O que é o OKR?

Você sabe o que é OKR? Neste texto, vamos explicar sobre o que se trata essa metodologia de gestão e como ela é fundamental para as empresas alcançarem resultados melhores. Confira!

Você sabe o que é ou Objectives and Key Results? Essa sigla trata-se de uma metodologia de que conquistou o seu espaço entre os escritórios de contabilidade. Traduzida, ela significa Objetivos e Resultados-Chave.

O é amplamente utilizado como uma de rastreamento sobre o desempenho e progresso dos times, definindo metas que indicam a direção para onde o negócio deve caminhar e quais os resultados que vão impactar positivamente com os objetivos do negócio.

Por ser uma metodologia de gestão extremamente importante para as organizações, separamos tudo que você precisa saber sobre o que é e seus benefícios. Confira!

O que é ?

Ainda que o conceito de objetivos e resultados-chave tenham sido criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew. S. Grove, a metodologia teve a sua ascensão quando um dos investidores do Google, John Doerr, a apresentou aos funcionários da empresa em 1999.

Portanto, por ser o método responsável por suportar o crescimento do Google, o ganhou relevância no meio empresarial e começou a ser amplamente utilizado por pequenas e médias empresas por se tratar de um meio eficiente para ajudar os negócios a se destacarem no mercado.

Nessa metodologia de gestão, temos dois componentes que são essenciais para o sucesso: os objetivos e os resultados-chave.

No caso dos objetivos, temos a declaração referente ao norte que a empresa está almejando. Para isso, é preciso traçar com clareza o rumo para onde o empreendimento deve ser guiado para que as pessoas envolvidas possam visualizar com clareza o crescimento proposto para a organização.

Já os resultados-chave são as metas que impactarão positivamente no surgimento dos objetivos propostos para a empresa. Eles servirão como bússola para guiar os esforços e melhorar o planejamento de acordo com o andamento das estratégias.

Na metodologia OKR, os objetivos são qualitativos e devem ser precisos, claros e aspiracionais. Enquanto isso, os resultados-chave devem ser quantitativos e devem indicar se os objetivos propostos foram atingidos até o final do período previsto.

Entender o que é é fundamental para o sucesso no mercado empresarial, principalmente por se tratar de uma ferramenta de gestão e comunicação extremamente importante para alcançar resultados melhores por meio de seus benefícios.

Quais os benefícios dessa metodologia de gestão?

A metodologia traz mais eficiência, praticidade e agilidade aos escritórios de por meio de seus processos. Porém, seus benefícios vão além dessas vantagens, já que esse método tem como foco o direcionamento da visão, das metas e do objetivo da organização para que eles sejam alcançáveis.

Com o OKR, as equipes têm como prever o que a empresa espera de seus esforços e como a sua participação se encaixa nas atividades de outros times. Nesse sentido, separamos os principais benefícios dessa metodologia de gestão.

Tem um processo simples

Um dos principais destaques do é que ele não exige anos de conhecimento e habilidades aprimoradas para ser utilizado dentro dos escritórios de contabilidade. Sua simplicidade é um excelente benefício para esse tipo de negócio.

Dessa forma, é possível utilizá-lo para facilitar o cumprimento de metas mais claras e alcançáveis, assegurando resultados alinhados aos objetivos traçados para o sucesso da organização no mercado empresarial.

Trabalha com ciclos menores

O tem uma grande diferença em relação a outros métodos utilizados no mercado: o tempo necessário para a conclusão dos ciclos. Nesse sentido, essa metodologia de gestão permite aos escritórios de a sua utilização para metas de curto prazo ou para ações emergenciais com uma ótima eficiência.

Assim, o método permite uma atuação rápida e com fácil acesso às mudanças, assegurando maior agilidade na tomada de decisões e favorecendo o desempenho e performance durante a execução de atividades.

Envolve todo o time

Outro grande diferencial do método é o fato desse processo envolver todo o time do escritório de contabilidade.

Isso significa que é possível engajar todas as equipes em relação aos objetivos e metas da organização, possibilitando que cada profissional saiba exatamente o seu papel dentro das estratégias da organização.

Dessa forma, o trabalho colaborativo será mais eficiente, permitindo que os envolvidos trabalhem com seus esforços alinhados às metas e aos objetivos do escritório.

Tem maior chance de sucesso

Ainda que as metas sejam extremamente importantes para o sucesso das estratégias, é preciso entender que a qualidade prevalece sobre a quantidade. Nesse sentido, o é fundamental para que os times direcionem o foco em tarefas realmente produtivas para alcançar resultados alinhados aos objetivos da organização.

Ao trabalhar com um número menor de metas, os profissionais terão como se dedicar melhor sem gerar sobrecarga em sua rotina de trabalho, fazendo com que os times produzam mais e melhor, impactando diretamente nos resultados alcançados.

Estimula a alta performance

Ao trabalhar com o método OKR, é possível engajar os colaboradores do escritório e fazer com que eles repensem a forma como executam as suas tarefas no dia a dia. Essa autoanálise se mostra fundamental para que as metas sejam cumpridas com melhores resultados, assegurando a eficiência e precisão na hora de alcançar os objetivos.

Sair da zona de conforto é um processo crucial para a evolução dos profissionais na hora de conquistar o sucesso. Com o OKR, os profissionais podem avaliar suas performances de acordo com as metas e identificar pontos que podem ser aprimorados para alcançar uma performance melhor.

Direcionamento mais claro

Como o método traz mais simplicidade durante o no escritório de contabilidade, ele se mostra uma forma prática e eficiente de direcionar os esforços dos times por meio de seus direcionamentos claros.

Portanto, os profissionais saberão exatamente o que deve ser feito e o que o escritório espera conseguir por meio de seus esforços. O permite que, na maior parte das vezes, as próprias equipes definam o que será realizado para alcançar os objetivos — cabendo à gestão validar os planos de acordo com as necessidades do negócio.

Pronto! Esperamos ter esclarecido o que é e como ele pode ser benéfico para os escritórios de contabilidade. Saber planejar a melhor rota para conquistar o seu lugar de destaque é apenas o primeiro passo para alcançar o sucesso no mercado competitivo.

Aproveite o seu interesse no assunto e confira outros textos em nosso blog para reforçar a sua leitura e conferir mais novidades!

Classifique nosso post post
Marcado como: