Por que Cash is King nos momentos de crise?

por Kalen Smith*

traduzido e adaptado por Roberto Dias Duarte do de https://www.moneycrashers.com/why-cash-is-king/)

“Cash is King” (O dinheiro é rei) é um ditado antigo que costuma ser usado para explicar o fracasso das empresas e das famílias em momentos de crise. Sem a quantidade adequada de dinheiro disponível, todos podem ter grandes problemas e até mesmo ir à falência.

As empresas devem ter dinheiro disponível por vários motivos, como investir em nova infraestrutura e lidar com despesas inesperadas. Além disso, o fluxo de caixa de uma empresa é frequentemente citado como um fator-chave em seu potencial para o a longo prazo. Uma empresa pode ter toda a receita do mundo, mas sem a capacidade de gerar dinheiro, ela pode falhar terivelmente. É muito comum a empresa, vender muito, e até mesmo ter lucro, e “quebrar” por falta de caixa.

O mesmo pode ser dito para os consumidores. As pessoas muitas vezes se perguntam onde colocar seu dinheiro e imediatamente procuram poupança, ações, títulos ou fundos. Embora seja essencial poupar parte do seu dinheiro para a aposentadoria, uma casa nova ou uma educação universitária, é igualmente essencial manter o dinheiro em investimentos líquidos e de fácil acesso que não estão sujeitos a oscilações ou perdas no mercado. Esses investimentos não incluem apenas contas correntes, poupança e mercado monetário, mas também dinheiro vivo e frio. Na crises mais fortes, ativos como imóveis, por exemplo, perdem valor e são dificeis de serem vendidos para fazer caixa.

Vamos explicar as principais razões pelas quais o dinheiro é muito importante para empresas e famílias.

  1. As práticas precárias de gerenciamento de caixa são a principal causa de falência.
  2. Fluxo de Caixa é o fator financeiro mais importante. Uma empresa pode ter uma receita fantástica, custos razoáveis ​​e lucro significativo, mas se suas operações financeiras não forem projetadas com eficiência, ainda poderá ter um fluxo de caixa negativo. E sem fluxo de caixa positivo, qualquer empresa, por mais promissora que seja o , irá à falência. Obviamente, se um negócio acabou de ser lançado, ele poderá suportar um fluxo de caixa negativo no curto prazo, na esperança de alcançar o no longo prazo. Mas, eventualmente, qualquer empresa deve se concentrar na criação de fluxo de caixa positivo. 

  3. Investimentos. Para crescer, uma empresa frequentemente precisará investir em fábricas, imóveis, máquinas ou . Sem dinheiro disponível, uma empresa pode não ser capaz de fazer esses investimentos necessários e, como resultado, talvez nunca seja capaz de experimentar o crescimento da empresa. Certamente, uma empresa pode contrair um empréstimo, mas mesmo um empréstimo geralmente exige um adiantamento, o que, por sua vez, exige que a empresa tenha dinheiro. Os empréstimos também têm taxas de juros que podem afetar ainda mais os resultados.

  4. Aquisição de outras empresas. Uma maneira cada vez mais comum de expansão das empresas é aquisição de outras empresas. Todas essas têm uma coisa em comum – dinheiro. Sem o dinheiro necessário, essas empresas nunca teriam sido capazes de aproveitar a oportunidade única de comprar uma empresa valiosa a um preço razoável. São que fazem maravilhas para o potencial de crescimento de qualquer empresa.

  5. Sobrevivência durante crises. Toda empresa passará por períodos em que as coisas não funcionam em pleno potencial. Considere uma recessão global que reduz o faturamento de uma empresa. Sem dinheiro disponível, essa empresa seria forçada a reduzir drasticamente as operações de seus funcionários e talvez até tenha que declarar falência para pagar suas  dívidas. Com dinheiro, a empresa será mais flexível e mais capaz de sobreviver à crise.

  6. Preparação para emergências. Como indivíduos, as empresas enfrentam emergências nas quais precisam pagar gastos imediatamente. Isso inclui honorários legais e custos inesperados associados a desastres naturais.

  7. Ajuda as empresas a se expandirem na ausência de empréstimos. Muitas pequenas empresas tiveram que aprender da maneira mais difícil que os bancos estão se tornando mais duros na  forma como emprestam dinheiro. Se uma empresa tem dinheiro disponível, pode aproveitar melhor as oportunidades para expansão.

 

  • Kalen Smith has written for a variety of financial and business sites. He is a weekly contributor for Young Entrepreneur and has worked as a guest blogger on behalf of Consumer Media Network. He holds an MBA in finance from Clark University in Worcester, MA.
Qual sua opinião sobre isso?