por Roberto Dias Duarte
Stephen Hawking, físico e cientista, disse que
“Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados, e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização”.

Ele se referia à Inteligência Artificial (por vezes mencionada pela sigla em inglês AI – Artificial Intelligence). Essa tecnologia está evoluindo, se tornando cada vez mais concreta e se expandindo para diferentes áreas de negócio, como é o caso da inteligência artificial na contabilidade.
Se há algumas décadas as pessoas só imaginavam máquinas capazes de aprender com os seres humanos, hoje isso é uma realidade, principalmente, com os assistentes virtuais. Um exemplo ligado ao poder da Inteligência Artificial recente: um computador venceu um campeão humano de Go, considerado o jogo de tabuleiro mais complexo do mundo.
Quando ainda não se pensava em inteligência artificial como na atualidade, já a 7ª Arte trazia para as telas do cinema essa realidade,com filmes como: AI – Inteligência Artificial, Terminator, Robocop ou Transcendence. Atualmente, a inteligência artificial é um dos temas mais instigantes em tecnologia e negócios. Esta empolgação tem fundamento: estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e inteligente.
Inteligência artificial: definição
A definição de inteligência artificial está relacionada à capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos – de terem o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir de forma racional e inteligente.
A inteligência artificial é cada vez mais uma realidade, transformando a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia e como as coisas funcionam. Mais à frente, vou mostrar como a inteligência artificial na contabilidade vem avançando diariamente nos escritórios, e como essa transformação está modificando o modo dos contadores desempenharem o seu papel.
Quem criou e qual a origem da inteligência artificial?
O termo foi criado em 1956, por John McCarthy, em uma conferência no Darmouth College. Na ocasião, McCarthy definiu AI como “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes“. Antes disso, estudos feitos pelo matemático Alan Turing, na época da Segunda Guerra Mundial, já aqueciam o debate sobre a capacidades das máquinas. Apesar do termo existir há mais de 60 anos, foi somente na última década que avanços significativos foram feitos para que a inteligência artificial se tornasse massificada.
Inteligência artificial: como funciona?
Os processos de AI envolvem uma combinação de tecnologias para levar a melhor experiência aos usuários. Eles podem aprender com os dados que possuem. Quanto mais variedade de informações existirem, maior será a aprendizagem do sistema. Por exemplo, a IBM Brasil, em um teste, analisou mais de 5 milhões de tweets publicados durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações. A partir do experimento, foi possível entender o sentimento dos internautas ao longo da partida.
Fórmula para tornar a AI possível:
Big Data + Computação em nuvem + bons modelos de dados = máquinas mais inteligentes. |
Aplicação da inteligência artificial no dia a dia
Toda vez que você pega seu smartphone, já está vendo o que a AI pode fazer por você. Por trás de cada recomendação personalizada ou até resultados de pesquisa relevantes, existe uma combinação de tecnologias que fazem a inteligência artificial funcionar. Isso por consequência, faz com que você tenha expectativas mais altas sobre todas as máquinas e dispositivos que usa.
Conectando diversos ambientes da vida como casa, trabalho, lazer, viagens e muito mais em uma única experiência, a AI não vai somente ajudar quando solicitamos, mas sim nos acompanhar, prever as necessidades e lembrar de tarefas importantes. Como consumidor, é provável que você já utilize a inteligência artificial sem nem perceber:
- Aplicações como a Siri utilizam processamento de voz para atuar como assistente pessoal;
- O Facebook utiliza o reconhecimento de imagem para recomendar marcações em fotos;
- A Amazon faz recomendação personalizada de produtos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina;
- O Waze prevê as melhores rotas a partir da sua localização com apenas um clique, enquanto carros com piloto automático usam as técnicas de AI para evitar engarrafamentos e colisões;
- O Google consegue preencher automaticamente as buscas utilizando recursos de inteligência artificial e também prever o que você quer pesquisar com grande precisão.
Principais conceitos ligados à inteligência artificial
Big Data: podemos entender big data como grandes quantidades de informações, estruturadas ou não, que são a base para determinar padrões e fazer previsões. É o que alimenta a inteligência artificial e os processos de machine learning, por exemplo. Grandes massas de dados podem ser analisadas para a obtenção de informações que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.
Você pode analisar dados de qualquer fonte para encontrar respostas que permitam reduzir custos e tempo, desenvolver novos produtos e ofertas otimizadas, assim como, ter decisões mais inteligentes.
Machine learning: ou aprendizado de máquina, é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. Os algoritmos ou programas de computador aprendem sem parar, a partir de dados. E o aprendizado de máquinas permite que os computadores encontrem pontos relevantes, sem serem diretamente programados para buscar algo específico.
Análise Preditiva: análise preditiva é uma área avançada em que utiliza dados históricos e algoritmos de machine learning para fazer previsões sobre eventos futuros desconhecidos e identificar a probabilidade de resultados. Quando você vai contratar o seguro do carro, o corretor faz uma série de perguntas. Estas perguntas estão associadas a variáveis que influenciam o risco e por trás delas existe um modelo preditivo que informa a probabilidade de um sinistro a partir da sua idade, endereço, sexo, marca do carro, entre outros. Essas variáveis associadas a resultados podem ser usadas para construir um modelo que representa a probabilidade de um evento, como um sinistro.
