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  • 7 processos fundamentais seu escritório contabilidade evoluir radicalmente

    por Roberto Dias Duarte

    O futuro da contabilidade já começou
    O futuro da contabilidade já começou

    O futuro da contabilidade já começou. Se você não correr, vai ficar no passado já já. Fusões, aquisições, redes, franquias, contabilidade “on-line” (ou “faça-você-mesmo”), , BPO Digital, … muita coisa acontecendo no contábil. E, ainda há alguns que ficam discutindo se o nome “certo” é ou .

    Cá entre nós, ninguém vai pagar mais pelos seus serviços porque você mudou de nome, vai?

    Agora, quem quer mesmo ser empresa, de verdade, na essência, precisa dedicar a maior parte do seu tempo à , e .

    na contabilidade ajuda a valorizar seus serviços, aumentar sua eficiência, produtividade e seu lucro.

    Mas, sem estabelecer , nada adianta. Controlar os operacionais (contábil, fiscal, trabalhista, legal) até já está meio na “ordem do dia”. Prazos, custos, retrabalho, multas. Muito da contabilidade já tem consciência sobre tais .

    Nem só de operação vive o !

    Uma de alto valor, também se dedica aos processos que compõem a jornada da estratégica na contabilidade!  Selecionei 7 processos fundamentais para o de uma empresa prestadora de serviços contábeis. Vale um alerta: não encare isso como ações pontuais. São processos permanentes!

    Processo #1 – Descobrir os nichos de mercado mais valiosos pra você

    Esse deve ser seu primeiro passo em direção ao alto valor agregado. Você precisa identificar o mais valioso, que aumenta sua eficiência no processo operacional, e consequentemente gera mais resultado.

    Lembre-se que nicho de mercado não é ramo de atividade. O ramo de atividade é uma das formas de definir um , assim como grau de maturidade empresarial, ou nível de adoção de .

    Talvez para o seu escritório, até possa existir mais de um vantajoso para atuar.

    Processo #2 – Analisar a persona com quem você deve falar

    A persona (ou personagem) é o representante ideal do seu nicho. Você deve entender quais são as dores, alegrias e atividades diárias desta persona. Aqui é como usar uma lupa para conhecer com maior profundidade os anseios, dificuldades e interesses do seu cliente ou potencial cliente.

    Conhecendo bem esta persona, será mais fácil direcionar suas ofertas, ações de fidelização, entre outros.

    Processo #3 – Descobrir como seu escritório pode resolver as dores da persona

    Você viu  no passo 2 que, ao estudar a persona, você deve identificar suas dores ou dificuldades. Isso porque agora você vai entender como seus serviços podem resolver esses problemas. Como seus serviços vão agregar valor a persona, reduzir as tarefas que ela executa ou realizar seus anseios.

    A partir disso, você pode inovar seu modelo de negócio para prestar novos serviços que vão ao encontro destas dores.

    Processo #4 – Fazer de conteúdo

    Você já conhece sua persona e sabe como seus serviços “caem como uma luva” na sua rotina. Então, é hora de implantar o de conteúdo, para educar seus clientes e despertar nos potenciais o interesse em resolver suas dores com seus serviços.

    Com de conteúdo, você vai mostrar para sua persona como você pode ajudá-lo a resolver suas dificuldades, como ser mais produtivo e mais rentável, com seu como parceiro.

    Processo #5 – Implantar pacotes de serviços para clientes “padronizados”

    Para controlar a margem de seus serviços, será essencial a implantação dos pacotes de serviços. Além é claro, de levar transparência para seu cliente, sobre o que ele está comprando, e os entregáveis que vai receber. Ah, isso ajuda também a ampliar sua gama de ofertas, e a possibilidade de diversificar os portes dos clientes no mesmo nicho, ao estabelecer os pacotes de serviços mais adequados para cada um.

    Seu escritório pode definir esses pacotes, considerando tipos e volume de atividades. Os clientes adquirem o pacote que cabe no seu orçamento naquele momento da empresa e à medida em que crescem, podem ampliar o escopo, com pacotes mais completos.

    Processo #6 – Aplicar técnicas de para serviços personalizados

    e . Sim, você já deve ter ouvido falar destas técnicas consagradas para consultivas. A aproxima seu do seu cliente em potencial para entender os seus desafios e assim sugerir uma solução para saná-los. Utilizando a como pilar, o processo de é realizado por meio de quatro tipos de perguntas sobre: Situação, Problema, Implicações e Necessidades do potencial cliente.

    Claro que, este processo de é indicado para os potenciais clientes de maior valor, que vão gerar mais negócios e também mais resultado para seu escritório.

    Processo #7 – Definir e manter a cultura da sua empresa

    Peter Drucker já dizia que a cultura da sua empresa come sua no café da manhã. A cultura não está em leis nem em manuais. Ela é desenhada e construída a cada dia, a cada exemplo, a cada decisão tomada. E o desafio de preservar a cultura viva na mente dos funcionários, vem se mostrando algo essencial para garantir o atingimentos dos objetivos de negócio de uma empresa.

    E não adianta você traçar planos maravilhosos para seu escritório se seus funcionários não estiverem alinhados para ajudar a colocá-los em prática. É necessário trabalhar para que cada integrante de seu time tenha o DNA da empresa e busque aplicar diariamente a cultura do seu negócio.

    Quer tornar seu escritório contábil um parceiro de negócios de alto valor para seus clientes? Fazer estratégica e na contabilidade? Os passos estão aí. Vamos lá, contador 2.0?

     

    Qual sua opinião sobre isso?