O impacto da automação no RH no seu escritório de contabilidade

O impacto da automação no RH no seu escritório de contabilidade

Quando pensamos no futuro, é inevitável não fazer aquela associação com robôs e máquinas. Pode até parecer uma realidade distante, mas o que vivemos hoje já nos aponta para um mundo muito mais automatizado daqui para frente.

Vemos a automação chegando a todos os segmentos do mercado e, no setor de RH dos escritórios de contabilidade, essa tendência tem ganhado cada dia mais força e agregado valor e produtividade à rotina contábil.

Essa abertura à automação no RH de implica mudanças nas forças de trabalho e na construção de um perfil profissional para o bastante distinto do que temos nos dias de hoje.

Continue acompanhando e entenda o impacto causado pela automação no RH do seu escritório de contabilidade!

O crescimento da automação nos escritórios de contabilidade

Com base em estudos da Willis Towers Watson, a automação de processos cresceu em 9% até o ano de 2020, com previsão de chegar a crescer mais 30% nos 3 anos seguintes.

Sabemos que com a pandemia do novo coronavírus, a esperada para os próximos anos foi acelerada, visto que as medidas de contenção do vírus intensificaram a necessidade de resolver tudo através do ambiente virtual, garantindo o isolamento social exigido.

Na rotina dos escritórios de contabilidade, a automação também ganhou destaque, visto que esse processo garante mais agilidade na execução das tarefas, aumentando não só a eficácia dos resultados, como também a eficiência.

Os benefícios de aderir à automação de no seu são diversos como: mais organizada, segurança de dados, redução de erros, emissão de notas fiscais com mais eficiência, relatórios detalhados, maior assertividade na tomada de decisões, dentre outros.

O que muda com a automação de no seu escritório contábil?

Já se sabe que a automação é uma realidade atual e crescente em todo o mundo, mas o que ela traz de mudanças concretas no ambiente de trabalho do seu escritório de contabilidade? Veja a seguir.

• Uso de software para atualização cadastral;
• Automação dos de marketing;
• Bots para realização de pequenas tarefas;
• Emissor de notas fiscais digitais;
• Geração de relatórios de áreas integradas no sistema etc.

Os impactos da automação no seu são realmente positivos, visto que as ferramentas automatizadas geram maior produtividade e agilizam os de , promovendo a autonomia dos profissionais, que produzem mais em menos tempo.

Ademais, a integração dos sistemas proporciona melhorias na comunicação interna da empresa, sendo este um fator essencial para o bom desempenho das equipes.

O impacto da automação no setor de RH do

Em meio a tantas mudanças tecnológicas, como fica o setor de RH de um que está aderindo à automação de processos?

Esse é um questionamento que pode ser facilmente respondido tomando por base a própria digitalização, visto que o aumento de produtividade e agilidade nas atividades rotineiras do define um novo perfil profissional a ser contratado pelo RH da empresa.

As mudanças chegaram até mesmo para a forma de realizar o processo de recrutamento e seleção.

O que significa que o setor de RH vai precisar se adequar às novas demandas impulsionadas pelo processo de automação. De que forma? Veremos a seguir:

• Buscando melhor remuneração de profissionais com habilidades específicas;
• Aprimorando a comunicação e o uso das informações;
• Proporcionando horários de trabalho mais flexíveis e optando pelo Home-Office;
• Entregando o cargo certo para o profissional devidamente capacitado;
• Impulsionando o ecossistema digital, a partir do desenvolvimento de líderes que promovam a tecnologia.

Vantagens da automação para o setor de RH

Se os avanços tecnológicos trazem maior praticidade e agilidade às rotinas de trabalho, então o setor de também sai ganhando com essas mudanças.

Na verdade, podemos contemplar algumas vantagens para o RH de um escritório contábil, mediante o processo de automação que geram mais foco e uma visão mais precisa da operação como um todo. Confira!

Gestão de vagas em sites e redes sociais;
• Gestão de currículos e candidatos automatizada;
• Automação de E-mails e feedbacks com candidatos
• Gestão de Férias;
• Atualização de dados cadastrais;
• Disponibilização de documentos;
• Registro de eventos trabalhistas para o eSocial.

Com todas essas tarefas sendo automatizadas, o setor de RH do seu adquire maior agilidade em suas operações rotineiras, além de conseguir cuidar melhor dos seus colaboradores, a partir de um acompanhamento muito mais assertivo.

Na prática, significa que o RH tem a possibilidade de gerenciar o banco de horas, lançar verbas, folha de pagamentos, recrutamento e seleção através de plataformas digitais, além de realizar pesquisas dos perfis de candidatos através da Internet.

Imagine o tempo que todas essas tarefas automatizadas podem economizar? Dessa forma, o colaborador do RH garante mais produtividade nas análises e gerenciamentos que precisa fazer, ao invés de ficar preso às atividades repetitivas da rotina de trabalho.

Considerações finais

É necessário realizar um trabalho de conscientização com os colaboradores do seu escritório de contabilidade, principalmente no setor de RH, de modo que as novas ferramentas sejam bem acolhidas e compreendidas por todos.

A mentalidade da equipe é fator primordial para obter com a automação de processos, visto que a chegou para agregar valores e melhorias ao trabalho e a exclusão só ocorre para quem não se abre à inovação.

Portanto, o que se apropria da automação em seu setor de RH estará investindo em produtividade e agilidade na rotina dos seus colaboradores, além de atrair perfis profissionais muito mais alinhados com os valores e missão da empresa.

Nada como contar com dados precisos para proporcionar uma tomada de decisões mais assertiva, gerando resultados promissores para o desenvolvimento da empresa frente ao mercado.

A automação de veio para ficar e a tendência é que novas ferramentas surjam no decorrer dos anos, proporcionando ainda mais e aprimorando as operações do setor de RH no mercado contábil.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube e fique por dentro das tendências para o seu escritório de contabilidade, a partir dos nossos vídeos sobre gerenciamento e metodologias voltadas para o mercado contábil!

Classifique nosso post post