Em 2021 realizei um estudo preliminar sobre o processo de inovação em empresas de contabilidade no Brasil.
Publiquei aqui no blog os dados brutos desta pesquisa. Agora, com o resumo consolidado, é possível realizar uma análise mais interessante, mesmo que ainda em caráter prévio.
METODOLOGIA DA PESQUISA
A coleta de dados foi realizada no período entre 12/08/2021 e 19/11/2021 utilizando uma ferramenta para pesquisas “Survey”.
Os respondentes foram estimulados a participar voluntariamente por meio de contatos em redes sociais e por divulgação por entidades como sindicatos do setor contábil e Conselhos Regionais de Contabilidade – aos quais registro meu agradecimento.
Foram obtidas 309 respostas. Considerando o tamanho da população de empresas do setor de contabilidade no Brasil, a margem de erro com esta amostra é de 5.56%, para um nível de confiança de 95%.
Principais indicadores de escritórios contábeis em 2021
Principais diferenças entre escritórios de contabilidade grandes e pequenos
A partir dos dados consolidados, podemos observar que há diferenças substanciais entre a atividade empreendedora contábil exercida pelos grandes players com relação aos pequenos escritórios que representam 80% do mercado.
- A receita mensal das grandes empresas de contabilidade é 9,5 vezes maior que a dos pequenos. Já o custo operacional com pessoal dos grandes é 9,8 vezes o dos pequenos, ou seja, não segue a exata proporção da receita. Isto se explica porque os primeiros remuneram melhor seus colaboradores, em média, 40% a mais.
- Mesmo com a receita 9,5 maior, a quantidade de clientes dos grandes escritórios é apenas 4 vezes a dos pequenos. O motivo é que o valor médio pago mensalmente pelos clientes dos grandes escritórios é 2,3 vezes o que os pequenos recebem dos seus.
Por que os clientes dos grandes escritórios pagam mais?
Analisando os dados coletados no quesito inovação, podemos encontrar indícios para a resposta à essa pergunta.
Em todos os aspectos da inovação, os grandes escritórios se sobressaem com relação aos pequenos:
- Os grandes criam duas vezes mais serviços que os pequenos para ofertar a seus clientes.
- Em termos de inovações em processos de marketing e vendas, os grandes inovam três vezes mais. O mesmo ocorre com inovações quanto à gestão e liderança.
- No que diz respeito à inovação em processos para melhoria da eficiência, atendimento e busca de novos segmentos, os grandes inovaram, em média, 50% a mais que os pequenos.
- Apenas em relação ao uso de novas tecnologias e novas parcerias é que a diferença não foi tão acentuada (30%).
Conclusão sobre a inovação no mercado de contabilidade brasileiro
Obviamente ainda há muito o que se estudar para atingirmos a total compreensão sobre os resultados do comportamento inovador na prestação de serviços de contabilidade. Porém, alguns pontos começam a ficar mais claros, sobretudo no caminho para diferenciação e geração de valor.
Sem dúvida, a inovação é um fator importante para geração de valor neste mercado. Os números apontam nesta direção. Porém, a qualidade da inovação é fundamental.
Os dados desta pesquisa indicam que a mera adoção de novas tecnologias ou estabelecimento de parcerias não é suficiente para gerar valor (de forma relevante) para um escritório de contabilidade.
Inovações realmente impactantes estão no escopo de desenvolvimento de liderança, métodos de gestão, marketing, vendas e criação de novos serviços.
Estas ações transformam todo o ecossistema empreendedor e seus resultados são percebidos pelos empresários que pagam mais para seus prestadores de serviços contábeis, que por sua vez remuneram melhor seus colaboradores.