Dizem que a grama do vizinho é mais verde que a nossa e esse ditado popular explica um comportamento que vem se tornando frequente no mercado de serviços contábeis brasileiro. Não é novidade que há uma disrupção em andamento neste ramo. Justamente por isso há, também, um mar de oportunidades para o setor. Claro, existem pontos de atenção.
Este mercado fatura R$ 646 bilhões de dólares em todo mundo, sendo que 87% deste valor tem origem em receitas de serviços nivel 1: “tax compliance”, ou conformidade tributária, onde o prestador de serviços entrega para seus clientes cálculo de impostos e cumprimento de obrigações. O problema é que serviços de “tax compliance” já estão em “oceano vermelho” – um mar onde muitos peixes disputam pouco alimento – o que gera uma concorrência de preços.
O melhor caminho para os empresários da contabilidade se diferenciarem neste oceano vermelho é ofertar serviços nível 2, entregando soluções de consultoria para melhoria do desempenho dos seus clientes. Esta mudança de posicionamento coloca o prestador de serviços em um “oceano azul” de oportunidades, ou seja, desbravar espaços inexplorados do mercado, mergulhando em inovações e “não ligando” para concorrência.
No futuro próximo, será inevitável que se busque o nível 3: o aconselhamento estratégico que busca ajudar os clientes com os desafios de longo prazo entregando serviços de planejamento estratégico, sucessório, fusões, e aquisições.
E a grama do vizinho?
Há muita gente boa, bem-intencionada, que está sendo engolida por essa mudança de perfil na prestação de serviços de contabilidade. Isso se reflete no movimento desses profissionais em busca de alternativas empresariais ou de carreira. Na prática, está muito comum ver pessoas abandonando seus empreendimentos em busca de “gramas mais verdes”. Muitos buscam oportunidades de atuação como coach ou palestrante, outros tantos criam startups tecnológicas.
O empreendedorismo digital é algo sensacional. Instigante e (aparentemente) tem mais “status” social que as atividades consideradas tradicionais.
A dura realidade do mercado digital é que 6 em cada 10 startups não conseguem se manter “de pé”. E, as que conseguem equilíbrio financeiro têm desafios tão grandes como qualquer outro negócio.
A grama verde da contabilidade
Que tal analisar o mercado de serviços contábeis na perspectiva de um investidor? Foi exatamente esse ponto de vista abordado em uma das melhores palestras que assisti na “Accounting and Finance Show”, em Nova Iorque no mês de julho deste ano.
Garrett Wagner, CPA (Certified Public Accountant), explicou como utilizar as estratégias de uma startup em um escritório de contabilidade. Para medir o sucesso de uma startup, utilizamos indicadores de resultado específicos. Há três que destaco: Life Time (LT), margem operacional e receita média por cliente (popularmente conhecido como ticket médio). Estes números produzem o Life Time Value (LTV) que representa o valor que o cliente deixa na empresa ao longo do seu ciclo de vida.
[box]Entenda melhor estes números
Churn = Clientes que cancelaram em determinado período / Quantidade de clientes no início do período
Tempo Médio de Vida (LT) = 1 / Churn
LTV = (Ticket Médio Mensal x Margem Bruta x tempo Médio de Vida) (em valor presente, ou seja, descontando a taxa de juros de mercado)[/box]
Dificilmente você encontrará uma startup que tenha o LT maior que o de um escritório de contabilidade. Eu analiso este número em todas as mentorias que realizo e menor que encontrei em um escritório brasileiro foi de 8 anos. O maior, chegou a 20!
A margem operacional de um escritório de contabilidade também é bem relevante. Nos casos que já avaliei, variam entre 30% e 60%. Estes indicadores objetivos nos levam à conclusão que o escritório de contabilidade é um dos melhores negócios do mundo! Os números gritam!
Acredite, se você começar a pensar no seu empreendimento como um CEO (Chief of Executive Office) de uma startup, você poderá conquistar resultados extraordinários.
