Como desenvolver gerentes na sua empresa de contabilidade

Traduzido por RDD. Texto original publicado em Accouting Web.

Qualquer promoção pode ser um desafio. Mas pode ser especialmente difícil para contadores, mesmo com fortes habilidades técnicas que desejam ser promovidos a gerentes.

Muitas empresas acabam baseando as promoções em conhecimentos técnicos. E depois de algum período, semanas ou meses, os profissionais promovidos lutam para gerenciar projetos e equipes.

Esses gestores então descobrem que apenas o conhecimento técnico não é suficiente para um contador obter uma posição de gestão.

O contador não pode apenas concentrar suas habilidades em projetos próprios. Precisa adquirir todas as habilidades necessárias para sua nova função dentro da empresa.

Caso ignore as habilidades necessárias para exercer a nova função, enfrentará muitos problemas.

Um novo gestor sem os conhecimentos necessários não é um fracassado. A culpa não é apenas dele.

Toda a responsabilidade deve-se recair sobre os administradores da empresa. Estes não investiram tempo e nem dinheiro para capacitar seus bons funcionários. E com isso, não fizeram deles gerentes de qualidade.

Ainda bem que existe uma solução para esse tipo de problema.

Neste artigo listamos os principais objetivos estratégicos para o desenvolvimento de gerentes para sua empresa de contabilidade.

Objetivos estratégicos para desenvolvimento de gerentes

Abaixo seguem alguns objetivos estratégicos para desenvolver um bom gestor e as principais dicas de implementação desses objetivos na sua empresa.

01) Como reter e atrair pessoas de qualidade no nível de gestão

O setor contábil tem muita dificuldade de reter bons profissionais, principalmente aqueles com experiência de 5 a 7 anos.

O que dificulta reter um funcionário experiente é a negligência da alta gestão, ou mesmo dos sócios do escritório.

Não são oferecidos tempo e recursos para esses profissionais desenvolvem um conjunto de habilidades equilibradas.

Esses profissionais acabam procurando outros empregos que oferecem oportunidades e recursos que eles precisam para se destacarem.

02) Reduzir a rotatividade de gestores da empresa

Esse é o primeiro passo para desenvolver bons gerentes. A redução da rotatividade do nível do alto gestor da administração garante que os próprios gestores atuais possam encontrar seus sucessores.

Assim, os gerentes de nível médio não deixaram a empresa atrás de outras oportunidades, podendo inclusive ser acompanhado da sua equipe.

As ações de retenção de profissionais

Abaixo, listamos algumas das principais ações de retenção de linha de base e como identificar as estratégicas de melhoria para cada uma delas.

1- Programas de treinamento

Desenvolver um programa de treinamento para os gerentes e educá-los com habilidades técnicas e de gestão

2- Formalização de um plano de cargos e salários

Ter critérios formalizados para identificar e selecionar candidatos de gestão adequados e manter a transparência no processo de recrutamento, seleção; seja externo ou interno.

3- Comunicação de expectativas

Desenvolver e comunicar expectativas da empresa com relação aos gestores. Deixar claro os objetivos e as métricas de avaliação do seu desempenho.

4- Acompanhar o programa

Sempre acompanhe o progresso dos gerentes no programa para garantir o senso de responsabilidade.

03) Incentivar a liderança por meio de oportunidades de crescimento

Em muitas empresas de contabilidade, os sócios minoritários e gestores cobrados pela alta gestão por seu desempenho e conhecimento relacionados às tarefas técnicas operacionais .

O resultado disso é que os gerentes sentem-se pressionados a gastar todo o seu tempo trabalhando nas tarefas operacionais para atender aos clientes.

Por isso, acabam gastando muito do seu tempo desenvolvendo as suas próprias habilidades técnicas e as da equipe.

São pressionados a gastar seu orçamento em treinamento no desenvolvimento de conhecimentos técnicos para melhor servir os clientes.

O importante é criar um pool de futuros líderes dentro da empresa equilibrando as habilidades técnicas e gerenciais.

É importante também aumentar a satisfação geral com o trabalho dos colaboradores e reduzindo a rotatividade nos níveis sênior e gerencial.

Para uma boa estratégia de melhoria são levadas em consideração:

  • O desenvolvimento de planos de aprendizagem individualizados em todos os níveis da empresa
  • A criação um programa de mentor/coaching
  • Definição de expectativas por meio do sistema de avaliação de desempenho dos colaboradores.

Adapte e melhore seus planos de aprendizagem, programa de mentoria / coaching e sistema de avaliação de desempenho da sua empresa. Acompanhe o feedback dos seus funcionários.

04) Saiba utilizar melhor os recursos da sua equipe

Seus colaboradores ficarão mais felizes e terão mais sucesso quando tiverem oportunidade de usar suas habilidades para produzir grandes resultados para a empresa.

Concentre-se nos pontos fortes da equipe e ajude seus colaboradores com seus talentos, ao contrario de tentar forçar todos a se encaixarem num modelo rígido.

Vejamos como podemos incentivar os parceiros e gerentes e os melhorar recursos da equipe:

  • Faça avaliações das habilidades de cada colaborador, assim irá identificar qual a tarefa de maior valor para cada um;
  • Saiba identificar as áreas de melhoria e ou delegação;

No momento que combinar habilidades e capacidades com tarefas e selecionar a pessoa ideal para o trabalho, a empresa poderá acompanhar o crescimento de gerentes e toda a sua equipe.

05) Desenvolver e manter uma cultura consistente e sustentável

Para muitas empresas de contabilidade é difícil sustentar uma cultura empresarial. Principalmente quando os colaboradores têm uma rotatividade muito grande.

A cultura empresarial é um grande componente que mantém as pessoas engajadas e leais à empresa.

Abaixo, saiba como trabalhar no desenvolvimento e na manutenção da cultura empresarial da seguinte maneira:

  • Faça avaliações 360 graus com todos os membros da equipe;
  • Avalie os resultados da avaliação 360 graus e feedbacks dos seus colaboradores para poder desenvolver estratégias de melhorias.

“A Avaliação 360°, que também é conhecida como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão é uma poderosa ferramenta de gestão estratégica de pessoas e também uma oportunidade extraordinária que empresas e profissionais têm de crescer, através de uma compreensão mais aprofundada sobre seus pontos fortes e sobre os pontos que precisam ser melhorados em suas ações diárias.”

https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/como-funciona-avaliacao-360-graus/

Conclusão

Após conhecer essas iniciativas, estabeleça prazos e responsáveis para implantação de cada uma delas.

É importante acompanhar de perto para garantir que o progresso esteja sendo realizado.

Com um bom plano e senso de responsabilidades em relação aos objetivos de crescimento da empresa, seu escritório de contabilidade se tornará um local de trabalho onde os colaboradores e gerentes talentosos vão desejar permanecer.

E muitos outros profissionais sonharão em trabalhar.