8 dicas para convencer o decisor nas vendas consultivas de TI

por Roberto Dias Duarte*

Em vendas consultivas de TI, o preรงo nรฃo deve ser o fator de maior relevรขncia para a tomada de decisรฃo. No entanto, muitas vezes รฉ isto que acontece e o decisor dรก preferรชncia a continuar trabalhando da forma em que se encontra, seja com controles manuais ou com uma soluรงรฃo menos completa. Alรฉm da questรฃo de orรงamento, outras objeรงรตes como falta de tempo, necessidade de aprovaรงรฃo com superiores, complexidade na implantaรงรฃo, podem surgir para postergar a negociaรงรฃo.

Inicia-se entรฃo a grande jornada do vendedor para se diferenciar da concorrรชncia,
sincronizar suas tรกticas comerciais com o ciclo de compra do cliente potencial, tomar o controle da situaรงรฃo e identificar o decisor para conduzi-lo no processo de tomada da decisรฃo de compra.

Metodologias de vendas com a solution selling, por exemplo, ajudam as empresas a transformar sua forma de vender em vantagem competitiva. Ela mostra que em vendas complexas, com produtos amplos de descriรงรฃo e funcionalidades, nem sempre os ganhos sรฃo fรกceis de tornar tangรญveis, e tรฉcnicas voltadas ร  venda consultiva de software fazem toda diferenรงa no ciclo de vendas. A criaรงรฃo de empatia com a empresa e seus potenciais compradores, personalizaรงรฃo do atendimento e diagnรณstico das necessidades sรฃo passos cruciais para vender vender valor ao invรฉs do preรงo, e convencer o prospect da aquisiรงรฃo ou troca da soluรงรฃo.

E para vender o valor de sua soluรงรฃo e convencer o cliente da importรขncia de um software de gestรฃo eficiente, vocรช precisa apresentar ganhos, tais como:

#1 Estruturaรงรฃo de processos e otimizaรงรฃo do tempo:

uma gestรฃo eficiente de uma empresa ou setor depende diretamente de processos enxutos e รกgeis. Apresente ao decisor como o sistema de apoio ร  gestรฃo pode entregar essa vantagem a ele. Demonstre como o software pode ajudรก-lo a ser mais assertivo, promovendo uma melhora significativa no tempo de resposta do seu departamento aos clientes e fornecedores.

#2 Maior facilidade na detecรงรฃo de pontos de melhoria:

equรญvocos acontecem com frequรชncia. No entanto, nรฃo identificar um erro pode fazรช-lo atingir proporรงรตes indesejadas para a empresa. Neste sentido, um sistema de informaรงรฃo gerencial irรก garantir que quaisquer falhas na gestรฃo das informaรงรตes seja prontamente localizada e corrigida, evitando maiores desperdรญcios e tambรฉm eliminando boa parte do retrabalho. Alรฉm disso, o sistema permite que as informaรงรตes sejam integradas, possibilitando uma visualizaรงรฃo simultรขnea e atualizada para todos os departamentos.

#3 Precisรฃo nas informaรงรตes:

ao lanรงar informaรงรตes em um sistema prรณprio de gestรฃo, os riscos de ocorrerem erros รฉ muito inferior se comparado a modelos manuais. Especialmente se pensarmos em empresas de grande porte e, consequentemente, com um grande volume de informaรงรตes a serem armazenadas, รฉ indispensรกvel possuir um sistema de apoio gerencial.

#4 Informaรงรตes mais seguras:

todo cuidado รฉ pouco, concentrando as informaรงรตes em um รบnico lugar e dispondo de backups constantes para preservar os dados da empresa de qualquer acidente ou imprevisto. Armazenar informaรงรตes em um sistema de apoio ร  gestรฃo irรก assegurar que elas estarรฃo bem guardadas e organizadas de modo assertivo.

#5 Assertividade na tomada de decisรฃo:

o decisor deve compreender que o sistema de apoio ร  gestรฃo o auxiliarรก no processo de tomada de decisรตes. Uma vez que ele terรก armazenadas e protegidas as informaรงรตes-chave para suas demandas mais relevantes e quais as soluรงรตes que seriam mais facilmente absorvidas pela sua empresa ou setor. Dessa forma, alรฉm de poupar tempo, o comprador terรก ainda mais confianรงa e seguranรงa no momento decisรณrio.

#6 Economia de recursos:

aqui volta-se para a questรฃo preรงo. ร‰ importante apresentar ao comprador o valor da soluรงรฃo, que vai alรฉm de seu preรงo. Ainda que em um primeiro momento o decisor possa achar o produto um tanto caro, mostre a ele como nรฃo adotar um software de gestรฃo eficiente irรก impactar o seu negรณcio. Apresente os prejuรญzos financeiros, inclusive, que ele pode vir a ter e o comprador perceberรก que a soluรงรฃo, no fim das contas, paga a si prรณpria a longo prazo.

#7 Controle eficiente dos prazos:

รฉ importante estar em dia com suas obrigaรงรตes. Perder prazos, seja de pagamentos de fornecedores, emprรฉstimos ou tributaรงรตes รฉ, de fato, um incรดmodo pelo qual nenhum gestor deseja passar. Podendo implicar atรฉ mesmo no aumento dos valores originais a serem debitados. Um software de apoio ร  gestรฃo, no entanto, pode eliminar essa dor do comprador, alertando-o a respeito dos seus vencimentos e permitindo a programaรงรฃo antecipada das suas despesas.

#8 Uso da evoluรงรฃo tecnolรณgica:

mostrar para seu potencial cliente que contar com uma soluรงรฃo tecnolรณgica moderna e ter como parceiro um especialista no segmento, permite que a empresa esteja sempre atualizada quanto ร s novidades tecnolรณgicas. Novas plataformas, cloud computing (dados na nuvem), mobilidade (uso das soluรงรตes em dispositivos como tablets e smartphones), big data (acesso e anรกlise de grandes massas de dados), entre outras tendรชncias sรฃo acompanhadas e aplicadas nas soluรงรตes mais modernas do mercado.

Contudo, essa sensibilizaรงรฃo por parte do decisor se darรก somente com uma venda consultiva de software eficiente por parte do vendedor. ร‰ preciso que o profissional desenvolva empatia com o comprador, facilitando o direcionamento da compra e o entendimento do decisor a respeito da necessidade da soluรงรฃo para o seu setor ou empresa.

Nรฃo se contente em somente executar seu papel como vendedor. Estenda suas influรชncias sobre o decisor, apresentando-se como um consultor para o seu negรณcio, direcionando-o para a venda. Use a metodologia de solution selling para se aproximar do comprador e convencรช-lo da relevรขncia do seu produto. Desenvolver empatia entre as partes impulsiona suas chances de fechar negรณcio e, consequentemente, aumenta sua taxa de conversรฃo em vendas complexas de TI.

*Roberto Dias Duarte รฉ professor, mentor de empresas de tecnologia e presidente do Conselho de Administraรงรฃo da NTW Franquia Contรกbil.