Segmentação,  Canvas e NPS transformam a visão empreendedora da Attentive Contabilidade

A história da Attentive Contabilidade

"A primeira coisa foi estudar a nossa carteira e criar os nichos de mercado, isso mudou tudo"
“A primeira coisa foi estudar a nossa carteira e criar os nichos de mercado, isso mudou tudo”

A história da Attentive Contabilidade começa quando os três irmãos Moreira decidem largar os empregos em grandes companhias para seguirem carreiras solo.

O irmão mais velho, Edivaldo Moreira, ou só Moreira, como é conhecido trabalhava em Salvador. Os outros irmãos, Enivaldo e Edinaldo trabalhavam em São Paulo.

O meu irmão Moreira precisava sair da empresa onde trabalhava em Salvador e decide voltar para São Paulo para junto da família”, conta Edinaldo irmão e sócio na empresa.

A chegada de Moreira a São Paulo leva Emivaldo a também deixar a empresa onde trabalhava. E junto com o irmão compraram a Attentive em 2003.

E aí eles foram tocando a empresa com bastante dificuldade até que em 2006 eles resolvem comprar uma carteira de clientes porque não estavam conseguindo fazer o negócio crescer. Aí eles me ligaram, porque eu tinha o dinheiro para fazer esse investimento e eu entrei como sócio na Attentive”, recorda Edinaldo, que em setembro de 2009 se junta aos irmãos.

Da mesma forma que os irmãos, Edinaldo optou por deixar a empresa onde trabalhava há quase 25 anos e seguir o sonho de .

Eu era um executivo de finanças de uma grande empresa, então não conhecia muito sobre contabilidade. Confesso que apanhamos bastante porque é outro mundo”, assume.

A falta de conhecimento ou de no início fez com que o negócio se tornasse um enorme desafio para os três irmãos e sócios. Dos três, o Moreira era o único , embora com uma visão bastante tradicional do setor. Já Edinaldo, com uma visão sempre muito inovadora e empreendedora, foi tentando levar o escritório no caminho do crescimento, mesmo com algumas opiniões contrárias de Moreira.

A para Moema (bairro na zona sul de São Paulo) é um momento de virada na história da Attentive:

Em 2015, a gente sai do centro de São Paulo porque notamos que a região não vai nos dar o consentimento social” afirma Edinaldo.

Estrategicamente a empresa parece começar a melhorar quando, no mesmo ano, estoura a crise econômica.

Com o nosso método, a nossa garra, a forma de trabalhar, nós conseguimos não demitir ninguém”, Edinaldo conta orgulhoso,  responsável pelo setor de RH e pelo setor de .

Desde cedo Edinaldo percebe que precisa mudar a forma de trabalhar na Attentive. Mas como? Por onde começar? O que fazer?

Foi então que ele assistiu a um vídeo de Marcelo Lombardo, CEO da Omie, onde ele dizia que os preços da Contabilidade vão cair e a exigência por qualidade vai subir. Neste momento, Edinaldo percebeu que participar do Workshop Contador 2.0 seria um divisor de águas na sua vida e no futuro da Attentive.

2.0: o momento da Attentive Contabilidade é agora

“A nossa história vai mudar a partir do momento em que o Roberto chega”.

Edinaldo Moreira, sócio da Attentive Contabilidade

“O Contador 2.0 muda tudo, transforma a nossa visão do que é que a gente tinha de fazer para decolar: o Canvas e o NPS (Net Promoter Score), a questão da segmentação e a análise das margens que cada grupo de cliente deixa”
“O 2.0 muda tudo, transforma a nossa visão!”

Bruno Cornaglia, compõe o quadro de sócios da Attentive Contabilidade. Ele começou na empresa como office boy, com apenas 18 anos. Hoje com 30, é sócio gerente e cuida do departamento de qualidade e de pessoal.

Em Outubro de 2016, Edinaldo e Bruno participam do Contador 2.0 em busca de respostas para fazer a Attentive crescer e se diferenciar da .

O Contador 2.0 muda tudo, transforma a nossa visão do que é que a gente tinha de fazer para decolar: o Canvas e o NPS (), a questão da segmentação e a análise das margens que cada grupo de cliente deixa”, conta Edinaldo Moreira.

Por isso, um dos primeiros passos adotados pela empresa foi um sistema de de tarefas, o Gestta, para evitar multas e controlar a produtividade.

O Roberto Duarte nos mostrou o que é ser um empresário com visão de futuro”, afirma.

Hoje, a empresa atende sobretudo os setores do comércio e serviços, sendo que as lotéricas representam um número significativo de clientes, 120 de um total de quase 300 clientes.

Os segmentos que a gente está querendo trabalhar são saúde e beleza, petshops e clínicas veterinárias, agências digitais e de publicidade e franquias”, aponta o sócio da Attentive.

Depois do , os sócios da empresa entenderam que precisavam mudar a forma de vender, implementar a segmentação.

Nós precisamos mudar tudo. A primeira coisa foi dividir os clientes por clusters, quando o Roberto falou de segmentação como o futuro, então a primeira coisa foi estudar a nossa carteira e criar os nichos de mercado, isso mudou tudo”, assume Edinaldo.

Hoje, uma das novidades que acabaram de criar foi o departamento de , em parceria com a DPG. Para Edinaldo, o maior diferencial da empresa é agregar valor à vida das pessoas. Segundo ele, o escritório é um negócio pequeno que pensa grande.

Edinaldo conta que o grande momento da Attentive é agora.

A empresa já retornou ao mesmo faturamento de antes da crise e vamos prepará-la agora para voar, chegou o momento”.

Quatorze anos se passaram desde que os irmãos Moreira compraram a Attentive. O mindset dos sócios mudou, e o mais importante: eles perceberam que papel do contador mudou.

Eles sabem que hoje ele tem de ser um parceiro de negócios. Talvez por isso, já estão pensando em mudar o nome da empresa.

O que sobra para o contador é o , por isso já estamos pensando em mudar o nome da empresa para Attentive Soluções de Negócios”.

E você, que mudanças implementou no seu ? Saiba como se adaptar à nova realidade do setor contábil e torne a o seu escritório um case de . Saiba mais aqui.

 

Qual sua opinião sobre isso?