Que tal incluir  Robotic Process Automation no currículo dos profissionais da contabilidade?

Que tal incluir Robotic Process Automation no currículo dos profissionais da contabilidade?
0 0 vote
Article Rating

por Cory Ng, traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte*

Dado que um número crescente de instituições de ensino e até mesmo eventos educacionais relacionados à contabilidade estão se movendo para o ambiente on-line após as preocupações decorrentes do -19, o uso da , automação e, além disso, o impacto da na profissão deve acelerar de forma substancial.

Este texto, publicado recentemente no CPA Journal da Pensilvânia, tem foco em uma área específica de automação que aqueles que ingressam na profissão ou que desejam aprender mais para acompanhar o ritmo de sua linha de trabalho atual precisam estar cientes de: automação de robóticos.

A está impulsionando a em aplicativos de contabilidade e auditoria, desde conciliações bancárias até as auditorias complexas. Dado o crescente uso do na contabilidade, é importante ensiná-la os alunos e profissionais para que eles possam desenvolver as habilidades que a nova economia digital demanda. De fato, uma pesquisa recente realizada pelo Information Services Group (ISG) revela que as habilidades em foram as segundas habilidades de automação mais demandadas em 2019.

O que é RPA? A Gartner Inc. define o software RPA como ferramentas “projetadas para imitar os mesmos caminhos ‘manuais’ adotados por seres humanos, usando uma combinação de interação da interface do usuário e tecnologias de descritor de ”. 

Os professores da Universidade Rutgers, Kevin Moffitt, Andrea Rozario e Miklos Vasarhelyi, observam que os robôs RPA (bots) podem ser usados ​​para abrir e-mails e anexos, identificar informações relevantes, inserir dados nos sistemas , compor e enviar e-mails a partes especificadas.

Moffitt e seus colegas comparam os robôs RPA às macros de gravação no Excel: 

“A principal diferença entre os dois é que as ‘macros’ RPA podem ser gravadas para funcionar com praticamente qualquer software de desktop ou servidor existente”. 

Por exemplo, os bots podem executar as etapas que um profissional da contabilidade concluiria durante um processo de conciliação bancária: faça login em várias contas bancárias, faça o download de extratos e transações bancárias, faça login no sistema , extraia os livros contábeis apropriados, saldos de referência cruzada do extrato bancário para o razão geral e, em seguida, prepare o extrato de conciliação bancária.

Aplicações profissionais na contabilidade com  RPA

A EY prevê que haverá muitas áreas de aplicação de RPA no espaço contábil, incluindo o seguinte:

  • Conciliações bancárias
  • Pedidos de e faturamento
  • Gerenciamento de ativos fixos
  • Relatórios financeiros
  • de inventário
  • Gerenciamento de contas a receber / contas a pagar
  • Fechamento de demonstrações financeiras
  • tributário

Do ponto de vista da auditoria, as ferramentas RPA podem ser aplicadas a tarefas de natureza repetitiva, como importar e exportar dados, testar detalhes por meio da correspondência de atributos e compilar os resultados dos testes de auditoria. As tarefas de rotina que podem ser automatizadas por meio de ferramentas RPA serão executadas por bots, em vez de estagiários, permitindo que os profissionais da contabilidade  passem mais tempo em tarefas que requerem pensamento analítico e habilidades para resolver problemas.

As Big Four de contabilidade já formaram parcerias com alguns dos principais fornecedores de RPA, incluindo Blue Prism, UiPath e Automation Anywhere. A PwC possui uma parceria direta com o UiPath e outros fornecedores de RPA, permitindo que os profissionais automatizem os e aumentem a produtividade. A Deloitte formou recentemente uma aliança com a UiPath para desenvolver e fornecer soluções RPA para mais de 100 clientes em todo o mundo.

RPA no currículo do profissional contabilidade

O ensino de RPA pode ocorrer em uma variedade de disciplinas de contabilidade na graduação e pós-graduação, incluindo contabilidade financeira, auditoria, impostos, sistemas de informações contábeis e cursos especiais ou tópicos especiais. Uma opção é incorporar o conteúdo da RPA em um existente, dedicando uma aula (ou até uma semana). 

Outra opção é desenvolver um ou seminário de tópicos especiais de 1,5 ou 3 créditos no nível de graduação ou pós-graduação que se concentre inteiramente nos conceitos e aplicações da RPA.

O Centro de Recursos Acadêmicos da EY (EYARC) possui uma grade curricular sobre RPA abrangente, gratuita para o corpo docente. O site EYARC inclui decks de slides para fornecer exposição aos conceitos e aplicativos de RPA, casos de visão geral para promover a compreensão de como o RPA é usado nos negócios e casos práticos que usam software e arquivos de dados RPA para automatizar os processos de fluxo de trabalho.

O UiPath estabeleceu o programa Academic Alliance, que oferece cursos de e software UiPath dedicado para sala de aula e uso pessoal, sem nenhum custo para professores e alunos. Os cursos são projetados para estudantes técnicos e de negócios e variam de um vídeo de introdução simples a um abrangente de um semestre, adequado para crédito da faculdade.

Os alunos obtêm acesso às tecnologias RPA e desenvolvem um conjunto de habilidades que são cada vez mais demandadas. Os educadores se beneficiam de um currículo abrangente que inclui laboratórios práticos, cursos que podem ser integrados a programas de graduação e acesso a kits promocionais para atrair alunos para as aulas da RPA.

Ainda outra fonte a considerar pelos professores é o programa Academic Alliance da Automation Anywhere University (AAU), que oferece 80 horas de formal, acesso à Plataforma RPA da Automation Anywhere Enterprise, certificação profissional RPA, kits de instrutores e conexão com uma comunidade de educadores matriculados no programa.

Conclusão

A introdução do RPA no currículo de contabilidade ajudará a garantir que os alunos sejam preparados para as mais recentes tecnologias e aplicativos que estão remodelando o mundo dos negócios. Os alunos que desenvolverem habilidades RPA provavelmente terão uma vantagem competitiva ao participarem de  entrevistas para estágios e empregos.

*Cory Ng

Professor Assistente, Fox School of Business Temple University

Publicado originalmente em: https://www.accountingweb.com/technology/trends/adding-robotic-process-automation-to-the-accounting-curriculum

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments