Infelizmente, nosso ambiente de negรƒยณcios foi criado para prejudicar as empresas prรƒยณsperas e beneficiar as incompetentes, sonegadoras e corruptas. Eis uma de nossas diversas heranรƒยงas malditas.

O lado bom do eSocial

por Roberto Dias Duarte (*)

Nรฃo, nรฃo estou sendo irรดnico. Tampouco sou um dos ufanistas iludidos com as tecnologias tributรกrias que vรชm sendo implantadas em nosso paรญs desde o inรญcio da primeira dรฉcada do sรฉculo XXI.

Em setembro de 2013, jรก deixava clara minha percepรงรฃo sobre o tema conforme artigo que publiquei, em que afirmava: “tudo indica que o eSocial serรก um importante fator de aumento da arrecadaรงรฃo. Mas hรก sรฉrias dรบvidas quanto ao seu real potencial para reduzir a burocracia brasileiraโ€.

Contudo, considero o eSocial um marco na histรณria de nosso paรญs. Nunca antes, em nossa sociedade ficou tรฃo evidente o caos, o manicรดmio, o surrealismo regulatรณrio que o Estado impรตe ao cidadรฃo.

Antes da implantaรงรฃo do eSocial, todas as empresas brasileiras jรก viviam esta realidade perversa. Somos os campeรตes mundiais de burocracia tributรกria e trabalhista. O custo das empresas para calcular e pagar impostos aqui รฉ nove vezes superior ร  mรฉdia mundial, conforme dados do Banco Mundial.

Somos lรญderes tambรฉm em processos trabalhistas. Temos mais de dois milhรตes de novas aรงรตes trabalhistas anualmente no Judiciรกrio. Joรฃo Oreste Dalazen, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, declarou, em entrevista, que nossa legislaรงรฃo โ€œรฉ excessivamente detalhista e confusa, o que gera inseguranรงa jurรญdica e, inevitavelmente, descumprimento, favorecendo o aumento de aรงรตes na Justiรงaโ€.

Em nosso manicรดmio, temos ainda 47 alteraรงรตes na legislaรงรฃo tributรกria por dia. Suportamos um sistema tributรกrio que congrega 11 milhรตes de combinaรงรตes e regras para calcular os impostos.

Em 14 de setembro de 2006 tivemos a primeira NF-e emitida no Brasil. Este fato foi um marco no processo de adoรงรฃo de sistemas fiscais. De lรก para cรก, nรฃo tivemos um ano sequer sem a implantaรงรฃo de alguma novidade tributรกria digital: SPED Contรกbil, EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuiรงรตes, ECF (que nรฃo รฉ o ECF do Cupom Fiscal), NF-e, NFS-e, NFC-e, MDF-e, CT-e, entre outros.

Enfim, a crenรงa adotada pelo Estado รฉ a de informatizar para simplificar, como se fosse possรญvel informatizar o caos. Por isso, nossas empresas vรชm gastando muito tempo e dinheiro para implantar as inovaรงรตes, cujo objetivo รณbvio รฉ aumentar a arrecadaรงรฃo e o controle do Estado sobre a atividade econรดmica.

Atรฉ outubro de 2015 poucos davam importรขncia a isso, como se o “problema das empresas” nรฃo afetasse a vida de todos os brasileiros. Na prรกtica, o que se vรช รฉ um custo adicional, que certamente รฉ repassado ao consumidor final. Mais do que isso, investimentos gigantescos sรฃo feitos para atender o Fisco, e inovaรงรตes que poderiam aumentar a produtividade, a competitividade e atender melhor os clientes sรฃo postergadas.

Completando o cenรกrio macabro, os modelos tributรกrio e trabalhista, agora informatizados, criaram uma reserva de mercado, limitando a concorrรชncia e investimentos estrangeiros no paรญs. Exceto, รฉ claro, para os โ€œamigos do Reiโ€, que podem comprar benefรญcios fiscais e decisรตes judiciais personalizados. Ou seja, nossos marcos regulatรณrios e modus operandi fiscal beneficiam apenas a incompetรชncia, os privilรฉgios e a corrupรงรฃo.

Portanto, a implantaรงรฃo do eSocial escancarou esse bueiro. Ele desnuda, sem pudor, nosso manicรดmio. E, agora em defesa da tecnologia, deixo registrado que o software โ€œeSocialโ€ nรฃo รฉ ruim. Nรฃo seria inteligente colocar a culpa de toda nossa burocracia em um programa de computador.

Nosso problema real pode ser explicado por uma parรกfrase do cรฉlebre poema de Manuel Bandeira: “Vou-me embora pra Pasรกrgada; Lรก sou amigo do rei; Lรก pago o imposto que quero; Na condiรงรฃo que escolhereiโ€.

A soluรงรฃo รฉ simplificar ao mรกximo nossos tributos e a legislaรงรฃo trabalhista, compatibilizando-os ร  realidade empreendedora brasileira. Farรญamos jus ao nosso tรญtulo de pรกtria empreendedora, nรฃo somente em quantidade, mas tambรฉm em qualidade.

Precisamos urgentemente acabar com privilรฉgios, reduzir de fato o tamanho do Estado, e explicar para todos os cidadรฃos, o que o saudoso professor Antรดnio Lopes de Sรก, nos ensinou: โ€œnรฃo se faz emprego sem empresas prรณsperas, nรฃo se faz progresso de naรงรฃo sem empresas prรณsperas, nรฃo se faz auxรญlio ร s massas desprotegidas sem empresas prรณsperas. A soluรงรฃo sรณ estรก na empresa prรณsperaโ€.

Infelizmente, nosso ambiente de negรณcios foi criado para prejudicar as empresas prรณsperas e beneficiar as incompetentes, sonegadoras e corruptas. Eis uma de nossas diversas heranรงas malditas.

Por tudo isso, viva ao eSocial, que agora apresenta ร  dona de casa, nosso manicรดmio perverso!