Quem será a primeira empresa de automação contábil de US $ 10 bilhões?

Por Stacey Bishop, traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte

 Existem cerca de 5,5 milhões de empresas nos EUA com mais de um funcionário, a maioria delas usando alguma combinação de software e serviços terceirizados para gerenciar atividades como folha de pagamento e contabilidade.  O que significa que existem pelo menos 5,5 milhões de empreendedores sonhando com sistemas de software que executam automaticamente todo o trabalho necessário para manter a contabilidade atualizada.

Já ouvi a piada “Ninguém ama o seu contador” tantas vezes que o uso de machine learning e outras tecnologias de   (AI) para automatizar tarefas repetitivas de contabilidade de baixo valor parece uma conclusão evidente.  

Mas como esse mercado se desenvolverá nos próximos anos?

Podemos prever em que direção o mercado de automação contábil está olhando o histórico e a dinâmica do mercado de serviços de folha de pagamento.  

Dominado pela ADP e Paychex, e ainda contando com 2.000 players de nicho, os serviços de folha de pagamento se parecem contabilidade tradicional nos Estados Unidos de várias maneiras:

  •   Ambos são atividades “obrigatórias” para uma empresa.  Isso significa que o mercado é grande.
  •   Ambas são atividades comerciais não essenciais.  Isso significa que os empresários querem minimizar o tempo gasto com isso.
  •   Ambos envolvem informações financeiras confidenciais e a movimentação de dinheiro.  Isso significa que os proprietários devem ser cautelosos sobre quem os faz.
  •   Ambos foram parcialmente, mas não totalmente automatizados, pelo software.  Isso deixa espaço para um modelo de software mais serviço.

Vamos olhar mais de perto o mercado de serviços de folha de pagamento e depois voltar ao espaço de automação contábil nascente.

  Visão geral do mercado de serviços de folha de pagamento

O “gorila dominante” de folha de pagamento nos Estados Unidos é, naturalmente, a ADP, a empresa fundada há 70 anos que hoje gera US $ 14 bilhões em receita e possui um valor de mercado de US $ 70 bilhões.  

Os próximos três fornecedores de folha de pagamento (Paychex, Paycom e Paylocity) representam juntos apenas US $ 5 bilhões em vendas.  Apesar dessa concentração, o mercado de serviços de folha de pagamento também oferece suporte a 2.000 participantes de nichos direcionados a setores ou segmentos específicos, ou ao suporte de um pacote de software de contabilidade específico.

Dadas as diversas necessidades de milhões de pequenas e médias empresas, faz sentido que o mercado de folha de pagamento demande tanto fornecedores de ofertas padronizadas quanto os  de nicho com público restrito.  Indo mais fundo, a dinâmica do mercado é impulsionada em grande parte pela alta rotatividade de clientes.  Uma pequena empresa pode ser um cliente feliz da Paychex … até ela contratar um novo contador que prefere o ADP.  Não é incomum que as empresas de folha de pagamento tenham 15 a 20% de rotatividade anual.

O problema da rotatividade tem duas implicações importantes.  Primeiro, reputação é tudo.  Da gigante ADP ao  menor fornecedor de nicho, manter e promover uma pontuação alta no NPS é essencial para atrair clientes para substituir aqueles que buscam outras alternativas de serviços.

Segundo, é fundamental manter um controle rígido sobre os custos de aquisição de clientes (CAC).  A escalabilidade do CAC garante que os novos clientes ofereçam não apenas crescimento, mas crescimento sustentável.

  A Guerra da Intuit… ou o Contador na Rua?

Milhões de pequenas e médias empresas usam (nos Estados Unidos) uma combinação de software de contabilidade e contadores de terceiros para gerenciar suas finanças.  O QuickBooks da Intuit domina o mercado de software financeiro para pequenas empresas, reivindicando 5,6 milhões de clientes para pequenas empresas.  Segundo os dados do BLS, existem 1,7 milhão de contadores que mantêm esses livros.

Uma pequena empresa pode pagar US $ 500 anualmente pelo QuickBooks, mas também paga US $ 5.000 para o contador que o mantém funcionando.  

Logo de cara, uma coisa é clara: a jogada inteligente para uma nova startup não é ir atrás do Quickbooks, mas de uma oferta que conjugue os gastos de software e serviços que engloba os 10x para os contadores treinados para fazer o Quickbooks funcionar.  Especialmente quando muito disso envolve trabalho repetitivo, tarefas de baixo valor perfeitamente adequadas para aplicativos de aprendizado de máquina.

Essa é uma dinâmica que vemos em outros mercados, como CRM e RH, onde uma nova geração de empresas está construindo camadas de automação baseadas no sistema estabelecido de registro (Salesforce, QuickBooks, Workday), com o objetivo de eliminar o trabalho manual necessário para manter esses  sistemas.  Scale escreveu sobre a economia dessa estratégia em um artigo recente sobre o futuro da nuvem.

Afinal, você prefere tentar gastar mais do que o Intuit para conquistar os 5,6 milhões de clientes do QuickBooks?  Ou ir atrás de um conjunto muito maior de gastos direcionado aos contadores?  Tudo o que precisamos é de dimensionar o componente de serviços de contabilidade.

  People + Tech será a chave para a primeira começar a automação contábil de um mercado de US $ 10 bilhões

Um mercado definido por mais de 5 milhões de empresas gastando US $ 5.000 cada uma pode claramente suportar várias grandes empresas.  Como os serviços de folha de pagamento, esperamos ver vários negócios de automação contábil de US $ 10 bilhões surgindo ao lado de centenas ou milhares de players de nicho focados em verticais ou plataformas de software específicas.

Embora a “automação” seja central nesse mercado, não esperamos que os provedores apenas de IA tenham muito sucesso.  As tarefas mais simples de IA podem ser integradas em aplicativos horizontais, como QuickBooks e Bill.com, enquanto as tarefas mais complexas podem exigir envolvimento humano nos próximos anos.

A melhor jogada é aproveitar a IA, mas complementar sua oferta de tecnologia com as pessoas.  Uma oferta de software e serviços oferece aos clientes uma transição mais fácil de sua dependência tradicional de um contador.  Há também a realidade de que a contabilidade totalmente automatizada ainda não é tecnicamente possível.  O gerenciamento dos livros ainda requer muitos registros em papel de contextualização e chamadas de julgamento por categorização.

Na Scale, estamos aguardando a primeira grande empresa de automação contábil, que fornece um produto diferenciado que completa o trabalho automaticamente.  Nós nos referimos a esse nível de automação como automação “Do It For Me”.  É uma abordagem de design que se baseia no SaaS e na nuvem para permitir que agentes de software autônomos funcionem para nós.

Quando ninguém diz “Eu amo meu contador”, há milhões de empresas esperando para fazer um cheque para a primeira empresa de software e serviços de próxima geração, oferecendo uma maneira melhor de registrar seus relatórios contábeis.

 

Scale Venture Partners is a venture capital firm that invests primarily in early-in-revenue technology companies with a focus on Internet, cloud computing, software as a service (SaaS), and mobile products.
  O executivo da Scale  Sanjeev Kriplani contribuiu para este artigo.
  Publicado originalmente em 14 de novembro de 2019.
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