Saiba o que é RH 4.0 e sua importância para empresas contábeis

Você sente que está crescendo quando não sente necessidade de ofender os que lhe ofenderam, de atacar os que lhe atacam e de odiar os que lhe odeiam. Rick Chesther

Uma boa de pessoas dentro do é fundamental para que a equipe esteja engajada e consiga alcançar os objetivos do negócio. Mas, hoje, não é possível realizar a mesma de anos atrás. Entender as inovações e possibilidades que as ferramentas do RH 4.0 trazem é essencial para garantir mais eficiência aos processos

Neste post, vamos abordar um pouco mais sobre o conceito de RH 4.0 e como essa revolução tecnológica também por ser deve ser incluída nas empresas contábeis. Quer entender do que estamos falando? Então, continue a leitura. 

Qual é a importância da de pessoas na contabilidade?

Você já sabe que uma empresa precisa tanto do departamento de RH quanto da contabilidade. Mas já parou para pensar que escritórios de contabilidade também precisam de um setor preparado para de pessoas? Embora os contadores entendam a importância do RH nas empresas que administram, muitas vezes, acabam acreditando que o departamento é dispensável em sua própria casa. 

Mas não é bem assim. Como qualquer empresa, o escritório contábil também precisa gerenciar seus colaboradores da melhor forma, mantendo-os motivados, engajados e com menor rotatividade. Essa demanda é ainda mais urgente quando consideramos que grandes empresas podem estar de olho em nossos talentos. 

Dessa forma, entender a inovação e gestão de pessoas, além de suas maiores tendências, é fundamental para que RH e contabilidade trabalhem em sinergia, com um olhar voltado para o capital humano, sempre considerando a saúde financeira do negócio. 

O que é RH 4.0?

O termo 4.0 se refere a uma evolução da indústria caracterizada pelo baixo custo de aquisição de tecnologia. Nesse contexto, a automatização de surge como uma aliada em todos os setores da empresa. 

No caso do RH, o foco é no uso de ferramentas tecnológicas para tornar o setor mais estratégico dentro da organização, principalmente por meio de dados e informações mensuráveis. 

As ferramentas de RH vêm para minimizar a burocracia de atividades que demandam muito tempo, otimizando e fornecendo informações para embasar a tomada de decisões, não só do próprio setor, mas de toda a companhia. Além disso, elas permitem que os profissionais possam focar no que realmente importa: as pessoas. 

Qual é a importância do RH 4.0 nas empresas contábeis?

Se otimizar e embasar decisões em dados é importante para qualquer empresa, imagine só para o setor contábil. Com as ferramentas do novo RH, o contador pode tornar seus muito mais estratégicos, utilizando as informações coletadas pelo time de de pessoas. 

Assim, é possível realizar análises preditivas, cruzar informações e entender, de forma clara, quais colaboradores têm um maior potencial de crescimento, quais precisam de um maior investimento em capacitação e como essas decisões podem impactar nos resultados da empresa. 

Com esse tipo de tecnologia, o gestor de pessoas também pode conhecer a fundo os colaboradores do escritório, entendendo as particularidades de cada perfil e criando estratégias direcionadas para trazer mais engajamento, produtividade e retenção. 

De que forma o RH 4.0 pode ser aplicado nas empresas contábeis?

Embora as plataformas de RH sejam excelentes diferenciais competitivos, nem todas as pequenas empresas estão antenadas sobre a existência de inúmeras ferramentas que podem ser implementadas na de pessoas para otimizar a rotina no e tornar o RH estratégico. Confira algumas formas de utilizá-las. 

remota

A pandemia da Covid-19 trouxe novas necessidades para as organizações e acabou acelerando uma nos modelos de trabalho, o que já era tendência. Assim, surgiu uma nova demanda: a de equipes remotas. 

Nesse sentido, a vem como uma aliada, permitindo que os gestores possam acompanhar as entregas dos colaboradores a distância, monitorar o controle de ponto e realizar reuniões individuais e em grupo. 

People Analytics

O People Analytics é uma abordagem de coleta e análise de dados que busca traduzir as informações qualitativas dos colaboradores em quantitativas. Dessa forma, é possível cruzar dados para entender as relações entre determinados fatores para o do negócio. 

Sendo assim, a ferramenta auxilia na tomada de decisões estratégicas, já que fornece dados mensuráveis e relevantes, impedindo que as decisões sejam tomadas com base no feeling e em achismos.

comportamental

Por fim, outra ferramenta do RH 4.0 que pode ser utilizada pelo escritório contábil é o mapeamento de perfil comportamental. Esse tipo de solução ajuda o gestor a conhecer a fundo os colaboradores e identificar o perfil comportamental de cada um. 

Por meio dessa classificação de perfil, é possível entender as habilidades e competências de cada profissional e como eles tendem a reagir em determinadas situações. A partir disso, o gestor pode juntar profissionais com características que se complementam, criando times de alta performance. 

Como vimos, o RH 4.0 traz a para auxiliar nas demandas do setor, tornando os mais ágeis e livres de burocracia. Isso reflete em um posicionamento mais estratégico e em um claro aumento na produtividade e nos resultados do negócio. 

Gostou do tema e quer entender melhor sobre as possibilidades e desafios do RH 4.0? Então, confira um guia completo sobre o assunto no blog da Sólides