Porque todo o negócio (incluindo contábil) precisa de um líder empreendedor?

Todo mundo nasce empreendedor.

por Roberto Dias Duarte

Todo mundo nasce empreendedor.
Todo mundo nasce empreendedor.

Tradicionalmente nós brasileiros somos um povo criativo, com capacidade de se adaptar às mais diversas situações e a empreender. Em muitos casos, as pessoas se tornam empreendedores por duas razões: por opção ou por necessidade. No Brasil, a crise econômica despertou em muitos de nós esse espírito empreendedor.

Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 70% das pessoas abrem o próprio negócio por uma questão de necessidade. Os 30% restantes acabam investindo em um novo negócio para colocar em prática uma ideia ou oportunidade que enxergam.

“Todo mundo nasce empreendedor. Alguns tem a chance de libertar esse potencial. Outros nunca vão ter a chance ou nunca souberam que tinham essa capacidade”. Muhammad Yunus – Pai do microcrédito e ganhador do prêmio nobel da paz em 2006.

Seja qual for a razão que levou ou vai levar você a empreender, a verdade é que também o contador 2.0 precisa se tornar um líder empreendedor a fim de trazer mais inovação na contabilidade e assim, mais sucesso para o seu negócio.

“Dar dinheiro não é uma solução. É uma forma de mascarar o problema. Você deixa de ver o problema, porque as pessoas conseguem sobreviver, comer, se divertir. Parece que está tudo bem, mas não está, porque o dinheiro não é delas. Então, a doa­ção de dinheiro é uma solução temporária e não permanente. Para termos uma solução permanente, as pessoas têm de cuidar de si mesmas. Só assim elas podem se tornar agentes ativas de mudança. As crianças de uma família que depende de subsídios crescem acreditando que não precisam trabalhar, que podem sobreviver sem ter de se esforçar para melhorar de vida. Essa não é uma solução permanente para o problema da miséria.” Muhammad Yunus 

Características importantes para que o líder empreendedor tenha sucesso

 A pesquisa anual “Global Entrepreneurship Monitor (GEM)” aponta que 75,8% da população brasileira entende que a atividade empreendedora é um opção válida de vida. Por outro lado, apenas 50,5% da população brasileira têm potencial para se tornar um futuro empreendedor. 

O espírito empreendedor é uma das competências obrigatórias de qualquer profissional que deseje mudar o patamar do seu escritório contábil. E a atitude empreendedora deve ser instigada também nos membros da equipe de alto desempenho na contabilidade. Assim, os colaboradores passarão a enxergar a empresa como sua aumentando a sua motivação e o seu desempenho.

A criatividade também é uma das características que anda de mãos dadas com o empreendedorismo. Fazer mais do mesmo é correr sérios riscos, por uma questão de concorrência e espaço no mercado. A inovação na contabilidade faz surgir novas possibilidades e cabe ao contador 2.0, com uma equipe de alto desempenho na contabilidade, estudar se o negócio será praticável e rentável.

Outra habilidade que acompanha o líder empreendedor é saber se relacionar com pessoas, já que depende diretamente delas, seja dos funcionários ou dos clientes.

Com espírito empreendedor, criatividade e bom relacionamento, o líder empreendedor deve, para de fato desenvolver sua carreira e seu negócio:

  1. Identificar oportunidades de negócio;
  2. Identificar necessidades dos clientes;
  3. correr riscos para implementar novas ideias;
  4. antecipar-se em relação à concorrência;
  5. tomar decisões.

Como criar o empreendedorismo na contabilidade estimulando a motivação e inovação?

As empresas contábeis que querem atingir um crescimento substancial e contínuo, devem ir além de procurar melhorar o modelo de negócios e lançar novos produtos. Para gerar crescimento na sua empresa, o líder empreendedor precisa criar propostas de valor e modelos de negócio inteiramente novos. Assim, há a necessidade do líder empreendedor se reinventar, sendo agente da cultura da inovação.

O empreendedorismo na contabilidade dificilmente acontecerá em empresas onde a estrutura organizacional e os processos estejam ainda no passado. Por isso é necessário que o empresário explore e melhore o modelo de negócios estabelecido, tomando iniciativas de inovação e crescimento. Lembra-se dos 5 pontos aos quais todo o empresário contábil precisa dar atenção? Pois então, eles corroboram o quesito inovação para as empresas contábeis.

Por que o empreendedorismo contábil é tão importante para o Brasil?

Cada escritório contábil, em média, atende a 78 empresas. O poder de transformação social do escritório de contabilidade é incrivelmente alto. Entretanto, cuidar apenas da conformidade legal do empreendedor é pouco. Quando o empresário da contabilidade consegue apoiar na capacitação gerencial, no acompanhamento de resultados, no aconselhamento estratégico do empreendedor, ele inicia um processo de transformação de toda a comunidade envolvida com aquelas empresas. Mais empregos são gerados, maior é a geração de valor para todos! Fácil? Claro que não! Impossível? De forma alguma!

O que um líder empreendedor (contábil) deve fazer?

  • Construir o futuro para a empresa: ele é responsável pelo desenvolvimento de novos modelos de negócio e propostas de valor para o crescimento do escritório contábil;
  • Guiar e suportar uma equipe específica de empreendedores: a equipe de alto desempenho na contabilidade busca e valida modelos, por tanto, o líder empreendedor deve gerenciar tendências de comportamentos e atitudes;
  • Projetar/construir um espaço para a invenção: o líder empreendedor é responsável por criar o ambiente para que sua equipe experimente, falhe e aprenda;
  • Introduzir a inovação na contabilidade: o líder empreendedor deve usar as novas tecnologias para melhorar seus  processos, melhorar o atendimento ao cliente e construir novos negócios.
Vale dizer também que nem todo empresário é tão empreendedor. Por vezes é preciso contar com “sangue novo” no negócio, com profissionais que tragam competências complementares. Muitas empresas fazer isso.

Então, não tem problema nenhum buscar um profissional no mercado para ajudar, compartilhando e aplicando novas idéias para o crescimento do escritório.

Lembre-se: inovar no escritório contábil é muito importante para prosperar.

Ser um líder empreendedor é uma tarefa verdadeiramente difícil, mas não é impossível. É importante que você enquanto empresário contábil perceba suas necessidades e de sua equipe. Desenvolvendo assim, uma equipe empreendedora que acompanha seu raciocínio e suas inquietações. Essa sintonia faz diferença!

Empreender no caso dos escritórios contábeis, é sair da zona de conforto e se aventurar em novas tecnologias que reinventam o modo do contador 2.0 desempenhar e entregar o seu trabalho.

E você, já se reinventou hoje?