimular um brainstorming no escritório de contabilidade regularmente, a fim de coletar as melhores ideias para otimizar e aplicar em pequenas atividades.
Além de ser uma técnica extremamente útil para uma marca contábil de sucesso no mercado, estimula a equipe a “sair fora da caixa”, ou seja, pensar de forma diferente acerca de processos e buscar soluções para desenvolvê-los ainda melhor.
6. Mude pequenos processos da sua rotina de trabalho
Um mindset voltado para o sucesso também está inteiramente ligado ao mindfullness, ou seja, a atenção plena. Isso significa que, quando um contador está com a mente focada no presente, ou seja, em suas tarefas, ele automaticamente cria formas para modelar seus exercícios, tornando-os ainda melhores, práticos e otimizados. Desenvolva esse hábito diariamente em sua rotina de trabalho e confira os resultados a curto, médio e a longo prazo.
Gostou das dicas citadas acima? Conforme vimos, o contador do futuro precisa ser capaz de entender as principais demandas do mercado e desencadear habilidades e competências necessárias para aplicá-las em seu escritório contábil.
No entanto, muito antes disso, ele precisa aprender a ouvir seus clientes, entender suas principais necessidades e prover situações que possam confortá-los ainda mais, seja na entrega de atividades, ou na resolução de problemas comuns a contabilidade.
Portanto, agora que você já conhece o mindset do contador do futuro, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Compartilhe esse artigo com seus amigos e colaboradores.