O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

O que é o planejamento estratégico de uma empresa?

“Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Esta célebre frase escrita por Lewis Carroll em seu livro “Alice no País das Maravilhas” resume muito bem a importância do estratégico de uma empresa. 

O que é o Organizacional?

O é o processo através do qual serão definidos os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo de seu escritório de contabilidade, determinando o caminho, o tempo e os recursos necessários para alcançá-los.

Este deve ser feito num documento formal, de modo que tudo fique registrado e possa ser consultado sempre que necessário. 

Há três etapas do Organizacional: Estratégico, Tático e Operacional.

Estratégico

O Estratégico é o início de todo o processo de desenvolvimento da de seu escritório de contabilidade.

Nesta etapa, serão definidos os objetivos que a empresa deseja alcançar em longo prazo, portanto, é feito normalmente no período de 5 a 10 anos e deve considerar as tendências do mercado.

Alguns exemplos:

– Realizar uma fusão ou aquisição.

– Ser o maior escritório de da cidade X em 5 anos.

– Atender 70% das maiores empresas do Estado Y.

A definição deste objetivo é fundamental, pois a partir dele, todos os processos da empresa serão ordenados.

Tático e Operacional

Os Planejamentos Tático e Operacional se desdobram a partir do

No nível tático, serão definidas as metas departamentais, indicando como cada área ou setor do escritório de deve contribuir para alcançar o objetivo do Estratégico.

Este é um planejamento de médio prazo e compreende o período de 1 a 3 anos.

Usando novamente um dos exemplos indicados acima, caso o seu escritório de deseje ser o maior da cidade em 5 anos, quais serão as atribuições de cada área?

Pode-se definir, por exemplo, que a área fiscal deve atender todas as solicitações dos clientes em, no máximo, 1 dia. Esta é uma meta específica da área. 

Já o Planejamento Operacional é feito em curto prazo, no período de 4 a 6 meses e indica cada processo que precisa ser concluído.

Ainda usando o exemplo acima, podemos estabelecer como meta de curto prazo implantar um novo sistema para otimizar os processos. Aliás, contar com a é um recurso muito favorável para ajudar a alcançar a estratégia.

Qual a importância do Planejamento Estratégico Organizacional?

Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou que 24,4% das empresas fecham com menos de 2 anos de existência. 

Se considerarmos o período de 4 anos, verificaremos que essa estatística aumenta significativamente, pois mais de 50% dos novos negócios são fechados.

E por que isso acontece?

Um dos principais fatores para este cenário é justamente a falta de planejamento estratégico, uma vez que a mesma pesquisa constatou que mais da metade dos empreendedores não realizaram o planejamento ao abrirem a empresa. 

Sendo assim, caso você esteja interessado em abrir um escritório de ou fazer crescer o seu negócio, o primeiro passo é realizar o planejamento estratégico. 

Quais os principais benefícios do Planejamento Estratégico?

Como vimos, o Planejamento Estratégico é imprescindível para garantir o sucesso organizacional.

Além de necessário, pensar na ainda traz inúmeras vantagens para o negócio, como as 4 que listamos abaixo.

1- Facilita a tomada de decisões

Ao elaborar o Planejamento Estratégico Organizacional, além de ter claras as metas do negócio, se pode analisar com mais propriedade o impacto de cada decisão.

Tal atitude propicia que as decisões sejam tomadas de maneira mais objetiva e concreta. É claro que a intuição é importante, no entanto, não se pode pautar todas as decisões nela.

O gestor contábil precisa ter bem claros os objetivos do seu negócio de modo a discernir com clareza o que contribuirá para que eles sejam atingidos e o que prejudicará o planejamento. 

2 – Auxilia na identificação e resolução de problemas

Quando toda a equipe sabe para onde ir e tem bem definidas as metas do planejamento operacional, tático e estratégico torna-se muito mais fácil identificar os gargalos no processo.

A identificação destes problemas é ainda mais clara quando a empresa define indicadores para cada área.

Ao constatar antecipadamente um problema, é possível resolvê-lo antes que ele se torne grande demais e traga sérios prejuízos para o seu escritório de contabilidade. 

3 – Promove o alinhamento da equipe

Ao comunicar as metas e objetivos organizacionais para as equipes todos estarão alinhados com a da empresa.

Desse modo, será possível aumentar o engajamento, o que contribuirá de forma significativa para o sucesso organizacional.

4 – Torna o sucesso mais palpável

Aqui, entendemos sucesso com atingimento das metas e objetivos organizacionais.

Ao definirmos a e os passos necessários para atingi-la, é muito mais provável que se consiga alcançá-la, uma vez que se tem um direcionamento do que se espera do negócio.

O planejamento também ajuda a empresa a agir em situações imprevistas, como foi o caso da pandemia da -19.

Como fazer o Planejamento Estratégico? 

Para fazer um Planejamento Estratégico Organizacional é necessário responder a algumas perguntas sobre o negócio e avaliar alguns fatores importantes, interna e externamente.

Passo 01 – O que você espera do negócio?

O primeiro passo para elaborar o Planejamento Estratégico Organizacional é ter uma visão clara do que se espera do negócio. 

Assim, responda:

– Onde meu escritório de está atualmente?

– Onde pretendemos chegar?

– O que é necessário para alcançar este objetivo?

Passo 02 – Análise dos ambientes interno e externo

Esta análise ajudará a entender o posicionamento de seu escritório de no mercado.

Neste ponto, é importante fazer uma análise do mercado, dos concorrentes e dos clientes. 

Duas ferramentas excelentes para auxiliar nesta análise são a MATRIZ SWOT e o CANVAS.

Passo 03 – Defina metas e indicadores

Além do objetivo principal do escritório de contabilidade, é importante que se definam metas de curto e médio prazo que contribuirão para alcançá-lo.

O pai da administração moderna, Peter Drucker, afirma que “se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Desse modo, além do objetivo e das metas, é imprescindível que sejam estabelecidos indicadores de desempenho.

Caso seu escritório contábil ainda não tenha um planejamento estratégico, esta é a hora de elaborá-lo. Esperamos que estas dicas o ajudem e que seu negócio alcance o sucesso.

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