Eu trabalho muito, mas não vejo futuro 🙁
Se isto é o que está ocorrendo, talvez seja a hora de mudar a forma de trabalhar. Dificilmente você conseguirá resultados fantásticos sem delegar as atividades técnicas para sua equipe. Também não será com a mentalidade de consultor que sua empresa irá “bombar”.
Um CEO pensa e age além de suas competências técnicas. Para isso, Garrett Wagner explica três pontos cruciais para direcionar suas ações:
1. Precificação por valor
Imagine que eu “gastei” uma hora para escavar, em uma mina, e obtive uma pedra de carvão. Trabalhei também uma hora para extrair uma pedra de diamantes. Se eu utilizar a fórmula preço = custo hora x markup, o diamante e o carvão serão vendidos pelo mesmo preço.
Porém o que é mais valioso?
A resposta é: depende! Se o comprador estiver em uma região fria, sem outra fonte de energia, o carvão terá mais valor para ele que o diamante!
A conclusão óbvia é que quem determina o preço é o mercado que você escolheu para trabalhar, por isso, a segmentação é um fator decisivo para formação de valor do seu serviço contábil.
2. Habilidades empreendedoras
Este é outro ponto que confunde muitos profissionais do setor. Fala-se muito na transformação do contador em consultor. Mas isto é insuficiente. As habilidades para ter uma empresa de sucesso estão muito além do domínio de técnicas de consultoria.
Liderança, relacionamento com o mercado, motivação de colaboradores, visão de futuro, técnicas de marketing, vendas, gestão da qualidade e processos. Tudo isso é importante.
Quanto tempo você estudou para aprender as técnicas contábeis? Você acredita mesmo que irá aprender vendas consultivas assistido um vídeo de 30 minutos? Ou que será um guru do marketing com um curso de 2 horas? Ou mesmo que se tornará um líder inspirador com um curso de final de semana? É preciso muito empenho para desenvolver com maestria novas habilidades.
3. Marketing de conteúdo
Cliente com formação acadêmica costuma comprar mais e custa menos. No Brasil apenas 6,4% dos empreendedores completaram o curso superior. Então, se você espera que o cliente perfeito bata à sua porta procurando soluções consultivas de alto valor, você terá que esperar sentado.
O objetivo do marketing de conteúdo é instruir os clientes (e futuros clientes) criando uma relação de confiança e autoridade. Então, quanto mais conteúdo você fizer, mais oportunidades terá. Além disto, ao fechar o contrato, este cliente que passou pela sua “ jornada educadora” estará mais preparado para consumir seus serviços. Ou seja, custará menos para atendê-lo.
As estratégias de marketing e vendas dependem diretamente do público alvo escolhido. Quanto maior o valor do serviço que você pretende vender, maior a necessidade de relacionamento humanizado e personalizado. Já para serviços de baixo valor as estratégias digitais são muito eficientes.
Na prática, utilizar vídeos, redes sociais, palestras ou visitas individuais depende do segmento de mercado que você escolheu para trabalhar.
Enfim, produza conteúdos educativos para seus clientes e torne-se uma autoridade nas soluções importantes para o negócio dele. Mas, cuidado!
Produzir conteúdo e conquistar “likes” dos colegas de profissão é algo conhecido como “vanity metric”, ou seja, medidas que inflam sua vaidade e esvaziam seu caixa.
Fim de papo
Para concluir, recomendo que você concentre seus esforços no sentido de automatizar ao máximo suas atividades de “tax compliance” e foque em soluções que irão melhorar o desempenho dos seus clientes.
Com isso você poderá ampliar sua base de clientes e aumentar seu ticket médio, simultaneamente. Isso tornará o Life Time Value dos seus clientes maior E consequentemente sua empresa terá resultados extraordinários.
Para isso, pense e aja como o CEO do seu escritório!
Olá!
Agradeço imensamente pelo seu comentário entusiasmado! Fico muito feliz em saber que o artigo ressoou com você e que compartilha dessa mesma inquietude em relação à desruptura que estamos vivenciando. Realmente, essa é uma oportunidade para todos nós refletirmos e repensarmos nossas estratégias, buscando formas inovadoras de agregar valor às nossas organizações.
