Como você sabe, todo ano realizo uma pesquisa sobre o mercado de serviços de contabilidade no Brasil.
Por causa do período atípico que vivemos, nesta edição resolvi publicar em etapas os dados brutos da pesquisa realizada.
Posteriormente publicarei o estudo completo, incluindo análises e conclusões.
Metodologia da Pesquisa
A coleta de dados foi realizada no período entre 12/08/2021 e 19/11/2021 utilizando uma ferramenta para pesquisas “Survey”.
Os respondentes foram estimulados a participar voluntariamente por meio de contatos em redes sociais e por divulgação por entidades como sindicatos do setor contábil e Conselhos Regionais de Contabilidade – aos quais registro meu agradecimento.
Foram obtidas 309 respostas. Considerando o tamanho da população de empresas do setor de contabilidade no Brasil, a margem de erro com esta amostra é de 5.56%, para um nível de confiança de 95%.
Margem de erro é o índice de variação dos resultados de uma pesquisa. Por exemplo, um erro amostral de 5% indica que o resultado poderá variar cinco pontos percentuais para mais ou para menos em sua pesquisa.
O nível de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados se outro grupo de indivíduos em uma mesma população fosse entrevistado.
Pelo menos uma inovação
GERAL | Que cresceram até 10% no ano | Que cresceram mais de 11% no ano | Diferença (em pontos percentuais) | |
Novos produtos/serviços criados e vendidos para clientes | 79,2% | 73,7% | 85,7% | 12,0 |
Novas tecnologias implantadas | 90,7% | 85,5% | 96,8% | 11,3 |
Novos processos/metodos foram implantados para aumento de eficiência | 90,3% | 86,8% | 94,4% | 7,7 |
Novos canais de atendimento disponibilizados para os clientes | 79,9% | 71,9% | 89,6% | 17,7 |
Novas parcerias de negócios foram estabelecidas | 83,1% | 78,3% | 88,8% | 10,5 |
Novos segmentos de mercados foram atendidos | 74,9% | 68,0% | 83,2% | 15,2 |
Novos processos/métodos de marketing e vendas foram implantados | 66,0% | 57,2% | 76,2% | 19,0 |
Novos processos/métodos de liderança e gestão foram implantados | 66,8% | 56,2% | 79,4% | 23,2 |
Mais de cinco inovações
GERAL | Que cresceram até 10% no ano | Que cresceram mais de 11% no ano | Diferença (em pontos percentuais) | |
Novos produtos/serviços criados e vendidos para clientes | 8,6% | 8,6% | 18,3% | 9,7 |
Novas tecnologias implantadas | 7,9% | 7,9% | 20,6% | 12,8 |
Novos processos/metodos foram implantados para aumento de eficiência | 11,9% | 11,9% | 28,6% | 16,7 |
Novos canais de atendimento disponibilizados para os clientes | 3,9% | 3,9% | 8,8% | 4,9 |
Novas parcerias de negócios foram estabelecidas | 10,5% | 10,5% | 24,0% | 13,5 |
Novos segmentos de mercados foram atendidos | 5,2% | 5,2% | 15,2% | 10,0 |
Novos processos/métodos de marketing e vendas foram implantados | 5,9% | 5,9% | 12,7% | 6,8 |
Novos processos/métodos de liderança e gestão foram implantados | 2,0% | 2,0% | 10,3% | 8,4 |