VENDEDOR NATO DE FATO EXISTE?

ร‰ um mito acreditar que vendedores natos existam. Isso porque a questรฃo das vendas envolve muito mais o mรฉtodo do conhecimento para a prospecรงรฃo e atendimento de novos clientes, bem como a adoรงรฃo de atitudes para negociar com clientes difรญceis, alรฉm da busca contรญnua pelo fechamento de mais negรณcios, com acompanhamento ideal dos clientes jรก conquistados (Mรฉtodo PANFA). E essas habilidades somente vรชm a ser desenvolvidas com o tempo, mediante treinamento, atravรฉs do mimetismo. Vale dizer, o vendedor eficaz estarรก continuamente buscando o domรญnio do C.H.A. (Conhecimento, Habilidade e Atitudes) de um Neurovendedor, assim compreendido aquele profissional que nรฃo apenas oferece soluรงรตes durante a negociaรงรฃo, mas tambรฉm cria um senso de urgรชncia e escassez no cliente, a ponto de fazรช-lo concluir que, por fim, estรก fazendo um excelente negรณcio.

A bem da verdade, o bom vendedor sabe que o cliente principal รฉ o cรฉrebro do consumidor, pois no ato da compra sempre estarรก implรญcita a busca por uma justificativa lรณgica para uma aรงรฃo emocional. โ€œVender รฉ fazer com que o cรฉrebro consumista una essas duas partes. โ€ (Antรดnio Lavareda โ€“ Neuropropaganda de A a Z), e essa mรกxima envolve a compreensรฃo de que 15% (quinze por cento) das decisรตes pela compra sรฃo tomadas de forma consciente, enquanto 85% (oitenta e cinco por cento) sรฃo inconscientemente baseadas em decisรตes emocionais. Assim รฉ que a emoรงรฃo conduzirรก o cliente ร  aรงรฃo (da compra), enquanto a razรฃo o levarรก a, por fim, concluir pelo negรณcio que, antecipadamente [e de forma emocional], jรก havia decidido de antemรฃo realizar.

O que faz um bom vendedor?

Para responder a esta pergunta, David Mayer. diretor principal da Marketing Survey and Research Corporation, e Herbert M. Greenberg, CEO da Caliper Management, publicaram um artigo na ediรงรฃo de julho-agosto de 2006 da Harvard Business Review.

Segundo os autores, mais de 35 anos atrรกs, a indรบstria de seguros iniciou em um programa para resolver o problema da rotatividade entre seus vendedores. 

Qual รฉ o custo dessa rotatividade?  Considere :

  • as somas pagas a novos vendedores como salรกrio, comissรฃo, contas de despesas e assim por diante, que sรฃo desperdiรงadas quando esses vendedores deixam de vender;
  • os custos da empresa, em tempo, dinheiro e energia, para recrutar, selecionar, treinar e supervisionar vendedores que, potencialmente, nรฃo tรชm a capacidade de ter sucesso; e
  • os enormes custos causados โ€‹โ€‹por vendas perdidas, abandono, reputaรงรฃo da empresa reduzida, moral baixo, territรณrio permanentemente queimado e assim por diante.

O que รฉ responsรกvel por essa ineficiรชncia cara? Basicamente isto: as empresas simplesmente nรฃo sabem o que torna uma pessoa capaz de vender. Como Robert N. McMurry observou: 

Uma proporรงรฃo muito elevada de pessoas envolvidas na venda nรฃo pode venderย … Se aย eficiรชncia das vendas deve ser maximizada e o terrรญvel desperdรญcio de dinheiro e mรฃo de obra que existe hoje deve ser minimizado, uma anรกlise construtiva deve ser feita sobre o que realmente รฉ vender e como sua eficรกcia pode ser aumentada … Precisamos olhar muito mais longe – nos mistรฉrios da personalidade e da psicologia – se quisermos respostas reais.ย 

Foi a necessidade รณbvia de um melhor mรฉtodo de seleรงรฃo de vendas que motivou os autores a embarcar em sete anos de pesquisa de campo nesta รกrea. 

