Contadores e os serviços de consultoria na pandemia

Contadores e profissionais da área tributária têm ajudado seus clientes de pequenas empresas a lidar com as consequências econômicas da pandemia COVID-19.

Sem deixar de lado seu trabalho de conformidade tributária e trabalhista de rotina que gera desafios cotidianos cada vez maiores.

“Temos ajudado nossos clientes há alguns anos a fazer uma transição de sermos puramente focado em conformidade para sermos mais um consultores para nossos clientes”, disse Charlotte Rushton, presidente do mercado de clientes profissionais fiscais da Thomson Reuters.

“Vimos isso acelerar este ano. Tivemos um aumento de 50% nos seminários que realizamos para ajudar a treinar contadores em ferramentas e técnicas a serem usadas para fazer essa mudança de relacionamento.”

A tendência para serviços de consultoria já existia muito antes da pandemia, é claro.

Serviços contábeis apresentados para o cliente

Os contadores têm oferecido serviços como ajudar os clientes a decidir sobre que tipo de estrutura societária usar para seus negócios, além de outros tipos de assessoria em planejamento tributário.

Porém, com a pandemia, parece que o processo dessas tendências foram acelerados. Abaixo, alguns desses serviços:

  • Atuar como CFO de terceirizado;
  • Aconselhar sobre remuneração para proprietários e acionistas;
  • Onde expandir ou fechar estabelecimentos;
  • Quando expandir ou reduzir o número de funcionários.

O que é CFO (Chief Financial Officer)?

Esses profissionais comandam a administração e planejamento financeiro da empresa. Normalmente respondem diretamente ao CEO da empresa, delega responsabilidades para a equipe financeira e escala o direcionamento de metas para diversas áreas.

Fonte: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/lideranca/ceo-cfo-cio-cmo-voce-sabe-o-significado/

“Este ano o foco tem sido mais em como uma pequena empresa pode sobreviver”, disse Rushton.

Como faço para obter os empréstimos que foram oferecidos? O que eu faço depois de usá-los? Como faço para solicitar parcelamentos?

Uma vez que o prazo do imposto de renda nos Estados Unidos mudou de abril para julho, muitos contadores americanos simplesmente abandonaram os negócios de declaração de imposto de renda para pessoas físicas.

E realmente se concentraram em como ajudar seus clientes de pequenas empresas a obter o suporte de que precisam por meio de programas governamentais para superar a crise.

Muitos de contadores relataram que estão agindo um pouco como terapeutas durante esse momento.

Tem sido muito estressante. Esta pandemia afetou desproporcionalmente as pequenas empresas.

Então o contador está desempenhando um papel fundamental em ajudá-las a se manter à tona e sobreviver.

O exemplo da Harper & Company CPA Plus

Julie Smith, gerente de prática contábil na Harper & Company CPA Plus em Columbus, Ohio, administrou essa mudança em sua empresa.

“Fizemos uma transição total de 180 graus nos últimos dois anos”

Julie Smith

Todos estavam fazendo estritamente seu trabalho de conformidade tributária, contabilidade e obrigações.

Não que ainda não façamos isso, mas meio que mudamos nosso modelo de negócios para consultoria.

Qualquer cliente que entra, ele entra com o novo modelo. Eles estão recebendo essa transferência de conhecimento.

Acho que a maioria das firmas de contabilidade estão fazendo todas as mesmas coisas que nós.

Eles simplesmente não estão cobrando por isso e não o colocaram em um modelo orientado ao processo que toda a equipe possa seguir e o cliente possa entender.

Novos clientes em potencial passam por uma reunião inicial com a Harper & Company, onde os contadores explicam como a empresa trabalha para ver se eles são adequados.

Os contadores fazem perguntas aos clientes para determinar se eles têm o tipo certo de entidade empresarial e como seu seguro saúde e folha de pagamento estão configurados.

Examinamos uma lista de verificação de uma série de coisas, conversamos com eles e explicamos tudo, disse Smith.

Então, eles recebem um item tangível, um PowerPoint, que é a transferência de conhecimento.

Agora, com a pandemia em andamento, muitas das reuniões acontecem por meio do Zoom ou por telefone, embora os escritórios da Harper tenham sido reabertos desde o início da pandemia.

Somos muito orientados para a tecnologia e muito progressistas na forma como a empresa é administrada, disse Smith.

Tudo pode ser feito eletronicamente através do Zoom, e-mail e portal, porém a transferência daquele‘ item tangível ’pode ser realizada.

Definitivamente, não perdemos o ritmo com toda a pandemia quando tivemos que fazer aquela troca completa de ninguém entrar no escritório.

Nosso escritório está aberto agora. Nós permitimos que o cliente ou cliente potencial faça essa escolha. O que eles preferem? Eles querem a ligação do Zoom, o telefonema ou cara a cara?

A Harper & Company tem 13 pessoas, incluindo sete CPAs , em sua equipe. É especializada em ajudar empresas de serviços profissionais, bem como dentistas e ortodontistas.

Certified Public Accountant (CPA) é o titulo estatutário de contabilistas qualificados nos Estados Unidos que foram aprovados no Uniform Certified Public Accountant Examination e cumpriram com requerimentos adicionais de formação acadêmica e experiência para a certificação como CPA.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Certified_Public_Accountant

Smith e Glen Harper, o único proprietário da empresa, participaram de uma cúpula de sócios da Thomson Reuters há vários anos e decidiram que assessoria era a onda do futuro.

“Esta é a maneira como queríamos administrar a empresa e desenvolvê-la”, disse Smith.

Vimos um crescimento significativo nos últimos dois anos. Provavelmente dobramos nossa receita, o que é uma loucura pensar ou dizer em voz alta.

Essa transferência de conhecimento não foi apenas para os clientes, mas também para a equipe. Todos entendem o processo e a função, e isso se tornou uma forma de administrar a empresa com eficiência.

Mais seviços, mais oportunidades

Alguns contadores têm prestado serviços de consultoria para ajudar seus clientes a obter empréstimos dos programas de apoio do governo para suas pequenas empresas.

Outra questão emergente tem sido como os empresários devem lidar com funcionários que trabalham remotamente de casa e as implicações trabalhistas relacionadas com isso.

A Harper & Company também tem aconselhado seus clientes sobre como lidar com os impostos estaduais e os vários atrasos nos prazos de obrigações, uma vez que a Receita Federal e os estados deram aos contribuintes mais tempo durante a pandemia este ano.

A empresa também ajudou 66 clientes com linhas de crédito emergencias do governo. “Sempre que algo novo como isso é lançado, fazemos uma assessoria para todos os clientes”, disse Smith.

O que eles obtêm com nossa empresa é planejamento e projeção tributária.

Depende apenas do tipo de cliente com o qual estamos lidando em relação ao que eles estão recebendo.

Mas definitivamente estamos fugindo daquele contato básico com o cliente. Isso cria um melhor relacionamento e valor. Isso os prepara para o sucesso e nos prepara para o sucesso.

É difícil adaptar-se a esse novo tipo de relacionamento com clientes, mas se você quiser ver o crescimento e ver a próxima geração florescer, você tem que ser capaz de inovar.

Traduzido e adaptado de: https://www.accountingtoday.com/news/accountants-shifting-to-more-advisory-services-amid-coronavirus

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