O que é social selling e porque o vendedor de TI deve conhecê-lo?

por Roberto Dias Duarte

 Você consegue entender melhor o momento da empresa em questão e interagir com esses profissionais, de forma muito menos invasiva e inoportuna.
Você consegue entender melhor o momento da empresa em questão e interagir com esses profissionais, de forma muito menos invasiva e inoportuna.

O ano vai chegando ao fim e muitos comemoram a chegada das férias, as crianças esperam os presentes do Papai Noel. No mundo corporativo, o momento é de fazer o fechamento do período, conferir as metas que foram batidas, os resultados que foram atingidos e também os que não foram. Sim, por mais que todos tenham trabalhado duro, algumas metas talvez não tenham sido alcançadas.

Nesse caso, é hora de olhar para frente, e em se tratando das consultivas de TI (), uma boa alternativa para ajudar a alcançar as metas que certamente serão colocadas para o próximo ano é o . É bem provável que você já tenha ouvido falar dele, então confira o que é, como ele pode ajudar nas de valor em , “turbinando” as tradicionais metodologias de vendas.

O que é ?

O ou venda social é uma forma de utilização das redes sociais para alavancar os negócios corporativos, criando novas oportunidades de e mantendo relacionamentos, aprimorando inclusive o reconhecimento de uma marca. A venda social passa a ser uma habilidade importante para o profissional de de , que deve fazer uso das redes sociais como ferramenta de trabalho, aprimorando a aplicação das tradicionais. O social selling traz uma roupagem moderna para encontrar e se conectar com seus clientes, de tal forma a gerar influência na decisão de compra em negócios futuros.

WhatsApp, , , Instagram: são inúmeras as opções encontradas hoje para uma empresa estar conectada com o mercado. Mas o social selling eficaz precisa ir além de simplesmente estar presente nas redes sociais, com company pages e perfis. É preciso uma conexão dessa presença digital à de negócios e objetivos da sua empresa, para prospectar, qualificar e converter seus clientes ao longo do funil de vendas.

O fato é que a internet mudou significativamente o processo de compra das pessoas e das empresas. As ligações frias (cold calls) como método de prospecção de novos clientes dão cada vez mais lugar a campanhas digitais e ao marketing de conteúdo, que vem transformando as vendas consultivas de TI. Essas formas modernas de engajamento dos clientes à uma jornada de compras que os prepara muito melhor para o momento de contatar seu potencial fornecedor, aumentam (e muito!) as chances de fechamento da venda.

Por que o social selling é importante para sua empresa?

Veja se você reconhece esta situação: um vendedor de TI liga para um potencial cliente, a secretária atende, ele não pode falar no momento. O vendedor então, repete a ligação mais tarde, conforme orientação da secretária, e o gestor com quem ele queria falar, saiu para um compromisso. Alguns dias (ou semanas) e várias tentativas depois, uma reunião é agendada. Vitória! Nem tanto, pois a mesma é remarcada mais de uma vez.

Com o social selling, alcançar decisores e influenciadores de compra que, assim como você, já estão nas plataformas sociais, fica muito mais fácil. Você consegue entender melhor o momento da empresa em questão e interagir com esses profissionais, de forma muito menos invasiva e inoportuna.

Com uma presença consistente nas redes sociais, você e sua empresa ganham audiência, aumentam o engajamento do público-alvo, mostram autoridade sobre o setor em que atuam e, de quebra, conseguem aumentar a taxa de conversão nos negócios. O  é acessado por um bilhão de usuários de todo o mundo todos os dias e o WhatsApp chegou a 1 bilhão de usuários. O , rede social voltada aos profissionais, soma 25 milhões de perfis cadastrados e o Brasil é o terceiro maior mercado do site no mundo.

São números impressionantes e o , a maior rede social profissional do mundo, pode (e já é!) utilizado para estabelecer contatos de negócios B2B. Por que você ou sua empresa ficariam fora dessa? Lembre-se da velha máxima: quem não é visto, não é lembrado!

Conte com o social selling como seu aliado na de TI

Está claro que o processo de vendas vem se adaptando à no jeito de comprar: hoje, muito provavelmente, seus clientes só vão falar com você ao final do processo de compras. Eles estarão muito bem informados sobre sua empresa e sua solução; você, em contrapartida, também precisará estar familiarizado com o potencial cliente, seu mercado e suas dores. Sim, o processo de preparação para a venda consultiva de TI continua valendo e é ainda mais fortalecido, ao passo que com as rede sociais, as informações estão mais acessíveis também.

No mundo da , que impacta diretamente as vendas B2B, todos (sua empresa, clientes e potenciais clientes) estão conectados 24 horas por dia, em seus computadores, notebooks, tablets ou smartphones. Por isso, você deve buscar o social selling como um aliado nas suas vendas consultivas de TI.

Em tempos de economia da atenção e conhecimento hiper disponível, a propaganda passa a ser menos efetiva e os contatos diretos – como as cold calls –, também. O fato de seu cliente encontrar facilmente na internet tudo o que ele precisa, assim como as opiniões de clientes e especialistas, mostra que você e sua empresa precisam estar nas redes sociais também. O fechamento do negócio será favorecido a partir de um relacionamento de confiança estabelecido previamente com o social selling, que será, mais do que nunca, relevante na tomada de decisão de compra. Continue acompanhando o blog para saber mais sobre vendas consultivas de Ti e social selling!

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