Saiba o que é Círculo Dourado e como aplicar na sua empresa

Quando vamos oferecer um serviço, não ofertamos apenas aquilo que fazemos, mas também porque fazemos. Por que contabilidade? Seus clientes certamente querem saber. Para além de ‘o que você faz para viver?’, a pergunta aqui é ‘por quê?’.

Para entender a importância desse porquê, vamos explicar o que Simon Sinek, autor do livro Comece com o porquê, chama de Círculo Dourado. Segundo ele, “as pessoas não compram o que você faz, elas compram por que você faz”. Mais do que isso, para o autor “aqueles que sabem o porquê são os que lideram”.

Mas o que é esse Círculo Dourado e por que ele pode fazer a diferença em escritórios de contabilidade? Continue lendo para saber a resposta para essas perguntas.

O Círculo Dourado

O Círculo Dourado, criado por Simon Sinek, é formado por 3 círculos: um círculo dentro de um círculo dentro de um círculo. Parece confuso? O círculo maior, aquele que engloba os demais, é “o que”; o segundo círculo, que fica entre os outros dois, é o “como”; no centro encontramos o terceiro círculo: “por quê”.

O porquê é a sua crença central, aquilo que lhe inspira a fazer o que você faz. Por que fazer contabilidade?

O como representa as ações específicas, o caminho que você trilha para converter o seu porquê em realidade.

O quê são os resultados tangíveis da sua ação, que as pessoas veem como a prova de que você está agindo de acordo com o porquê. Um trabalho de excelência em contabilidade pode ser o seu o quê, mas não responde o porquê por trás dele.

Assim sendo, Simon diz que devemos ir de dentro para fora o lugar de fora para dentro. Devemos primeiro começar compreendendo por que fazemos o que fazemos, para depois entender quais os resultados dessa motivação.

Para ilustrar sua ideia, Sinek utiliza o exemplo da Apple. Ela começa com “um propósito, causa ou crença que não tem nada a ver com O QUE eles fazem”. Para o autor, empresas e organizações com um senso claro do porquê unca se preocupam com o desafio da diferenciação.

Se seu escritório de contabilidade tem um senso claro de seu propósito, ele nunca precisará se preocupar com o que o destaca dos demais. Isso acontece porque quando você sabe que não é como os outros, não precisa fazer um trabalho de convencimento do valor de seu trabalho. O trabalho simplesmente é diferenciado.

Nesse sentido, voltando ao exemplo da Apple, a empresa afirma: “[O porquê] Em tudo o que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. [O como] A maneira como desafiamos o status quo é tornando nossos produtos lindamente projetados, simples e fáceis de usar. [O quê] E acontece que criamos computadores excelentes”.

Então como empresas de contabilidade expressam aquilo que fazem? No geral, encontramos quase sempre as mesmas descrições: “respostas rápidas, aconselhamento profissional e apoio pessoal”, “soluções de gestão financeira, estratégica, organizacional e operacional”, “uma boa relação custo-benefício”, etc.

A maior parte dos escritórios tem em mente que “o quê” são as demonstrações financeiras e declarações fiscais, algo mercadológico. E, por conta disso, o que os diferenciaria diante da concorrência seria o “como”. Mas é quando elas entendem “por quê” o trabalho é realmente transformador e diferenciado.

Continue lendo para saber como aplicar o Círculo Dourado em sua empresa.

O Círculo Dourado em escritórios de contabilidade

Utilizando o exemplo da Apple, sugerido por Simon Sinek em seu livro, podemos pensar numa espécie de modelo mental:

Em tudo que fazemos, acreditamos em [o porquê]. A maneira como [fazemos contabilidade] é por [o como]. E acontece que nós fazemos [o quê] com excelência

Claramente, o desafio está em identificar esse porquê.

Mas, para facilitar, poderíamos apontar que o porquê de contadores seria, de modo geral, tornar a vida financeira de seus clientes melhor.

Em consequência disso, o como seria analisando que decisões financeiras do cliente foram erradas, quais poderiam ter sido melhores e recomendando ações futuras que poderiam ajudá-los a atingir seus objetivos com saúde financeira.

Por fim, o quê, ou seja, o círculo externo, poderia ser definido como serviços de contabilidade e preparação fiscal de excelência.

O Círculo Dourado, conforme essa fórmula, seria:

Em tudo que fazemos, acreditamos em [tornar melhor a vida financeira de nossos clientes]. A maneira como [fazemos contabilidade] é [analisando que decisões financeiras do cliente foram erradas, quais poderiam ter sido melhores e recomendando ações futuras que poderiam ajudá-los a atingir seus objetivos com saúde financeira]. E acontece que nós fazemos [serviços de contabilidade e preparação fiscal] com excelência.

Obviamente, esse seria um Círculo Dourado geral. Cada escritório tem sua motivação, seu propósito e razão de ser. E entender e articular aos seus clientes por que sua empresa faz o que faz é fundamental para conquistar e fidelizar clientes e negócios.

Embora seja um princípio muito simples e transformador, o Círculo Dourado acaba sendo negligenciado. Ao não pensar no propósito de suas práticas, escritórios por todo o país estão, sem saber, perdendo clientes.

Esses clientes não estão interessados em preços, mas em resultados. Quando você apresenta sua empresa como o caminho para atingir esses resultados (que podem ser definidos como saúde financeira, sucesso nos negócios e assim por diante), eles querem o seu serviço.

Ou seja, não é apenas sobre preços, mas sobre confiança, visão e bom relacionamento. Quando os clientes conhecem seu contador e confiam nele, é com ele que desejam trabalhar.

Quem não quer expandir seus negócios e aumentar seus lucros? Quem não deseja conselhos experientes e seguros? Trabalhando com esses desejos, sua empresa se torna muito mais atrativa para clientes potenciais, fecha muito mais contratos e decola.

Mais do que isso, ensinar aos clientes o que eles estão fazendo de errado também oferece maior confiabilidade ao trabalho e cria diferenciação.

E então? Seu escritório já conhece seu porquê? Comece agora mesmo essa reflexão e transforme a forma como seu trabalho é compreendido por seus clientes.

E então, quer conhecer mais estratégias que podem gerar diferenciação em sua empresa?

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