PESQUISA MERCADO DE CONTABILIDADE 2021 – PARTE 4

As empresas inovadoras não gastam esforços para defender o passado. Peter Drucker

Como você sabe, todo ano realizo uma pesquisa sobre o mercado de serviços de contabilidade no Brasil.

Por causa do período atípico que vivemos, nesta edição resolvi publicar em etapas os dados brutos da pesquisa realizada.

Posteriormente publicarei o estudo completo, incluindo análises e conclusões.

Metodologia da Pesquisa

A coleta de dados foi realizada no período entre 12/08/2021 e 19/11/2021 utilizando uma ferramenta para pesquisas “Survey”.

Os respondentes foram estimulados a participar voluntariamente por meio de contatos em redes sociais e por divulgação por entidades como sindicatos do setor contábil e Conselhos Regionais de Contabilidade – aos quais registro meu agradecimento.

Foram obtidas 309 respostas. Considerando o tamanho da população de empresas do setor de contabilidade no Brasil, a margem de erro com esta amostra é de 5.56%, para um nível de confiança de 95%. 

Margem de erro é o índice de variação dos resultados de uma pesquisa. Por exemplo, um erro amostral de 5% indica que o resultado poderá variar cinco pontos percentuais para mais ou para menos em sua pesquisa. 

O nível de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados se outro grupo de indivíduos em uma mesma população fosse entrevistado.

Pelo menos uma

GERALQue cresceram até 10% no anoQue cresceram mais de 11% no anoDiferença (em pontos percentuais)
Novos produtos/serviços criados e vendidos para clientes79,2%73,7%85,7%12,0
Novas tecnologias implantadas90,7%85,5%96,8%11,3
Novos /metodos foram implantados para aumento de eficiência90,3%86,8%94,4%7,7
Novos canais de atendimento disponibilizados para os clientes79,9%71,9%89,6%17,7
Novas parcerias de negócios foram estabelecidas83,1%78,3%88,8%10,5
Novos segmentos de mercados foram atendidos74,9%68,0%83,2%15,2
Novos /métodos de e foram implantados66,0%57,2%76,2%19,0
Novos /métodos de  e  foram implantados66,8%56,2%79,4%23,2
Empresas de serviços de que tiveram pelo menos uma nos quesitos

Mais de cinco

GERALQue cresceram até 10% no anoQue cresceram mais de 11% no anoDiferença (em pontos percentuais)
Novos produtos/serviços criados e vendidos para clientes8,6%8,6%18,3%9,7
Novas tecnologias implantadas7,9%7,9%20,6%12,8
Novos /metodos foram implantados para aumento de eficiência11,9%11,9%28,6%16,7
Novos canais de atendimento disponibilizados para os clientes3,9%3,9%8,8%4,9
Novas parcerias de negócios foram estabelecidas10,5%10,5%24,0%13,5
Novos segmentos de mercados foram atendidos5,2%5,2%15,2%10,0
Novos /métodos de e foram implantados5,9%5,9%12,7%6,8
Novos /métodos de  e  foram implantados2,0%2,0%10,3%8,4
Empresas de serviços de que tiveram mais de cinco nos quesitos