Mayer e Greenberg elencaram os insights que obtidos quanto ร s caracterรญsticas bรกsicas necessรกrias para que um vendedor seja capaz de vender com sucesso. 

A teoria bรกsica รฉ que um bom vendedor deve ter pelo menos duas qualidades bรกsicas: empatia e impulso do ego. 

Capacidade de sentir.

Empatia, a importante habilidade central de sentir como o outro o sente para poder lhe vender um produto ou serviรงo, deve ser possuรญda em grande medida. Ter empatia nรฃo significa necessariamente ser solidรกrio. Pode-se saber o que o outro sente sem concordar com esse sentimento. Mas um vendedor simplesmente nรฃo consegue vender bem sem a capacidade inestimรกvel e insubstituรญvel de obter um feedback poderoso do cliente por meio da empatia. 

Impulso do ego.

A segunda das qualidades bรกsicas absolutamente necessรกrias a um bom vendedor รฉ um tipo particular de impulso do ego que o faz querer e precisar fazer a venda de uma forma pessoal ou do ego, nรฃo apenas para ganhar dinheiro. Seu sentimento deve ser o de que ele precisa fazer a venda; o cliente estรก lรก para ajudรก-lo a atender ร s suas necessidades pessoais. Com efeito, para o melhor vendedor, a venda – a conquista – fornece um meio poderoso de aumentar seu ego. Sua auto-imagem melhora dramaticamente em virtude da conquista e diminui com o fracasso.    

Devido ร  natureza de todas as vendas, o vendedor deixarรก de vender com mais frequรชncia do que terรก sucesso. Assim, uma vez que o fracasso tende a diminuir sua auto-imagem, seu ego nรฃo pode ser tรฃo fraco que a pobre auto-imagem continue por muito tempo. Em vez disso, o fracasso deve atuar como um gatilho – como uma motivaรงรฃo para maiores esforรงos – que, com o sucesso, trarรก o aprimoramento do ego que ele busca. Um equilรญbrio sutil deve ser encontrado entre (a) um ego parcialmente enfraquecido precisamente da maneira certa para precisar de muito aprimoramento (a venda) e (b) um ego suficientemente forte para ser motivado pelo fracasso, mas nรฃo para ser despedaรงado por ele .

A empatia do vendedor, juntamente com seu intenso impulso do ego, permite que ele acerte o alvo com eficรกcia e efetue a venda. Ele tem o impulso, a necessidade de fazer a venda, e sua empatia lhe dรก a ferramenta de conexรฃo para fazรช-la.

Existe uma relaรงรฃo dinรขmica entre empatia e impulso do ego. ร‰ necessรกria uma combinaรงรฃo dos dois, cada um trabalhando para reforรงar o outro – cada um permitindo que o outro seja totalmente utilizado – para tornar o vendedor de sucesso.

Necessidade de equilรญbrio.

Exige um ego muito especial e equilibrado para precisar intensamente da venda e, ainda assim, permitir que o vendedor olhe atentamente para o cliente e se beneficie plenamente de uma percepรงรฃo empรกtica das reaรงรตes e necessidades do cliente.

Portanto, hรก uma sรฉrie de permutaรงรตes possรญveis de empatia e impulso.  Por exemplo:  