É inspirador saber que você está aberto a se reinventar nesse processo. Para aprofundar mais sobre como implementar essas mudanças de maneira prática, convido você a explorar outros conteúdos disponíveis no blog que tratam desses temas de maneira detalhada.
Sinta-se à vontade para continuar essa conversa, estou aqui para apoio e trocas de ideias. Obrigado mais uma vez por sua contribuição!
Atenciosamente,
Roberto Dias Duarte
Olá, Mayh Zonatto!
Agradeço sinceramente pelo seu comentário. É sempre um prazer receber feedback de leitores tão engajados e interessados em temas tão relevantes.
Fico contente que tenha encontrado valor no que foi compartilhado. Se você tiver alguma dúvida específica ou algum aspecto sobre o qual gostaria de discutir mais a fundo, estou à disposição para ajudar. Além disso, convido você a explorar outros conteúdos no nosso blog que tratam de inovação e transformação digital, pois acredito que podem agregar ainda mais valor à sua experiência e reflexões.
Mais uma vez, obrigado pela sua participação. Estou aqui para contribuir com suas ideias e insights!
Atenciosamente,
Roberto Dias Duarte
Olá!
Agradeço sinceramente pelo seu comentário carinhoso e por compartilhar suas experiências conosco. É sempre motivador ver profissionais engajados e comprometidos com temas tão essenciais, como a integração entre contabilidade, Data Science e Business Intelligence.
Você tocou em um ponto crucial ao mencionar como as obrigações fiscais podem dificultar a dedicação ao lado consultivo. Realmente, a parametrização correta, como você bem destacou, é vital para otimizar esses processos e garantir que a qualidade das entregas não seja comprometida. Fico muito feliz em saber da sua iniciativa em aplicar BI na auditoria fiscal e gerencial. Esse é um caminho que, sem dúvida, vai contribuir muito para a eficiência e produtividade na gestão.
Ficarei atento ao material que você está preparando! Seria um prazer acompanhar sua pesquisa. Caso decida compartilhar, estamos ansiosos para conhecê-la e, quem sabe, até discuti-la em futuras interações. Além disso, convido você a explorar outros artigos em nosso blog que abordam a importância da transformação digital e a inovação na gestão contábil. Acredito que você encontrará conteúdos que podem agregar ainda mais à sua jornada.
Estamos aqui para apoiá-lo sempre que precisar e continuar essa troca enriquecedora de conhecimento. Sucesso nos seus estudos e nos seus projetos!
Um grande abraço!
Olá, Dirson Henn!
Muito obrigado pelo seu comentário! É sempre gratificante receber feedback que demonstra uma conexão com o que compartilhamos. A metáfora da “grama do vizinho” realmente nos faz refletir sobre as comparações que frequentemente fazemos, tanto na vida pessoal quanto no empresarial.
Fico feliz em saber que o tema ressoou com você. Se estiver interessado, temos outros conteúdos em nosso blog que abordam a importância da autoconfiança e da valorização do próprio percurso profissional, os quais acredito que poderão enriquecer ainda mais sua jornada de aprendizado.
Estou à disposição para continuar esse diálogo e trocar ideias. Sua contribuição é extremamente valiosa para nós!
Um abraço,
Roberto Dias Duarte
Olá, Wladimir Pimentel!
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Se você tiver alguma dúvida específica ou um tema em particular que gostaria de discutir, estou à disposição para ajudar e fornecer insights que possam auxiliar na sua jornada de transformação digital e inovação nas empresas.
Além disso, convido você a explorar outros artigos em nosso blog que abordam temas relacionados à estratégia e governança. Esses conteúdos podem enriquecer ainda mais a sua experiência e proporcionar novas perspectivas.
Um abraço e agradeço novamente pela sua interação!
