O OKR no setor contábil

O OKR no setor contábil

Em geral, o desenvolvimento tecnológico nos dias atuais acaba criando formas cada vez mais eficientes para termos resultados expressivos em nossos objetivos empresariais. Ou seja, a competitividade é um caminho que qualquer negócio ativo no mercado deseja trilhar. Mas essa questão não está diretamente ligada ao número de e de serviços que conseguimos bater durante o mês.

Para tornarmos uma marca competidora na área de atuação, é necessário otimizar os internos e criar estratégias cada vez mais eficientes, a fim de ganhar escalabilidade. E nesse quesito, podemos lembrar da ferramenta , que mesmo sendo uma sigla pequena, carrega consigo diversos processos, passos e estratégias para elevar o negócio para outro nível.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o ORK e o que ele pode fazer em seu escritório contábil.

Afinal, o que é OKR?

Primeiramente, o nada mais é do que uma forma de definir onde se deseja chegar, e o que é necessário para fazer! Assim, trata-se de uma linha norteadora, bem como um mapa para dar foco ao que podemos dizer SIM ou podemos dizer NÃO.

Logo, o é uma excelente maneira para formalizar o que cada um deve fazer de importante em uma e o que tende a atingir se os forem executados de acordo com essa modelo. Ou seja, o ajuda a aproximar o que é importante, a fim de que a pessoa consiga realizar aquilo que é extremamente primordial para o negócio naquele exato momento.

Contudo, você pode estar se perguntando o que as letras ORK podem significar! De forma prática, dissemos que:

• O (Objetivo) — onde deve-se seguir;
• KR (Key Results/Resultados-chave — como o negócio sabe que está chegando no objetivo, e o que fazer para alcançar as KRs.

Para que possamos entender de uma maneira ainda mais genérica, podemos dizer que:

1. Missão: você busca definir um objetivo essencial para o seu negócio, uma missão, por exemplo;
2. Objetivo(s): neste ponto, iremos definir objetivos que, caso sejam alcançados, definirão o quão perto você estará dessa missão;
3. Key Results (KR): nesse ponto, precisamos entender que, para cada objetivo (O), o negócio deve estabelecer alguns resultados-chave que são importantíssimos de cumprir, ou seja, as metas;
4. Planos: por fim, você pode definir os planos (as atividades) que irão fazer com que o seu negócio chegue aos Resultados-Chave (KR).

Em outras palavras, quando conseguirmos estabelecer uma Missão, Objetivos, Resultados-Chave, e um Plano, tendemos a traçar um bom caminho para seguir. Contudo, podemos perceber que o OKR é extremamente dinâmico, por isso deve ser revisto de forma constante.

Por que um OKR é essencial para um escritório contábil?

Agora que você já entende o conceito e a importância de um OKR para um escritório contábil, confira abaixo suas principais vantagens e benefícios para o negócio:

1. Segmenta tarefas e otimiza resultados

Antes de tudo, a questão de trabalhar com pequenos de atividades oferece uma vantagem excelente. Trata-se de podermos realizar o monitoramento constante de resultados, e dessa forma, acabar promovendo futuras intervenções em suas estratégias, caso algum processo esteja fora do que foi previamente formulado.

2. Realidades mais aplicáveis

Como já descrito anteriormente, o OKR pode acabar sendo aplicado a escritórios de todos os tamanhos, e dessa forma, consegue impactar de forma positiva a de toda a empresa!

Além disso, devemos lembrar que o esforço a ser feito é o de compatibilizar os objetivos e metas com a realidade que o escritório consegue oferecer. Afinal, não é nada razoável querer tanto um objetivo que no momento; encontra-se fora das possibilidades da empresa.

3. Resultados rápidos

Uma outra excelente vantagem que podemos perceber com a OKR, é a possibilidade de conseguirmos obter resultados a curtíssimo prazo! Isso acontece porque essa ferramenta consegue se contrapor às ideias de pensamentos estratégicos obsoletos e convencionais — e que tendem a não darem certo. Logo, seus são atuais, e giram de acordo com as reais necessidades e possibilidades do negócio.

Qual a diferença entre estratégico e OKR?

Uma dúvida bastante comum é que muita gente tende a fazer comparações entre as ferramentas do ORK e do planejamento. Conforme entendemos nesse texto, está claro que se trata de dois conceitos completamente diferentes.

Enquanto o estratégico apenas se propõe a distribuir uma questão estratégica mais ampla, e com uma quantidade maior de pretensões, ele acaba entrando em como:

• definição de objetivos:
• definição de estratégias:
• criação de um cronograma para realizar programas de ações;
• análise de cenário.

Se você perceber bem, talvez entenda que alguns podem estar relacionados ao OKR. Contudo, a forma em que tendemos a executar essas atividades oferece diferenças bem significativas. A ideia de ciclos de curta duração, por exemplo, que acaba se voltando na segmentação das etapas de execução das atividades, não está relacionada diretamente ao estratégico, por exemplo.

Um outro ponto de diferença que podemos notar no estratégico, é que ele deve ser feito, basicamente, nas principais lideranças da organização, sem a necessidade de passar pelas demais instâncias.

Entretanto, a diferença do OKR em todos esses termos, seria a compatibilização de oportunidades que são oferecidas através do ambiente externo, bem como a atuação da organização.

Conclusão

Conforme vimos, o OKR é uma metodologia rica em mais ágeis, em curto e médio prazo, mas sobretudo, de acordo com o que a empresa pode oferecer no momento. Dessa forma, ela torna-se crucial para desenvolver e torná-los ainda mais competitivos, diante dos concorrentes do mercado contábil.

Portanto, agora que você já conhece a importância do OKR, bem como a sua diferença com o estratégico — que geralmente tende a ser mais utilizado por esses negócios — que tal ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto?

Acesse agora mesmo o nosso blog e confira mais dicas sobre o tema. Caso prefira, entre para o nosso próximo restrito no Telegram e recebe em primeira mão dicas e novidades fresquinhas para a sua contábil.

Classifique nosso post post
Marcado como: