por Roberto Dias Duarte
“Produtividade é a pior desde os anos 50”, esta notícia revela um cenário preocupante quando falamos de dados que envolvem o desempenho dos trabalhadores brasileiros comparados com os norte-americanos. Conforme informações publicadas no site Estadão, a economia americana é atualmente considerada a mais produtiva do mundo.
A baixa produtividade no trabalho é um pesadelo para muitas empresas, incluindo escritórios contábeis. Diagnosticar o motivo pelo qual os seus colaboradores estão produzindo menos pode ser difícil, embora seja fundamental. Para os especialistas em gestão, os motivos são variados e podem ir desde a gestão ineficiente ou despreparada, até o excesso de atividades a desempenhar, que pode levar a situações de stress e falta de motivação.
Os escritórios de contabilidade não estão livres de situações que acabam por estressar e desanimar o contador! Processos burocráticos, prazos apertados, líderes pouco preparados, falta de planos de carreira, capacitação e treinamento e feedback são algumas delas. Para ter uma equipe forte e de alto desempenho, o líder enfrenta precisa encontrar formas para motivar os colaboradores e assim fugir do baixo nível de produtividade.
O sonho de todo empresário é ver o negócio prosperar de forma mais eficiente e rentável. Para tornar esse sonho realidade, o contador 2.0 precisa desenvolver práticas para melhorar o engajamento dos funcionários no escritório contábil. Confira!
1ª Dica: Comunique com a sua equipe de forma eficaz
Os líderes normalmente acham que se comunicam de forma eficaz. Mas é preciso ir além do tradicional quando se trata de motivar e reter equipes de alto desempenho na contabilidade. Um bom líder deve: elogiar, sugerir, dividir resultados, estar visível e ao alcance do todos os funcionários. É igualmente importante saber ouvir.
Para resolver os entraves diários nas empresas contábeis, realizar reuniões com os funcionários e pedir soluções para essas questões pode ser a solução. Cada ideia é única e pode auxiliar nesse processo — e isso faz com que os funcionários se sintam parte importante da empresa. Assim, elaborar boas estratégias de comunicação nas organizações faz com que os colaboradores tenham uma nova perspectiva da empresa na qual trabalham. Dessa forma, eles se tornam verdadeiros embaixadores da empresa, facilitando inclusive, a relação interpessoal.
2ª Dica: Lance mão da inovação e tecnologia
A tecnologia já ajuda o contador 2.0 a realizar o fechamento contábil dos seus clientes. Essa é uma das tendências do setor: estar cada vez mais inserido no meio digital, eliminando de vez o trabalho de digitação, por exemplo. A produtividade do escritório aumenta drasticamente com o uso da tecnologia. Assim sobra mais tempo para a equipe pensar no estratégico e investir no relacionamento com os seus clientes.
Além de reformular as atividades operacionais, a tecnologia na contabilidade repagina o valor do serviço contábil, o tornando-o altamente estratégico e consultivo.
3ª Dica: Conheça a sua equipe e reconheça o seu trabalho
Procure saber com quem você trabalha, o que seus funcionários pensam e como vêem a empresa. As equipes de alto desempenho na contabilidade se sentirão valorizadas com a sua preocupação e interesse. Uma das principais razões que levam a frustração dos profissionais é o não reconhecimento pelo bom trabalho realizado.
O sentimento de ver o seu trabalho reconhecido conta muito. O feedback é uma prática essencial para encorajar, criar confiança e aprimorar as habilidades do time do escritório contábil.
4ª Dica: Dê mais autonomia aos colaboradores, delegando tarefas e responsabilidades
Incentive a autonomia dos funcionários para a entrega de resultados. Quando seus funcionários se sentem livres para realizar o trabalho, eles se mostram mais confiantes e seguros para apresentar os melhores resultados. Uma equipe engajada tem colaboradores que sabem que fazem parte de algo maior, com objetivos comuns a serem atingidos. São equipes capazes de desenvolver ideias e projetos com autonomia e responsabilidade.
Em um escritório de contabilidade o número de clientes é grande e cada um tem suas particularidades. Que tal fazer a distribuição das funções de acordo com esses clientes e as competências dos profissionais da sua equipe contábil?
Ao delegar tarefas, você, contador 2.0, também passa a ter mais tempo para se preparar e desenvolver seu escritório, para oferecer um serviço mais inovador e diferenciado aos seus clientes.
5ª Dica: Motive com incentivos e recompensas não monetários
Engane-se quem acha que basta aumentar os salários para engajar os funcionários. Apesar de importantes, os salários não podem ser aumentados indefinidamente e deixam de motivar em pouco tempo. Uma estratégia de incentivos e recompensas serve como uma excelente ferramenta para o engajamento de equipes de alto desempenho na contabilidade.
Ofereça condições de trabalhos flexíveis como trabalhar durante um período a partir de casa. Ou a possibilidade de participar em cursos de capacitação. Crie um dia temático para estimular seus colaboradores. Ofereça recompensas baseadas em interesses pessoais dos seus funcionários, como bilhetes para o cinema ou shows. Estes são apenas alguns exemplos simples, que podem fazer toda a diferença no desempenho da equipe.
6ª Dica: Comemore o sucesso com a equipe
Esta é uma parte muito importante da cultura de resultados, afinal, todos trabalham muito para que os objetivos sejam alcançados e todos os envolvidos merecem o devido reconhecimento. Celebre as pequenas e grandes vitórias da empresa contábil. São atitudes como essas que fazem o time ficar mais unido, animado e, claro, motivado. São pequenas demonstrações de cuidado e reconhecimento para com o grupo, que com certeza serão retribuídas – com mais engajamento, mais entusiasmo e mais resultados para a empresa.
No mercado atual, o diferencial das empresas está em valorizar o capital humano por meio de uma comunicação desenvolvida para os colaboradores. Você já se perguntou como o seu funcionário se sente quando vai trabalhar todos os dias pela manhã?
Colocar em prática essas dicas ajudará seu escritório contábil a atingir maiores níveis de produtividade. As atividades de trabalho já não são mais rotineiras, imutáveis e repetitivas. Muito pelo contrário, o mercado de trabalho mudou e exige profissionais dinâmicos, criativos e com visão sistêmica. Não espere mais e comece hoje mesmo a promover maior engajamento do seu time contábil.