Como você sabe, todo ano realizo uma pesquisa sobre o mercado de serviços de contabilidade no Brasil.
Por causa do período atípico que vivemos, nesta edição resolvi publicar em etapas os dados brutos da pesquisa realizada.
Posteriormente publicarei o estudo completo, incluindo análises e conclusões.
METODOLOGIA DA PESQUISA
A coleta de dados foi realizada no período entre 12/08/2021 e 19/11/2021 utilizando uma ferramenta para pesquisas “Survey”.
Os respondentes foram estimulados a participar voluntariamente por meio de contatos em redes sociais e por divulgação por entidades como sindicatos do setor contábil e Conselhos Regionais de Contabilidade – aos quais registro meu agradecimento.
Foram obtidas 309 respostas. Considerando o tamanho da população de empresas do setor de contabilidade no Brasil, a margem de erro com esta amostra é de 5.56%, para um nível de confiança de 95%.
Margem de erro é o índice de variação dos resultados de uma pesquisa. Por exemplo, um erro amostral de 5% indica que o resultado poderá variar cinco pontos percentuais para mais ou para menos em sua pesquisa.
O nível de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados se outro grupo de indivíduos em uma mesma população fosse entrevistado.
PRIORIDADES PARA 2022
% | |
Captar novos clietes | 69,2% |
Mellhorar o atendimento a clientes | 61,7% |
Aumentar a capacitação técnica a equipe | 60,2% |
Aumentar a produtividade da empresa | 58,8% |
Implantar novas tecnologias | 56,3% |
Integrar sistemas de gestão de clientes com o escritório | 48,0% |
Criar ações para melhoria da experiência do cliente | 45,5% |
Aumentar a capacitação gerencial da liderança | 43,7% |
Revisar as estratégias da empresa | 43,0% |
Desenolver ações para engajamento de colaboradores | 40,5% |
Implantar sistemas para controle de processos e tarefas | 35,1% |
Implantar sistemas de gestão em nuvem para clientes | 26,9% |
Trabalhar com equipe parcialmente em home office | 24,7% |
Implantar sistemas em nuvem para processamento operacional | 24,0% |
Implantar programas de qualidade | 23,3% |
Redefinir o modelo de negócios da empresa | 22,9% |
Implantar sistemas para auto atendimento | 21,5% |
Ofertar serviços 100% online | 19,7% |
Implantar sistemas de help desk | 9,0% |
Trabalhar com equipe 100% em home office | 4,3% |
Não pretendo mudar nada na empresa | 1,8% |