PESQUISA MERCADO DE CONTABILIDADE 2021 – PARTE 5

"Disciplina é liberdade” Jocko Willink

Como você sabe, todo ano realizo uma pesquisa sobre o mercado de serviços de contabilidade no Brasil.

Por causa do período atípico que vivemos, nesta edição resolvi publicar em etapas os dados brutos da pesquisa realizada.

Posteriormente publicarei o estudo completo, incluindo análises e conclusões.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A coleta de dados foi realizada no período entre 12/08/2021 e 19/11/2021 utilizando uma ferramenta para pesquisas “Survey”.

Os respondentes foram estimulados a participar voluntariamente por meio de contatos em redes sociais e por divulgação por entidades como sindicatos do setor contábil e Conselhos Regionais de Contabilidade – aos quais registro meu agradecimento.

Foram obtidas 309 respostas. Considerando o tamanho da população de empresas do setor de contabilidade no Brasil, a margem de erro com esta amostra é de 5.56%, para um nível de confiança de 95%. 

Margem de erro é o índice de variação dos resultados de uma pesquisa. Por exemplo, um erro amostral de 5% indica que o resultado poderá variar cinco pontos percentuais para mais ou para menos em sua pesquisa. 

O nível de confiança representa a probabilidade de uma pesquisa obter os mesmos resultados se outro grupo de indivíduos em uma mesma população fosse entrevistado.

PRIORIDADES PARA 2022

%
Captar novos clietes69,2%
Mellhorar o atendimento a clientes61,7%
Aumentar a capacitação técnica a equipe60,2%
Aumentar a produtividade da empresa58,8%
Implantar novas tecnologias56,3%
Integrar sistemas de gestão de clientes com o escritório48,0%
Criar ações para melhoria da experiência do cliente45,5%
Aumentar a capacitação gerencial da liderança43,7%
Revisar as estratégias da empresa43,0%
Desenolver ações para engajamento de colaboradores40,5%
Implantar sistemas para controle de processos e tarefas35,1%
Implantar sistemas de gestão em nuvem para clientes26,9%
Trabalhar com equipe parcialmente em home office24,7%
Implantar sistemas  em nuvem para processamento operacional24,0%
Implantar programas de qualidade23,3%
Redefinir o modelo de negócios da empresa22,9%
Implantar sistemas para auto atendimento21,5%
Ofertar serviços 100% online19,7%
Implantar sistemas de help desk9,0%
Trabalhar com equipe 100% em home office4,3%
Não pretendo mudar nada na empresa1,8%
Nos próximos 12 meses, quais das ações abaixo sua empresa pretende priorizar?