  • Vendedor que tem muita empatia e forte impulso interno de vendas estarรก no topo ou prรณximo ao topo da equipe de vendas.
  • Vendedor com grande empatia, mas com muito pouco รญmpeto, pode ser uma pessoa esplรชndida, mas serรก incapaz de fechar negรณcios com eficรกcia. Este รฉ o “cara legal”, todo mundo gosta dele. Ele de alguma forma โ€œnรฃo consegueโ€. As pessoas acabam gostando dele, mas acabem comprando outra  empresa. Muitas vezes ele รฉ contratado porque possui excelentes qualidades pessoais. No entanto, sua capacidade de fechamento รฉ fraca. Ele vai se dar bem com o cliente, entendรช-lo e trazรช-lo para perto do fechamento; mas ele nรฃo tem aquela รขnsia interior de levar o cliente um pรฉ final ร  venda real. ร‰ este รบltimo elemento da venda – o fechamento – que a empatia por si sรณ nรฃo pode alcanรงar e onde a qualidade assertiva do impulso do ego torna-se o essencial de suma importรขncia. 
  • Vendedor com muito รญmpeto, mas com pouca empatia, abrirรก caminho para algumas vendas, mas perderรก muitas por nรฃo compreender as pessoas.
  • Vendedor sem muita empatia ou impulso nรฃo deveria ser um vendedor, embora muitos vendedores atuais se enquadrem nesse grupo. Um empregador evitaria muito sofrimento descobrindo isso com antecedรชncia, antes que tanto esforรงo seja gasto na tentativa de contratar, treinar e alimentar um homem que nรฃo tem dentro de si a dinรขmica bรกsica para ter sucesso.

Como descobrir um bom vendedor?

Visto que a seleรงรฃo dos melhores vendedores รฉ potencialmente de um valor tรฃo grande, por que, poderรญamos perguntar, houve tรฃo pouco sucesso atรฉ agora no desenvolvimento de mรฉtodos para fazer uma prรฉ-seleรงรฃo eficaz?

Por pelo menos 50 anos, os psicรณlogos tรชm trabalhado muito na รกrea de testes. Quase todos os aspectos da personalidade, comportamento, atitude e habilidade humana, em um momento ou outro, passaram pelo escrutรญnio do testador.

Recentemente, o teste de personalidade, especialmente com o uso crescente de tรฉcnicas projetivas, ganhou um certo nรญvel de sofisticaรงรฃo. A รกrea que atรฉ agora tem sido mais estรฉril de sucesso cientรญfico real รฉ o dos testes de aptidรฃo, em que a aptidรฃo consiste na dinรขmica da personalidade em vez de em simples habilidades mecรขnicas.

Falรกcia da experiรชncia

Muitos executivos de vendas acham que o tipo de venda em seu setor (e mesmo em sua empresa em particular) รฉ, de alguma forma, completamente especial e รบnico. Isso รฉ verdade atรฉ certo ponto. Nรฃo hรก dรบvida de que um vendedor de equipamentos de processamento de dados precisa de treinamento e experiรชncia um pouco diferentes dos de um vendedor de automรณveis. As diferenรงas nos requisitos sรฃo รณbvias e se o candidato atende ou nรฃo ร s qualificaรงรตes especiais para um determinado trabalho pode ser facilmente visto na biografia do candidato ou facilmente medido. O que nรฃo รฉ tรฃo facilmente percebido, entretanto, sรฃo as dinรขmicas bรกsicas de vendas que vimos discutindo, que permitem a um indivรญduo vender com sucesso, quase independentemente do que ele estรก vendendo.

Atรฉ o momento o momento da publicaรงรฃo do artigo, os autores tiveram experiรชncia com mais de 7.000 vendedores de itens tangรญveis e intangรญveis, tanto no atacado quanto no varejo, itens caros e pequenos. E a dinรขmica do sucesso permanece aproximadamente a mesma em todos os casos. A capacidade de vendas รฉ fundamental, mais do que o produto a ser vendido. 

Muito antes de conhecer o produto, principalmente durante sua infรขncia e experiรชncia de crescimento, o futuro vendedor de sucesso estรก desenvolvendo as qualidades humanas essenciais para vender. Assim, quando a รชnfase รฉ colocada na experiรชncia, e a experiรชncia conta mais do que elementos essenciais como empatia e impulso, o que รฉ realizado sรณ pode ser chamado de endogamia da mediocridade .  

Os autores descobriram que a pessoa experiente que รฉ contratada de um concorrente รฉ na maioria das vezes contratada simplesmente porque nรฃo estรก tendo um bom desempenho com aquele concorrente. Ele sente que, de alguma forma , pode magicamente se sair melhor com a nova empresa. Isso raramente รฉ verdade. Ele permanece o que รฉ, medรญocre ou pior. O que as empresas precisam รฉ de uma maior disposiรงรฃo para buscar indivรญduos com potencial de vendas bรกsico no mercado geral. A experiรชncia รฉ adquirida com mais ou menos facilidade, mas a capacidade real de vendas nรฃo รฉ adquirida com tanta facilidade.

