Os contadores precisam de habilidades sociais (soft skills) ou as habilidades técnicas (hard skills) são suficientes?
Se você deseja preparar sua carreira em contabilidade para o futuro e progredir para cargos mais consultivos ou estratégicos nas principais empresas de contabilidade, habilidades sociais estão se tornando imprescindíveis.
Conforme o uso da automação cresce, os empregadores estão procurando os melhores talentos que podem fazer o que os robôs não sabem fazer.
Habilidades sócio emocionais, conhecidas como soft skills, são traços de personalidade e comportamentos que definem como você trabalha sozinho e com os outros.
Já as hard skills referem-se ao conhecimento técnico ou treinamento que você adquire por meio da educação, do trabalho e da experiência de vida.
Nós investigamos o que alguns empregadores de habilidades sociais estão procurando para que você tenha a melhor chance de conseguir o emprego dos seus sonhos.
1. Comunicação
É muito bom ser capaz de entender números e planilhas, mas você também precisa ser capaz de explicá-los para pessoas que não estão necessariamente familiarizadas com a terminologia contábil ou financeira.
Você precisa ser capaz de contar a história por trás dos números e não usar jargões. Se você puder explicar seu trabalho para um leigo, sua empregabilidade aumenta significativamente.
2. Ouvir e empatia
Você não deve apenas falar, mas também ouvir. Você nem sempre pode presumir que sabe o que um cliente ou cliente deseja e precisa.
Ouça o problema ou a preocupação deles e entenda completamente o que eles precisam. Então você pode encontrar a solução certa para eles. Não existe contador consultor que não saiba ouvir primeiro.
3. Bom conhecimento tecnológico
Você precisará se familiarizar cada vez mais rápido com novos sistemas de contabilidade. Portanto, se já trabalhou com diversas plataformas, você será um candidato mais atraente.
Se você entende de computação em nuvem, os aplicativos de banco de dados mais recentes e programas de planejamento de recursos empresariais (ERP), você será mais procurado.
4. Atendimento ao cliente
Habilidades sólidas de atendimento ao cliente são essenciais – você precisa ser capaz de perguntar “como posso ajudá-lo?” para clientes e clientes novos e existentes.
Se você for visto como acessível e interessado neles, é mais provável que construa um relacionamento e os mantenha por longo prazo.
De acordo com um relatório da Development Economics, ser capaz de demonstrar habilidades pessoais pode aumentar seus rendimentos ao longo da vida em até 15%.
5. Colaboração e liderança
O velho estereótipo de um contador trancado em seu escritório por horas a fio está se extinguindo.
Em empresas maiores, você precisará ser capaz de trabalhar com outras pessoas, seja dentro de sua própria equipe ou em toda a empresa.
O trabalho e o planejamento compartilhados são essenciais para a maioria das equipes hoje, então você precisa ser capaz de trabalhar bem com outras pessoas.
6. Criatividade
É ótimo ser eficiente e executar as tarefas conforme as atribuídas, mas cada vez mais empregadores procuram pessoas criativas que possam apresentar soluções inovadoras para os problemas.
A criatividade anda de mãos dadas com a comunicação, pois você precisa ser capaz de descrever sua solução e persuadir alguém de que essa é a direção certa a seguir.
7. Um entusiasmo pelo aprendizado contínuo
Os Programas de Educação Profissional Continuada dos Conselhos Regionais de Contabilidade impulsionam o aprimoramento das hard skills. Empresas de contabilidade devem incentivar seus colaboradores a participar destes programas, e d esafiá-los e ‘ir além’, buscando também o desenvolvimento das soft skills.
Uma mente adaptável é uma ferramenta essencial para navegar no mundo em constante mudança de hoje, pois as soluções de ontem não resolverão os problemas de amanhã.
Algumas outras coisas a considerar
Os empregadores também verificarão se você:
- Tem conhecimento de negócios
- Pode planejar e organizar seu trabalho. A priorização é a chave.
- Pode realizar multitarefa
- Tem boas habilidades analíticas
- Pode resolver problemas por conta própria ou pedir ajuda adequada
- Lida com a pressão e peça ajuda quando necessário
- Trabalha bem sozinho e em equipe
Conclusão: A importância das habilidades sociais para os contadores do futuro
Existem dados concretos que apoiam a ideia por trás de investir tempo no fortalecimento de habilidades sociais. Uma pesquisa recente do recrutador de profissionais de contabilidade Randstad Financial & Professional revelou que 76% dos empregos de contabilidade anunciados exigem candidatos que possam demonstrar fortes habilidades sociais.
Outro estudo recente sugeriu que as competências sociais valem £ 88 bilhões para a economia do Reino Unido, com esse valor a subir para £ 127 bilhões até 2025.
Portanto, é provável que haja cada vez mais empregadores investindo ativamente no desenvolvimento de competências sociais nos profissionais da contabilidade.
Espero que esta breve reflexão tenha ajudado a pensar sobre as soft skills, além de suas qualificações em contabilidade.
Traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte do original: https://kaplan.co.uk/insights/article-detail/insights/2020/02/27/7-soft-skills-needed-for-accounting-in-2020-and-beyond