• PT
  • EN
  •  Porque todo o negócio (incluindo contábil) precisa de um líder empreendedor?

    por Roberto Dias Duarte

    Todo mundo nasce empreendedor.
    Todo mundo nasce .

    Tradicionalmente nós brasileiros somos um povo criativo, com capacidade de se adaptar às mais diversas situações e a . Em muitos casos, as pessoas se tornam empreendedores por duas razões: por opção ou por necessidade. No Brasil, a crise econômica despertou em muitos de nós esse espírito .

    Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 70% das pessoas abrem o próprio negócio por uma questão de necessidade. Os 30% restantes acabam investindo em um novo negócio para colocar em prática uma ideia ou oportunidade que enxergam.

    “Todo mundo nasce . Alguns tem a chance de libertar esse potencial. Outros nunca vão ter a chance ou nunca souberam que tinham essa capacidade”. Muhammad Yunus – Pai do microcrédito e ganhador do prêmio nobel da paz em 2006.

    Seja qual for a razão que levou ou vai levar você a , a verdade é que também o 2.0 precisa se tornar um líder empreendedor a fim de trazer mais na contabilidade e assim, mais para o seu negócio.

    “Dar dinheiro não é uma solução. É uma forma de mascarar o problema. Você deixa de ver o problema, porque as pessoas conseguem sobreviver, comer, se divertir. Parece que está tudo bem, mas não está, porque o dinheiro não é delas. Então, a doa­ção de dinheiro é uma solução temporária e não permanente. Para termos uma solução permanente, as pessoas têm de cuidar de si mesmas. Só assim elas podem se tornar agentes ativas de . As crianças de uma família que depende de subsídios crescem acreditando que não precisam trabalhar, que podem sobreviver sem ter de se esforçar para melhorar de vida. Essa não é uma solução permanente para o problema da miséria.” Muhammad Yunus 

    Características importantes para que o líder empreendedor tenha

     A pesquisa anual “Global Entrepreneurship Monitor (GEM)” aponta que 75,8% da população brasileira entende que a atividade empreendedora é um opção válida de vida. Por outro lado, apenas 50,5% da população brasileira têm potencial para se tornar um futuro empreendedor. 

    O espírito empreendedor é uma das competências obrigatórias de qualquer profissional que deseje mudar o patamar do seu . E a atitude empreendedora deve ser instigada também nos membros da equipe de alto desempenho na contabilidade. Assim, os colaboradores passarão a enxergar a empresa como sua aumentando a sua e o seu desempenho.

    A criatividade também é uma das características que anda de mãos dadas com o . Fazer mais do mesmo é correr sérios riscos, por uma questão de e espaço no mercado. A na contabilidade faz surgir novas possibilidades e cabe ao 2.0, com uma equipe de alto desempenho na contabilidade, estudar se o negócio será praticável e rentável.

    Outra habilidade que acompanha o líder empreendedor é saber se relacionar com pessoas, já que depende diretamente delas, seja dos funcionários ou dos clientes.

    Com espírito empreendedor, criatividade e bom relacionamento, o líder empreendedor deve, para de fato desenvolver sua carreira e seu negócio:

    1. Identificar oportunidades de negócio;
    2. Identificar necessidades dos clientes;
    3. correr riscos para implementar novas ideias;
    4. antecipar-se em relação à ;
    5. tomar decisões.

    Como criar o na contabilidade estimulando a e ?

    As empresas contábeis que querem atingir um crescimento substancial e contínuo, devem ir além de procurar melhorar o e lançar novos produtos. Para gerar crescimento na sua empresa, o líder empreendedor precisa criar propostas de valor e modelos de negócio inteiramente novos. Assim, há a necessidade do líder empreendedor se reinventar, sendo agente da cultura da inovação.

    O na contabilidade dificilmente acontecerá em empresas onde a estrutura organizacional e os estejam ainda no passado. Por isso é necessário que o empresário explore e melhore o estabelecido, tomando iniciativas de inovação e crescimento. Lembra-se dos 5 pontos aos quais todo o empresário contábil precisa dar atenção? Pois então, eles corroboram o quesito inovação para as empresas contábeis.

    Por que o empreendedorismo contábil é tão importante para o Brasil?

    Cada , em média, atende a 78 empresas. O poder de transformação social do escritório de contabilidade é incrivelmente alto. Entretanto, cuidar apenas da conformidade legal do empreendedor é pouco. Quando o empresário da contabilidade consegue apoiar na capacitação gerencial, no acompanhamento de resultados, no aconselhamento estratégico do empreendedor, ele inicia um processo de transformação de toda a comunidade envolvida com aquelas empresas. Mais empregos são gerados, maior é a geração de valor para todos! Fácil? Claro que não! Impossível? De forma alguma!

    O que um líder empreendedor (contábil) deve fazer?

    • Construir o futuro para a empresa: ele é responsável pelo desenvolvimento de novos modelos de negócio e propostas de valor para o crescimento do ;
    • Guiar e suportar uma equipe específica de empreendedores: a equipe de alto desempenho na contabilidade busca e valida modelos, por tanto, o líder empreendedor deve gerenciar tendências de comportamentos e atitudes;
    • Projetar/construir um espaço para a invenção: o líder empreendedor é responsável por criar o ambiente para que sua equipe experimente, falhe e aprenda;
    • Introduzir a inovação na contabilidade: o líder empreendedor deve usar as novas tecnologias para melhorar seus  , melhorar o ao cliente e construir novos negócios.
    Vale dizer também que nem todo empresário é tão empreendedor. Por vezes é preciso contar com “sangue novo” no negócio, com profissionais que tragam competências complementares. Muitas empresas fazer isso.

    Então, não tem problema nenhum buscar um profissional no mercado para ajudar, compartilhando e aplicando novas idéias para o crescimento do escritório.

    Lembre-se: inovar no escritório contábil é muito importante para prosperar.

    Ser um líder empreendedor é uma tarefa verdadeiramente difícil, mas não é impossível. É importante que você enquanto perceba suas necessidades e de sua equipe. Desenvolvendo assim, uma equipe empreendedora que acompanha seu raciocínio e suas inquietações. Essa sintonia faz diferença!

    no caso dos , é sair da zona de conforto e se aventurar em novas tecnologias que reinventam o modo do 2.0 desempenhar e entregar o seu trabalho.

    E você, já se reinventou hoje?

     

    Qual sua opinião sobre isso?