Papel do Treinamento

O metalรบrgico, o mineiro de carvรฃo, o trabalhador tรชxtil deslocado ou qualquer outra pessoa, independentemente de quanta capacidade real de vendas cada um possua, nรฃo pode comeรงar a vender seguros, fundos mรบtuos, equipamentos eletrรดnicos ou automรณveis de repente. Cada um precisarรก de treinamento. As empresas gastam grandes somas de dinheiro no desenvolvimento de programas de treinamento eficazes. Quando estรฃo trabalhando com um indivรญduo com potencial, esses programas de treinamento podem e realmente revelam esse potencial e desenvolvem um excelente vendedor. Sem um treinamento sรณlido, atรฉ mesmo os vendedores de alto  nรญvel ficam seriamente limitados.

No entanto, quantas vezes os indivรญduos passaram por programas de treinamento longos e caros apenas para falhar totalmente quando colocados no campo? Quando isso acontece, o treinador, e talvez o prรณprio programa de treinamento, รฉ culpado e ร s vezes atรฉ descartado. Mas na maioria das vezes nรฃo รฉ nem o treinador nem o programa de treinamento que estรก em falta; antes, รฉ o fato de que receberam a tarefa impossรญvel de transformar a orelha de uma porca em uma bolsa de seda. O polidor de diamante mais habilidoso, com um pedaรงo de carvรฃo, sรณ consegue criar um pedaรงo de carvรฃo altamente polido; mas dado o tipo mais bruto de diamante bruto, ele pode realmente transformรก-lo na pedra mais preciosa. 

O papel do treinamento รฉ claro. ร‰ vital. No mercado altamente competitivo de hoje, o mais importante รฉ levar cada funcionรกrio ao seu potencial mรกximo de produtividade. Eficiรชncia no treinamento, usando os melhores mรฉtodos modernos, รฉ necessรกria para fazer isso. Mas o treinamento sรณ pode ter sucesso se a seleรงรฃo for bem-sucedida. 

O papel do vendedor รฉ tรฃo vital para o sucesso de uma empresa que รฉ surpreendente para autores como a indรบstria nรฃo se preocupa tanto com a seleรงรฃo da melhor matรฉria-prima. Para vender com eficรกcia no mercado de hoje, um vendedor precisa ter empatia. Vender com eficรกcia no mercado externo, cruzando fronteiras culturais, exige ainda mais empatia. E o marketing de bens e serviรงos em qualquer lugar exige uma grande dose de impulso do ego. 

A indรบstria deve melhorar sua capacidade de selecionar os melhores vendedores. O fracasso atรฉ hoje resultou de erros como a crenรงa de que interesse รฉ igual a aptidรฃo; a falsidade dos testes de aptidรฃo; a รชnfase paralisante na conformidade em vez da criatividade; e a subdivisรฃo de um homem em traรงos graduais, ao invรฉs de entendรช-lo como uma pessoa inteira. A experiรชncia, conforme os autores, parece ser menos importante do que a posse de um homem das duas caracterรญsticas centrais da empatia e do impulso do ego, que ele deve possuir para poder vender com sucesso. O treinamento sรณ pode ter sucesso quando a matรฉria-prima estรก presente.

Selecionar indivรญduos com empatia e impulso do ego deve contribuir em algum grau para ajudar a indรบstria a enfrentar um de seus problemas mais urgentes: reduzir o alto custo da rotatividade e selecionar vendedores genuinamente melhores.

Referรชncias bibliogrรกficas

Robert N. McMurry – โ€œ The Mystique of Super-Salesmanship,โ€ – Harvard Business Review. Brighton, Massachusetts: Harvard Business Publishing. 1961.

MAYER e GREENBERG โ€“ What Males a Good Salesman –   Harvard Business Review. Brighton, Massachusetts: Harvard Business Publishing. 2006.