Qual a situação do empreendedorismo e a inovação nas empresas de contabilidade brasileiras?

Qual a situação do empreendedorismo e a inovação nas empresas de contabilidade brasileiras?

Este estudo tem como objetivo subsidiar empreendedores, entidades e autoridades com informações estratégicas sobre o perfil do contábil brasileiro.

Pesquisa survey realizada por Roberto Dias Duarte ([email protected]), responsável sua elaboração e tabulação e análise e divulgação.

O sigilo das informações e a ética do trabalho foram princípios básicos relacionados diretamente à credibilidade e lisura do pesquisador.

Não houve participação de nenhuma empresa privada, nem entidade pública na elaboração do questionário e análise de resultados.

Apoiaram a divulgação do formulário de coleta de dados Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Instituto Fenacon, Omiexperience, Fortes e Mastermaq Softwares.

O convite para participação da pesquisa também foi publicado em diversas redes sociais.

A pesquisa teve alcance de público em todos os estados brasileiro, exceto em Amapá e Paraíba, onde nenhuma resposta foi captada. 54,5% dos respondentes informaram que a matriz de suas empesas estão na capital dos seus estados.

Foram coletadas 950 respostas. O erro amostral é de 4%, para um nível de confiança de 95%.

Para este relatório foram consideradas apenas as respostas de sócios, proprietários, diretores,
gerentes, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de . Há várias perguntas no questionário que dificilmente os colaboradores de em funções operacionais teriam acesso aos dados necessários para as respostas. Desta forma, a análise considera 727 respostas.

Mesmo tendo convidado as principais empresas fornecedoras de software para empresas de contabilidade, apenas a Fortes (164 respostas) e a Mastermaq (233 respostas) apoiaram a divulgação do formulário de coleta de dados. Por este motivo, as perguntas sobre a utilização de software foram desconsideradas na análise. Os dados com foco na utilização de sistemas perderam a validade estatística.

8% dos respondentes informação que têm entre 25 e 30 anos. Apenas 1% tem menos de 25 anos e 12% mais que 60.

Resumo do perfil das empresas de

  • Conforme os dados coletados, 40% das empresas são empresas individuais. Com dois sócios outros 40% e 10% têm três sócios.
    50% das empresas de têm até 50 clientes com contratos ativos. 70% têm até 100 clientes e 10% têm mais de 200 clientes.
  • 60% das empresas informaram que suas receitas mensais são de até R$40mil. Acima dos R$300 mil há apenas 6,5%. 78% cobram de seus clientes parcela adicional anual, popularmente conhecida como 13a mensalidade.
    55% trabalham com até 5 funcionários. 80% com até 15.
  • Cerca de 50% dos escritórios apresentam equipes de para manter a infraestrutura. Apenas 15% utilizam profissionais para desenvolver sistemas e 17% para ações de .
  • Apenas metade dos prestadores de serviços contábeis atende empresas enquadradas no Lucro Real e 95% atende empresas no Simples.
    52% informaram que não atuam de forma segmentada. As principais formas de segmentação foram: por atividade do cliente (24%), por regime tributário (21%) e por porte do cliente (14%).
  • 50% desembolsa até R$10mil em sua folha de pagamentos, incluindo o prolabore dos sócios. 75% até R$30mil.
  • 81% das empresas de serviços apresentam até 5 contratos cancelados por ano.
  • As estratégias de curto prazo mais frequentes são: implantar sistemas em nuvem nos clientes e integrá-los (47%), virtualizar a empresa por meio de serviços online (46%), atuar de forma segmentada (30%).
  • Os assuntos mais importantes para a pauta de negócios do setor são: captação de novos clientes (62%), melhoria no a clientes (56%), aumento da produtividade (53%), tecnológicas (50%), controle de (47%), desenvolvimento técnico dos colaboradores (46%).
  • A principal fonte de novos clientes para 86% do mercado é a indicação dos clientes atuais. Apenas 6% aplica técnicas de digital.
  • 15% trabalha em , 36% têm sede própria e 49% sede alugada.
  • Os canais preferidos para comunicação com este mercado são: email (89%) e Whatsapp (39%).

Faça download do relatório (sem edição) com os dados completos

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments