Resumo da pesquisa sobre inovação no mercado contábil (2021)

Somente adotar novas tecnologias não é suficiente para gerar valor para um escritório de contabilidade.

Em 2021 realizei um estudo preliminar sobre o processo de em empresas de no Brasil.

Publiquei aqui no blog os dados brutos desta pesquisa. Agora, com o resumo consolidado, é possível realizar uma análise mais interessante, mesmo que ainda em caráter prévio.

METODOLOGIA DA PESQUISA

A coleta de dados foi realizada no período entre 12/08/2021 e 19/11/2021 utilizando uma ferramenta para pesquisas “Survey”.

Os respondentes foram estimulados a participar voluntariamente por meio de contatos em redes sociais e por divulgação por entidades como sindicatos do setor contábil e Conselhos Regionais de Contabilidade – aos quais registro meu agradecimento.

Foram obtidas 309 respostas. Considerando o tamanho da população de empresas do setor de contabilidade no Brasil, a margem de erro com esta amostra é de 5.56%, para um nível de confiança de 95%. 

Principais indicadores de em 2021

Principais indicadores de escritórios contábeis em 2021

Principais diferenças entre escritórios de grandes e pequenos

A partir dos dados consolidados, podemos observar que há diferenças substanciais entre a atividade empreendedora contábil exercida pelos grandes players com relação aos pequenos escritórios que representam 80% do mercado.

  • A receita mensal das grandes empresas de é 9,5 vezes maior que a dos pequenos. Já o custo operacional com pessoal dos grandes é 9,8 vezes o dos pequenos, ou seja, não segue a exata proporção da receita. Isto se explica porque os primeiros remuneram melhor seus colaboradores, em média, 40% a mais.
  • Mesmo com a receita 9,5 maior, a quantidade de clientes dos grandes escritórios é apenas 4 vezes a dos pequenos. O motivo é que o valor médio pago mensalmente pelos clientes dos grandes escritórios é 2,3 vezes o que os pequenos recebem dos seus.

Por que os clientes dos grandes escritórios pagam mais?

Analisando os dados coletados no quesito , podemos encontrar indícios para a resposta à essa pergunta.

Em todos os aspectos da inovação, os grandes escritórios se sobressaem com relação aos pequenos:

  • Os grandes criam duas vezes mais serviços que os pequenos para ofertar a seus clientes.
  • Em termos de em de e vendas, os grandes inovam três vezes mais. O mesmo ocorre com quanto à e liderança.
  • No que diz respeito à em para melhoria da eficiência, e busca de novos segmentos, os grandes inovaram, em média, 50% a mais que os pequenos.
  • Apenas em relação ao uso de novas tecnologias e novas parcerias é que a diferença não foi tão acentuada (30%).

Conclusão sobre a no mercado de brasileiro

Obviamente ainda há muito o que se estudar para atingirmos a total compreensão sobre os resultados do comportamento inovador na prestação de serviços de contabilidade. Porém, alguns pontos começam a ficar mais claros, sobretudo no caminho para diferenciação e geração de valor.

Sem dúvida, a é um fator importante para geração de valor neste mercado. Os números apontam nesta direção. Porém, a qualidade da é fundamental.

Os dados desta pesquisa indicam que a mera adoção de novas tecnologias ou estabelecimento de parcerias não é suficiente para gerar valor (de forma relevante) para um escritório de contabilidade.

realmente impactantes estão no escopo de desenvolvimento de liderança, métodos de gestão, marketing, e criação de novos serviços.

Estas ações transformam todo o ecossistema e seus resultados são percebidos pelos empresários que pagam mais para seus prestadores de serviços contábeis, que por sua vez remuneram melhor seus colaboradores.