Evolução e futuro da profissão contabil

por Antônio Lopes de Sá, publicado no ano  1.999

Antônio Lopes de Sá
Antônio Lopes de Sá

No processo histórico, diante da evolução de todas as ciências , crescente foi, a partir do século XIX, que a Contabilidade assumiu a sua maior expressão como um conhecimento deveras superior .

Uma nova visão da profissão do contabilista surgiu e agora parece estar passando por uma nova fase de gigantismo, segundo reconhecem os mais sensatos observadores .

O caminho da ciência deu novos rumos à nossa disciplina, assim como, em parte, o empirismo também assumiu novas formas e aspectos de uma relativa grandeza .

Para que o alcance toda essa trajetória precisa valorizar-se pelo conhecimento .

De há muito, venho defendendo a posição de “valorização do profissional”, fazendo ver que o caminho cientifico é o correto e que só este pode ser sustentáculo de uma consultoria eficaz .

Cada vez mais competitivo, o mundo dos negócios exige que os empresários estejam bem orientados .

A função moderna e verdadeira do profissional da Contabilidade é , pois, a de um consultor sobre assuntos da riqueza das empresas .

A antiga função do simples registro foi sendo substituída pela da orientação sobre as coisas registradas, ou seja, a de oferecer opiniões de como estão caminhando os negócios e a deles .

Ninguém melhor que o pode executar essa tarefa, porque só ele bem entende a mecânica das contas e o que elas fornecem de informação competente para que se tomem decisões .

O papel de apenas informante de saldos ou de zelador de assuntos fiscais, vem sendo cada vez mais superado , pois, se substitui pela avançada da informática .

O que se extingue não é a profissão, como difundem os ignorantes sobre nossos assuntos, mas, uma das funções que nos absorvia muito tempo e até nos impedia de exercer a verdadeira e que é a de explicar os fatos e traçar modelos de comportamento da riqueza .

Ao contabilista, agora, já está sobrando tempo para o exercício de sua mais importante responsabilidade e que é a de oferecer comentários sobre o comportamento do capital e também modelos para decisões administrativas .

Somas expressivas de valores estão sendo vertidas na preparação de uma elite de professores e profissionais em diversas Universidades .

Investe-se na cultura maior de professores, porque são eles os responsáveis pela formação educacional .

Investe-se em profissionais, porque precisam encontrar meios de aprimoramento para uma educação continuada .

O valor de uma classe depende do valor dos elementos que a constituem .

Criei um movimento de raro valor para ajudar ainda mais o aprimoramento dos professores e colegas e que foi o PROLATINO , dois realizados em 1998 e dois em 1999 .

O movimento que se denominou PROLATINO está associado à Academia Brasileira de Ciências Contábeis e traz uma elite muito refinada de grandes doutores da Europa e do Brasil, para atualizar os interessados, nas mais modernas conquistas da profissão .

Estamos organizando um outro para 2001 e que deverá ocorrer no Rio de Janeiro .

O último movimento, realizado em Poços de Caldas, foi apoteótico e despertou raro entusiasmo cultural nos que o assistiram .

Centenas de eventos estão a ser realizados em todo o Brasil, com pleno e o número de trabalhos e pesquisas vem crescendo gradativa e velozmente .

A nova imagem da profissão é um passo sem retornos e vai levar o profissional ao patamar que de fato lhe é reservado .

Um consultor deve ter cultura científica, tecnológica, ética e geral, mas, precisa do apoio de instituições específicas que zelem por tudo isto, pela imagem da classe, pela valorização constante do conhecimento .

Acrescenta-se a tudo isto o desenvolvimento de nossos estudos nos campos da Contabilidade Ambiental, Contabilidade Social, Contabilidade dos ou Intelectuais, em suma, ramos que se ampliam e que antes constituíam apenas parcelas do conhecimento contabilístico .

A Internet vai trazendo também sua parcela e já existem bancos de dados para consultas contábeis, quer bibliográfica, como a do Instituto de Contabilidade e Auditoria de Contas da Espanha ([email protected]) e outras que tenho ligados à minha página www.lopesdesa.com .

O Brasil já tem a sua corrente de estudos científicos, a primeira em toda a sua história que é de origem brasileira e que é o Neopatrimonialismo .

Essa corrente formou-se em torno de minha teoria das funções sistemáticas e que deu origem a uma Teoria Geral do Conhecimento Contábil, a primeira em toda a história cientifica da Contabilidade a apresentar realmente uma disciplina epistemológica da Contabilidade .

Muitos trabalhos estão sendo editados pelos valorosos componentes dessa corrente e alguns deles estão em minha página já referida .

Em suma, a Contabilidade progride em todos os sentidos e o Brasil vai assumindo uma vanguarda .

O campo profissional dilata-se e o cada vez mais se torna responsável pela eficácia social .

Isto porque é ele que leva as células sociais à prosperidade quando todas são prosperas a sociedade também o é .

O futuro da profissão contábil, malgrado aos que detestam as verdades que ela enuncia, é dos mais promissores e ninguém poderá dete-lo porque está atado à história da riqueza e esta à do bem estar material da humanidade .

Qual sua opinião sobre isso?