Internet das coisas (IoT): é uma rede de bilhões de dispositivos conectados digitalmente. Esses dispositivos coletam dados e podem se comunicar entre si para atender melhor aos usuários. Na prática, conforme os objetos aprendem e se adaptam aos usuários, eles podem atuar como agentes de transformação. É importante dizer que a convergência entre a maturidade de IoT e inteligência artificial oferece uma oportunidade sem precedentes para criar valor e construir um relacionamento mais forte com os clientes.
Robotic Process Automation (RPA):é o nome dado às soluções de automação com o uso de softwares (robôs) que navegam na camada de visualização de sistemas legados. Com a RPA é possível realizar atividades que antes eram executadas apenas por colaboradores humanos, só que com mais precisão, margem zero de erro e altíssima performance. O termo “robô” é empregado desta forma, entre aspas, porque não existe de fato um braço robótico ou um daqueles robôs da ficção científica com inteligência artificial atuando em meio aos escritórios. Fonte: http://www.icaptor.com.br/o-que-e-rpa/
Inteligência artificial na Contabilidade
A inteligência artificial vem avançando diariamente para dentro dos escritórios, empresas e indústrias. E esta transformação também aumentará a velocidade da transformação no atual modelo de negócios dos escritórios de contabilidade.
Empresas de software ERP como a Omie já utilizam a inteligência artificial para analisar o risco de crédito da empresa e obter junto ao mercado financeiro taxas de crédito melhores.
Muita coisa está evoluindo no que diz respeito à tributação: regras de cálculo, classificação fiscal e enquadramento tributário são os próximos alvos da AI.
Além disso, o ganho mais significativo para os escritórios de contabilidade ocorrerá quando os sistemas operacionais (contábil, fiscal e folha) usarem processos robotizados (RPA), integrando-os com diversos sistemas e tecnologias. Isso reduzirá drasticamente as atividades operacionais dos escritórios de contabilidade. Diversos sistemas usados nos escritórios de contabilidade poderão ser integrados com outros do governo ou mesmo aplicativos de e-mail ou mensagens. Imagine um “robô” lebrar seu cliente de uma informação que falta para fechar a folha de pagamentos!
Pense na Siri (do Iphone) te falando assim: “Olá João. Amanhã é dia de fechar a folha do sr. José. Ele ainda não mandou o ponto de dois funcionários. Posso avisá-lo?”. Ai você responde: “Sim, Siri”. “João, o sr. José não atendeu o telefone, posso enviar um email e uma mensagem de Whatsapp para ele?”. Passado um tempo… “João, o sr. José mandou as informações de ponto que faltavam. Posso fechar a folha dele? Depois de fechado posso transmitir o eSocial também e enviar para ele os contracheques e demais relatórios?”.
Essa é a realidade que está por vir. Grandes empresas já utilizam RPA. Em pouco tempo esta tecnologia será incorporada aos sistemas para pequenas empresas e escritórios de contabilidade. Por hora, posso garantir que as empresas de tecnologia que tenho contato direto estão investindo nisso.
Com essas mudanças, o contador 2.0:
- Ganha tempo para se dedicar à gestão e estratégia do seu escritório;
- Seu atendimento se torna consultivo e segmentado, ao passo que pode entregar consultoria de valor por meio de informações valiosas que mantêm seu cliente em crescimento constante;
- Pode se dedicar a aquisição de novos clientes, ao passo que consegue se dedicar a encontrar formas de criar oportunidades de negócios.
“Existem startups atuando em um segmento denominado RegTech (de Regulatory Tech, ou tecnologia para lidar com regulamentação e compliance) justamente reduzindo drasticamente o custo de empresas lidarem com a excessiva burocracia e regulação do mercado brasileiro.” Edson Rigonatti, investidor e empreendedor.

Você já ouviu falar dos chatbots? Eles representam a principal tendência no uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente. Com eles, você consegue automatizar certos tipos de interação com o seu público por meio de aplicativos de mensagens, como o Facebook ou Messenger. Por meio dessa inteligência artificial na contabilidade, o contador 2.0 automatiza a comunicação. A inteligência artificial na contabilidade transforma avaliações que demoravam dias, por conta da busca manualmente de dados, em um trabalho de minutos.
Pois é, a transformação tecnológica está bem aí, expandindo-se cada vez mais e, felizmente, caminhando para uma intersecção com outra revolução: a inteligência artificial, que permitirá a criação de experiências valiosas, seja em inovação na gestão ou no desenvolvimento de produtos e serviços. Você está acompanhando isto?
Pablo Escurra tenho outra ideia já pro aplicativo
To dentro!
Vanessa Messias Luciano Guimarães
Muito legal Fernanda Finato isso será demais
Lucimar Cardoso Lincoln Penedo
Alana Elias
Fabiana Mendonça
Relry Salles
Isso aí…..”Empresas de software ERP como a Omie já utilizam a inteligência artificial para analisar o risco de crédito da empresa e obter junto ao mercado financeiro taxas de crédito melhores.”
Luiz Henrique Rodrigues De Almeida
Marcos Antonio Da Silva Junior