Presença digital : 8 dicas para usar as redes sociais de forma correta

Presença digital : 8 dicas para usar as redes sociais de forma correta

A presença digital é uma questão que precisa ser pensada e planejada em qualquer negócio que deseje se tornar referência na sua área. Hoje em dia, principalmente, o modo como uma empresa se apresenta no ambiente virtual é crucial para o seu e é uma das principais maneiras de angariar novos clientes.

No Brasil essa inserção no mundo virtual é ainda mais necessária, visto que somos um dos países com maior presença virtual no mundo. Segundo o relatório Digital in 2019, promovido pelas We are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros utilizam as redes sociais. Ou seja, se quiser ser visto é importante incorporar essas plataformas no seu negócio.

Visto isso, vamos conversar sobre 8 dicas de como utilizar as redes sociais da melhor maneira possível, a fim de garantir uma presença digital eficiente e compatível com os valores do seu negócio. A ideia é sempre crescer!

1 – Conheça as redes sociais

O primeiro passo antes de inserir sua marca no mundo digital é entender e se aprofundar nas plataformas que serão utilizadas. É preciso saber como elas funcionam, como os algoritmos se comportam, quais as ferramentas que cada uma dispõe, entre outras coisas.

No Brasil a rede social mais utilizada ainda é o Facebook, com cerca de 86 milhões de usuários. Mas, o Instagram é o que está gerando o maior número de engajamento e visualizações. Nele é possível gerar muita proximidade com o público e vincular sua marca com naturalidade.

Também vale a pena analisar outras plataformas, além dessas duas. O LinkedIn, por exemplo, pode ser uma excelente opção para divulgar sua marca entre usuários interessados no mercado de trabalho e atrair colaboradores para o seu negócio.

Independente de qual a rede social escolhida, o importante é estudar as potencialidades e ferramentas para alavancar a sua marca. Todas possuem pontos positivos e negativos, basta avaliar qual se encaixa melhor nos seus projetos.

2 – Tenha

Para usar as redes sociais de modo eficiente, o é fundamental. Como em todas as outras áreas do seu negócio, não é mesmo? Então trace metas.

Tenha um objetivo tangível e com prazo para acontecer. Um deles, por exemplo, pode ser alcançar determinado número de seguidores até certa data. E, então, comece a agir para alcançá-lo.

É importante criar um calendário de publicação, para manter a periodicidade e a organização das redes sociais do seu negócio. Uma boa dica é aproveitar datas comemorativas para criar posts temáticos e aumentar o engajamento, então planeje isso com antecedência.

3 – Tenha um público-alvo

O primeiro passo para ter uma boa presença digital é determinar qual público, através das suas ações nas redes, você deseja alcançar. Isso é fundamental para criar estratégias compatíveis com os seus objetivos.

As informações mínimas para determinar o público-alvo são a idade, gênero, localização e renda média. É claro que essa pode ser muito mais complexa e detalhada, ajudando ainda mais a direcionar as ações nas redes.

5 – Crie conteúdo relevante

Para se tornar uma autoridade digital no seu ramo de atuação, é fundamental criar conteúdos de boa qualidade e com embasamento. E isso vai muito além de expor os seus serviços ou produtos.

Aproveite a sua rede para fornecer conteúdo sobre temas relacionados ao seu negócio. Se sua empresa é do ramo da contabilidade, por exemplo, criar posts informativos sobre esse tema fará com que o público o veja como uma boa referência a ser procurada.

Nessa etapa é preciso estudar bem os seus clientes, já que um assunto que você acha relevante pode não ser, necessariamente, algo que atraia a atenção do seu público. Então vale a pena estudar as redes de outras empresas para entender o que anda sendo feito no seu setor.

Vale a pena ir atrás de outras marcas que conseguiram se posicionar bem nas redes para encontrar inspiração para as suas próprias ações digitais.

É claro que não estamos falando para copiar nenhum outro perfil. A ideia é conhecer estratégias de para criar inspiração e ideias novas para o seu projeto. Então, faça uma curadoria de bons perfis para sempre acompanhar.

6 – Interaja nas suas redes!

É muito comum os negócios criarem seus perfis em redes sociais e não aproveitarem para, de fato, criar uma maior interação com o seu público. Somente publicar posts não irá criar uma relação de proximidade com o público, é preciso interagir.

Estimule as interações, responda as perguntas, converse nos comentários dos posts, responda os directs. É importante não demorar muito para responder, pois isso passa uma impressão ruim e de desleixo por parte do dono da conta.

Uma dica bem legal é postar um pouco do cotidiano da sua empresa nas redes. Isso cria uma proximidade com o público e humaniza o seu perfil nas redes sociais.

7 – Estude os resultados

Depois de algumas ações nas redes já é possível avaliar o impacto que elas tiveram no perfil do seu negócio. Invista nisso! Avalie o número de contas alcançadas, o engajamento gerado, os comentários que o público deixou…

Essa etapa é muito importante para entender se o caminho escolhido está dando certo. Caso não esteja, saber o que não está agradando é o primeiro passo para traçar novas estratégias de posicionamento digital para a sua marca.

8 – Invista em uma identidade visual

Ter uma marca facilmente reconhecida é uma ótima para ser lembrado nas redes sociais e deve ser uma preocupação da sua de presença digital. Por isso, tenha uma identidade visual que permita que o público logo associe à sua marca.

Existem profissionais que sabem escolher as cores, fontes e design que melhor se encaixam no seu perfil de negócio e nos valores da sua empresa. Investir em uma boa identidade visual é garantir que sua marca tenha uma cara reconhecível no mundo das redes sociais.

Quer saber mais?

Acesse e se inscreva no meu canal no YouTube clicando aqui, lá conversamos sobre os mais diversos assuntos do mundo da contabilidade. Se preferir, se inscreva no meu canal no Telegram clicando aqui e receba sempre conteúdo estratégico e selecionado.

Classifique nosso post