Muito se fala sobre a jornada do colaborador, começando pela sua admissão, mas pouco nos atentamos a importância de um processo de offboarding bem executado. A demissão é uma etapa fundamental, afinal, ela também faz parte dessa jornada.
Encerrar o contrato de um profissional é uma situação delicada, mas saber como demitir um colaborador de forma empática é um processo que as companhias devem se preocupar em aplicar; sobretudo se desejam oferecer uma boa experiência para o colaborador de ponta a ponta.
POR QUE VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR COM ESSE PROCESSO?
Se a sua empresa se preocupa em criar uma forte marca empregadora, isso deve se refletir também no processo de demissão. Essa será, afinal, a última impressão que o colaborador terá de sua empresa. Manter a cordialidade é fundamental. Além disso, você deve se preocupar com a interpretação que o seu time terá desse processo, pois isso pode ter impacto direto na produtividade dos demais colaboradores. Acreditamos que algumas etapas são fundamentais para tornar esse processo mais fácil.
5 ETAPAS ESSENCIAIS PARA O SEU PROCESSO DE OFFBOARDING:
1 – Dê feedback previamente, sempre que possível.
Uma demissão bem-feita, é aquela que não causa grandes surpresas, e isso serve como um termômetro para saber o quanto a sua comunicação enquanto gestor, tem sido clara. Um desligamento bem-feito, é aquele em que o colaborador entende exatamente onde errou.
2 – Seja cordial em todo o processo burocrático.
Deixe o saber das datas de acertos, da documentação necessária e todo tramite burocrático referente a sua rescisão. Isso faz com que ele se sinta menos constrangido. A informação concreta e transparente, é essencial para que ele consiga se organizar.
3 – Saiba ouvir, se possível tenha uma entrevista de desligamento estruturada.
Se sua empresa ainda não tema a prática de ouvir o colaborador nesse momento, está perdendo uma super oportunidade de melhorar enquanto marca empregadora. O processo de entrevista na hora do offboarding pode trazer informações relevantes e grandes ensinamentos.
4 – Comunique sua equipe.
Uma das etapas mais importantes nesse processo, é cuidar de quem fica. Ser transparente em relação aos motivos, além de impedir com que mal-entendidos sejam estabelecidos, também ajuda a equipe entender de forma clara o que o gestor tem avaliado no seu time.
5 – Mostre-se solicito à ajudar
O sentimento de insegurança é um dos mais presentes no colaborador que está sendo desligado, você pode ser empático e gentil, se colocando a disposição para ajuda-lo dentro do possível, no processo de recolocação.
CONCLUSÃO
O desligamento de um colaborador não é tarefa fácil, pois envolve não só questões burocráticas, mas também emocionais. Por isso, a empresa deve dar a maior atenção para que esse processo seja correto e eficaz. Só assim você conseguirá:
- Manter uma boa imagem da empresa;
- influenciar ex colaboradores a serem embaixadores e não detratores da sua marca;
- Evitar atritos com o colaborador que está de saída;
- Criar um processo racional e eficaz.
Neste sentido, o offboarding se torna extremamente essencial para que esse fim de ciclo profissional seja o mais positivo possível.
Vitória Oliveira, Fundadora da Connectabil, HRtech, plataforma de recrutamento para profissionais das áreas contábil e financeira.