Muito obrigado pelo seu comentário entusiasmado! Fico feliz em saber que o artigo ressoou com você. De fato, a desruptura que estamos vivenciando exige que todos nós repensemos nossas estratégias e busquemos formas inovadoras de criar valor. Estou aqui para apoiar esse processo de reinvenção.
Se você quiser explorar mais sobre como implementar essas mudanças de forma prática, convido você a conferir outros conteúdos no blog que aprofundam esses conceitos. Juntos, podemos trilhar o caminho da transformação digital e da inovação.
Agradeço novamente pela sua contribuição e fico à disposição para continuar essa conversa!
Olá, Mayh Zonatto!
Agradeço sinceramente pelo seu comentário. É sempre um prazer receber feedback de leitores tão engajados e interessados em temas tão relevantes.
Se você tiver alguma dúvida específica ou algum aspecto sobre o qual gostaria de discutir mais a fundo, ficarei feliz em ajudar. Também convido você a explorar outros conteúdos no nosso blog que tratam de inovação e transformação digital, pois acredito que podem agregar ainda mais valor à sua experiência.
Mais uma vez, obrigado pela sua participação. Estou aqui para contribuir com suas reflexões!
Atenciosamente,
Roberto Dias Duarte
Olá! Agradeço imensamente pelo seu comentário e por compartilhar suas experiências. É realmente encorajador ver profissionais como você investindo tempo em se aprofundar em temas tão relevantes, como a integração entre contabilidade, Data Science e Business Intelligence.
Concordo plenamente que as obrigações fiscais podem tornar desafiadora a dedicação ao consultivo, e a parametrização correta pode realmente otimizar muito esse processo. A sua iniciativa em aplicar BI na auditoria fiscal e gerencial é exemplar e reflete uma tendência crescente que certamente trará melhorias significativas na produtividade e na qualidade das entregas.
Fico curioso sobre o material que você está preparando e seria ótimo poder acompanhar essa sua pesquisa! Se desejar, sinta-se à vontade para compartilhar quando estiver pronto. Além disso, convidamos você a conferir outros conteúdos em nosso blog que abordam a transformação digital e a importância da inovação na gestão contábil.
Estamos aqui para apoiar essa jornada de aprendizado e troca de conhecimento. Sucesso nos seus estudos e projetos!
Olá, Dirson Henn!
Agradeço sinceramente pelo seu comentário! É sempre gratificante ver que as palavras ressoam de maneira tão pessoal e significativa. A metáfora da “grama do vizinho” realmente nos convida a refletir sobre as comparações que muitas vezes fazemos em nossas vidas e negócios.
Se você estiver interessado, temos mais conteúdos em nosso blog que exploram a importância da autoconfiança e da valorização do próprio percurso profissional. Acredito que eles podem agregar ainda mais ao seu aprendizado.
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Um abraço,
Roberto Dias Duarte
Olá, Wladimir Pimentel!
Agradeço sinceramente pelo seu comentário. É sempre um prazer receber a participação de leitores como você, que valorizam o conteúdo que compartilhamos.
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Um abraço e obrigado pela interação!
Excelente artigo!!! Vivemos num momento de desruptura e precisamos nos reinventar e criar valor pra sair na frente!!!
Mayh Zonatto
Muito boa a sua visão!!!
Entendo que as obrigações fiscais exigem cada vez mais tempo do contabilista. Dedicar tempo para a consultoria contábil é um desafio.
Entendo que, parametrizações fiscais bem feitas poupam tempo em importações e correções.
Entendo ser inevitável o conhecimento do contabilista em Data Sciency, BI-Business Intelligence com foco em automatizar conferências fiscais e também automatizar análises gerenciais para fornecer insights aos clientes de forma mais objetiva e otimizada.
Estou estudando muito sobre isso. Já aplico BI a auditoria fiscal e gerencial a pelo menos 5 anos e vejo o quanto isso ajuda em produtividade.
Estou preparando um material sobre isso.
Dirson Henn quando leio essa frase lembro sempre de você. A grama do vizinho….
Wladimir Pimentel