3 lições para aprender com a cultura Disney e sair da competição por preço

por Roberto Dias Duarte

Contador do futuro: descubra segredos do encantamento e excelente atendimento nas empresas Disney!
do futuro: descubra segredos do encantamento e excelente nas empresas !

Como você viu no post anterior, o jeito disney de atendimento ao cliente pode ser um grande aliado da sua frente às tendências da contabilidade e pode auxiliar a sua empresa a gerar diferenciais competitivos! Mas, para que ocorra uma real melhora em seus resultados, é preciso estabelecer uma cultura de cuidado para a valorização dos seus colaboradores.

O livro “O jeito de encantar os clientes”, da Disney Institute, apresenta uma das lições mais importantes deste império da magia é: somente colaboradores felizes fazem clientes felizes! Se a sua equipe contábil estiver e permanecer motivada, ela poderá proporcionar experiências muito mais completas aos seus clientes. São as chamadas ações de encantamento . Confira um exemplo dessas ações que ocorrem frequentemente na “terra do Mickey”:

Um menino perdeu seu dente enquanto estava em um brinquedo do parque da Disney, a mãe encontrou o dente e o levou ao bebedouro para limpar a boca, nesse ato o dente escorregou da sua mão e desceu pelo ralo do equipamento. A criança ficou desolada, porque a fada do dente não iria mais visitá-la à noite para trocar o seu dente por uma moeda ou um presente, como diz a lenda.

Por sorte, um colaborador do parque testemunhou a cena e comunicou a equipe de manutenção, que foi prontamente abrir o ralo. Ainda assim o dente não foi encontrado. Então, um dos colaboradores pediu a mãe e ao filho que os encontrassem mais tarde no setor de aos “convidados” (como são chamados os clientes da Disney). Na hora marcada, eles entregaram o dente em uma caixa com uma carta da Sininho dizendo que tinha encontrado o dente do menino!

Esta cena emocionante descrita acima, retirada do livro “Criando Magia” de Lee Cockerell, mostra como funciona o aos clientes nas empresas Disney. As histórias são contadas e compartilhadas em reuniões e pelos corredores dos parques como forma de incentivo, além dos colaboradores serem motivados também por meio de premiações.

Para que a sua possa contar com um ótimo atendimento por parte dos seus profissionais, primeiramente você, do futuro e líder, precisa fazer um trabalho interno, com ótimos à sua equipe. Só existe atendimento excepcional com excepcional.

Confira 3 dicas de como incentivar seus colaboradores para oferecer um atendimento de Disney no seu !

1) Defina o propósito da sua

A Disney tem um único propósito: criar felicidade. O conceito e a ideia vieram do fundador Walt e a visão dele, assim como seus valores, continuam crescendo com a organização até hoje. No seu não é diferente: é preciso entender e decidir seu propósito para garantir que cada membro da sua equipe entenda o impacto de seu papel individual dentro da organização.

O importante é articular sua visão e mantê-la sempre em evolução, fazendo também com que seus colaboradores entendam e possam trabalhar pensando no propósito final de cada atividade realizada.

2) Promova a cultura do empoderamento

Busque já na contratação encontrar as pessoas certas, para treiná-las para o e promover a criação de uma cultura do empoderamento, onde os membros da equipe se sintam confiantes para tomar suas próprias decisões, sendo recompensados e reconhecidos por essas ações pró-ativas. Ao adotar essa postura, sua empresa contábil coloca em prática a questão do pertencer, ser responsável pelas decisões e pelos resultados do trabalho, imprimindo uma dinâmica de maior engajamento por parte do time.

A melhor parte de ter uma cultura do empoderamento é que cada um dos integrantes do time é e se sente importante, independentemente da sua função ou nível hierárquico. O colaborador se sente  valorizado e respeitado, e percebe que ele é peça chave para criar uma incrível para os clientes.

Nesse cenário, caberá ao do futuro dar o respaldo necessário para que seus colaboradores tenham condições de tomar as decisões mais assertivas e de acordo com o que seu escritório espera. E quando possíveis falhas acontecerem, dar a orientação adequada para o desenvolvimento do colaborador.

3) Seja um líder inspirador

Você já deve ter ouvido falar que o time é reflexo de seu líder. Essa frase demonstra o quanto as atitudes do chefe influenciam o comportamento e até as carreiras de seus liderados. Quando você contador, demonstrar paixão e engajamento pelo que fazer e pelos seus clientes, certamente seu time percebe e se inspira a também atuar assim. Por menos que você possa notar, o time observa a forma com que o líder se dirige às pessoas, como compartilha seu conhecimento  e até como cobra os resultados. Isto certamente influencia a relação do seu escritório, tanto entre eles, quanto com os clientes.

 

Com a filosofia de que “somente funcionários felizes fazem clientes felizes”, você compartilha o propósito da sua empresa contábil com seu time, promove o desenvolvimento e engajamento de todos, assim como inspira quem está perto de você. Esses são requisitos essenciais para que, com a satisfação de todos na sua empresa, o reflexo na no atendimento ao cliente seja imediato.

“Você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade”. Walt Disney

 

 

 

 

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