7 habilidades necessárias para profissionais da contabilidade a partir de 2021

7 habilidades necessárias para profissionais da contabilidade a partir de 2021

Os contadores precisam de habilidades sociais (soft skills) ou as habilidades técnicas (hard skills) são suficientes?

Se você deseja preparar sua carreira em para o e progredir para cargos mais consultivos ou estratégicos nas principais empresas de , habilidades sociais estão se tornando imprescindíveis. 

Conforme o uso da automação cresce, os empregadores estão procurando os melhores talentos que podem fazer o que os robôs não sabem fazer.

Habilidades sócio emocionais, conhecidas como soft skills,  são traços de personalidade e comportamentos que definem como você trabalha sozinho e com os outros. 

Já as hard skills referem-se ao conhecimento técnico ou que você adquire por meio da educação, do trabalho e da de vida.

Nós investigamos o que alguns empregadores de habilidades sociais estão procurando para que você tenha a melhor chance de conseguir o emprego dos seus sonhos.

1. Comunicação

É muito bom ser capaz de entender números e planilhas, mas você também precisa ser capaz de explicá-los para pessoas que não estão necessariamente familiarizadas com a terminologia contábil ou financeira. 

Você precisa ser capaz de contar a história por trás dos números e não usar jargões. Se você puder explicar seu trabalho para um leigo, sua empregabilidade aumenta significativamente.

2. Ouvir e empatia

Você não deve apenas falar, mas também ouvir. Você nem sempre pode presumir que sabe o que um cliente ou cliente deseja e precisa. 

Ouça o problema ou a preocupação deles e entenda completamente o que eles precisam. Então você pode encontrar a solução certa para eles. Não existe consultor que não saiba ouvir primeiro.

3. Bom conhecimento tecnológico

Você precisará se familiarizar cada vez mais rápido com  novos sistemas de . Portanto, se já trabalhou com diversas plataformas, você será um candidato mais atraente. 

Se você entende de computação em nuvem, os aplicativos de banco de dados mais recentes e programas de de recursos empresariais (), você será mais procurado.

4. ao cliente

Habilidades sólidas de ao cliente são essenciais – você precisa ser capaz de perguntar “como posso ajudá-lo?” para clientes e clientes novos e existentes.

Se você for visto como acessível e interessado neles, é mais provável que construa um relacionamento e os mantenha por longo prazo.

De acordo com um relatório da Development Economics, ser capaz de demonstrar habilidades pessoais pode aumentar seus rendimentos ao longo da vida em até 15%.

5. Colaboração e liderança

O velho estereótipo de um trancado em seu escritório por horas a fio está se extinguindo.

Em empresas maiores, você precisará ser capaz de trabalhar com outras pessoas, seja dentro de sua própria equipe ou em toda a empresa. 

O trabalho e o compartilhados são essenciais para a maioria das equipes hoje, então você precisa ser capaz de trabalhar bem com outras pessoas.

6. Criatividade

É ótimo ser eficiente e executar as tarefas conforme as atribuídas, mas cada vez mais empregadores procuram pessoas criativas que possam apresentar soluções inovadoras para os problemas. 

A criatividade anda de mãos dadas com a comunicação, pois você precisa ser capaz de descrever sua solução e persuadir alguém de que essa é a direção certa a seguir.

7. Um entusiasmo pelo aprendizado contínuo

Os  Programas de Educação Profissional Continuada dos Conselhos Regionais de impulsionam o aprimoramento das hard skills. Empresas de devem incentivar seus colaboradores a participar destes programas, e d esafiá-los e ‘ir além’, buscando também o desenvolvimento das soft skills.

Uma mente adaptável é uma ferramenta essencial para navegar no mundo em constante de hoje, pois as soluções de ontem não resolverão os problemas de amanhã.

Algumas outras coisas a considerar

Os empregadores também verificarão se você:

  • Tem conhecimento de negócios
  • Pode e organizar seu trabalho. A priorização é a chave.
  • Pode realizar multitarefa
  • Tem boas habilidades analíticas
  • Pode resolver problemas por conta própria ou pedir ajuda adequada
  • Lida com a pressão e peça ajuda quando necessário
  • Trabalha bem sozinho e em equipe

Conclusão: A importância das habilidades sociais para os contadores do

Existem dados concretos que apoiam a ideia por trás de investir tempo no fortalecimento de habilidades sociais. Uma pesquisa recente do recrutador de profissionais de contabilidade Randstad Financial & Professional revelou que 76% dos empregos de contabilidade anunciados exigem candidatos que possam demonstrar fortes habilidades sociais.

Outro estudo recente sugeriu que as competências sociais valem £ 88 bilhões para a economia do Reino Unido, com esse valor a subir para £ 127 bilhões até 2025. 

Portanto, é provável que haja cada vez mais empregadores investindo ativamente no desenvolvimento de competências sociais nos profissionais da contabilidade.

Espero que esta breve reflexão tenha ajudado a pensar sobre as soft skills, além de suas qualificações em contabilidade.

Traduzido e adaptado por do original: https://kaplan.co.uk/insights/article-detail/insights/2020/02/27/7-soft-skills-needed-for-accounting-in-2020-and-beyond

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