Que sistema contábil devo adotar no meu escritório?

por Roberto Dias Duarte

Hoje há no mercardo uma infinidade de sistemas que automatizam as operações contábeis, fiscais, tributárias e trabalhistas.
Hoje há no mercardo uma infinidade de sistemas que automatizam as operações contábeis, fiscais, tributárias e trabalhistas.

Muita gente tem me questionado sobre esse ponto. Qual seria, afinal, o melhor sistema para a automação das tarefas de um ? Em primeiro lugar, há um entendimento equivocado com relação ao uso da neste setor. A maior parte dos escritórios cai no “canto da sereia” e adota tecnologias sem o menor . O resultado, na maioria das vezes, é desastroso: mais custos, estresse e prejuízos.

O caminho é estudar, diagnosticar seu , público-alvo e oferta de valor. A partir disso, é possível promover uma remodelagem no padrão e na arquitetura tecnológica para e captação de clientes. Ferramentas inovadoras, temos várias. Mas qual delas realmente vai maximizar as receitas e reduzir meus custos? Depende justamente do público-alvo e da oferta de valor. Sem essa análise, qualquer investimento em TI não passa de mera pirotecnia.

Hoje há no mercardo uma infinidade de sistemas que automatizam as operações contábeis, fiscais, tributárias e trabalhistas. Além destes, temos portais de a clientes, sistemas de , de custos, ERPs, mídias digitais, EAD, blogs, comunidades etc. Investir em tudo ao mesmo tempo é sinal de amadorismo. E decidir quais tecnologias utilizar sem a definição prévia do modelo de negocios equivale a jogar “roleta russa” com a sua empresa.

A primeira análise a fazer tem relação com o segmento de mercado que o escritorio vai atender. No Brasil, com mais de 40 alterações tributárias por dia e 11 milhões de regras fiscais, não há sistema que atenda às peculiaridades de todos os setores de atividade. Mais ainda, a definição de segmento de mercado não se limita à identificação de quais ramos de atividade seu escritório poderá atender. Ou seja, definir seu público seu público-alvo somente pelo código CNAE das empresas é inócuo. É preciso entender mais caracteristicas, tais como expectativas com relação à conformidade legal, perfil tecnológico, demandas gerenciais e maturidade gerencial dessas empresas.

Quando não se conhece em detalhes o perfil dos clientes, nem as técnicas de e , as decisões são tomadas baseadas em crenças pessoais. Por exemplo, há muita gente investindo em produção de vídeos de conteúdo empresarial. Mas, os conteúdos estão alinhados com os interesses do seu público alvo? Mais ainda, será que todo mundo quer mesmo assistir vídeos?

Quem atende clientes que têm baixa percepção de valor com relação aos serviços contábeis, deve trabalhar com um enxuto, de custo reduzido. Para isso, é fundamental automatizar o relacionamento com eles. Uma solução inteligente é atendê-los por canais eletrônicos, de forma padronizada.

Já quem tem a carteira formada por empresas de maior complexidade operacional, que demandam serviços de maior valor, pode investir no uso de sistemas integrados de (), focando a oferta em serviços consultivos.

Dependendo do perfil do público-alvo, o deverá ser instalado na infraestrutura do próprio cliente, ou então na do escritorio contábil. Nesta última hipótese, atua-se como uma espécie de hospedeiro de todo o aparato tecnológico e administrativo do contratante.

Agora, quando temos o instalado na empresa, a organizacão contábil tem duas alternativas: integrar o com seus sistemas contábeis/fiscais/trabalhistas ou usar essas funcionalidades diretamente no do cliente.

O primeiro passo para definir a arquitetura tecnológica que irá aumentar a percepção de valor dos clientes e as receitas, além de reduzir os custos, é justamente ter uma boa de negócios. É preciso clareza na definição de questões como: quem é meu cliente? O que ele quer de mim? Quais são suas “dores”? Como posso entregar o que meu cliente quer? Como posso aliviar suas “dores”? Qual o nível de maturidade empresarial e tecnológica desta carteira?

Enfim, como dizem os antigos, “quando a cabeça não funciona, o corpo padece”. Traduzindo: a precede a ação. Quem insistir em atender mercados diferentes com soluções iguais certamente sofrerá com o prejuízo gerado pela comoditização dos serviços prestados.

 

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