
Quem tem medo da “Contabilidade Online” e da competição por preços? Estes dois assuntos são bem corriqueiros em conversas de praticamente todos os grupos de profissionais da contabilidade no Brasil (e, posso garantir que, no mundo todo!). Confira o caso de superação da Mastercont Contabilidade.
“No inÃcio de 2017 as contabilidades online  tornaram-se uma ameaça para o meu negócio. Quando então, comecei a “perder†alguns clientes de serviços.†Quem o diz é Vanda Fonsêca, contadora por paixão e proprietária da MasterCont Contabilidade.
O surgimento das novas contabilidades (online e digital) fizeram Vanda pensar em vender o escritório e procurar um outro formato de negócio.
Enquanto a contabilidade online (também conhecida como “contabilidade faça você mesmo” ou “do it yourself”) se restringe à escrituração e a demonstração, o modelo de contabilidade digital se propõe a utilizar a tecnologia da informação para automatizar, tanto quanto possÃvel, a escrituração e a demonstração, liberando tempo para que “o profissional exerça a sua função cientÃficaâ€.
Faça download do estudo completo sobre o contabilidade digital.
Como será que a MasterCont resolveu essa situação?
Vanda Fonsêca trabalhava em uma grande empresa do ramo de saúde, atuando como contadora pleno
“Já fazia à parte alguns trabalhos de consultoria contábil e tributária; quando me decidi por abrir o escritórioâ€, recorda.
Foi a enorme paixão pela contabilidade que a levou a abrir a MasterCont Contabilidade em 2005, em Salvador, BaÃa. Atualmente com 11 funcionários, a empresa tem no ramo dos serviços seus principais clientes.
“Na maioria empresas de Engenharia de pequeno e médio porte licitantes de órgãos públicosâ€, diz Vanda.
O investimento em capacitação foi essencial para conseguir superar a concorrência a levar o escritório contábil ao sucesso. Para tal, Vanda investiu no seu conhecimento.
“Fiz MBA em Consultoria Financeira aqui no Brasil e  Gestão de Negócios na Universidade do Minho em Portugalâ€.
Além da formação acadêmica, a empresária contábil conciliava as atividades do escritório com a docência do Ensino Superior.
“Ter e atuar no escritório agregou valor à minha carreira de docente, pois podia levar para a sala de aula, a prática do escritório contábil e pude aproveitar talentos de alguns alunos , trazendo-os para estágio no escritórioâ€, revela.
“O curso Contador 2.0, foi para minha empresa um marco históricoâ€.
“Há algum tempo eu já acompanhava o trabalho do Prof. Roberto e a curiosidade em saber o propósito do Workshop Contador 2.0 me levaram ao curso†relata a empresária.
E o resultado não poderia ter sido mais surpreendente.
“Em 3 meses após o curso, eu tenho a persona dos meus clientes traçada,  saà do nÃvel operacional para o tático, mudei o meu modelo de negócios, criei uma Holding de sucesso, aumentei o meu ticket médio e a captação de novos clientes. Mudei a performance, Layout e endereço do meu escritório com instalações maiores e estratégicas.  Com baixo investimento financeiro e grandes perspectivas de crescimento. E as ideias não param de surgirâ€, conta a proprietária da MasterCont Contabilidade.
Como criar um serviço contábil de alto valor?
Além da importância da definição da persona, a participação no curso trouxe para a MasterCont Contabilidade, a visão para outras oportunidades de negócio dentro da empresa.
“Na identificação das dores dos clientes, percebi que dentre outras, a maioria tinha um passivo trabalhista muito alto e não tinha estrutura adequada para seleção, contratação e treinamento e mão de obra adequadaâ€, conta Vanda Fonsêca.
A equipe da MasterCont, facilmente percebeu esta fraqueza como uma oportunidade de agregar este serviço como um diferencial face à concorrência.
“Criamos uma nova empresa de Terceirização de Mão de obra (Masterpromo Terceirização e Serviços) e uma Holding (Grupo Master Soluções em Serviços) que controla a atividade de Terceirização de mão de obra  e na adequação à s Normas da Reforma Trabalhistaâ€, diz.
Com esta estratégia, a empresa criou combos de serviços para atender as necessidades especÃficas e as demandas por tipo de empresa e serviços.
“No geral, oferecemos  mão de obra – selecionada de acordo com o perfil solicitado – , treinada e qualificada dentro de um combo que já contempla (ou não) os serviços Contábeisâ€, conta  a contadora.
Olha que bacana a MasterCont implementando os pacotes de serviços! Assiste este vÃdeo onde eu falo mais sobre isso! |
Pacotes de serviços de contabilidade?
Sempre com foco na plena satisfação dos clientes, que segundo Vanda, só têm a ganhar.
“A venda destes combos está sendo muito bem aceita no mercado; uma vez que as empresas estão tendo muita dificuldade com as novas regras da reforma trabalhista e preferem não assumir diretamente o risco de contratação da forma erradaâ€, revela.
Percebendo a valorização e reconhecimento dos serviços do escritório, Vanda Fonsêca assume um aumento significativo nos resultados.
“Conseguimos mais que dobrar nosso ticket médio e dobramos também a captação efetiva de novos clientes que eram de 2 contratos/mês.  Com projeção para o próximo trimestre de 6 novos contratos/mêsâ€, assume.
Sobre o curso, a empresária contábil entende que este foi fundamental para a compreensão da diversidade de produtos e serviços que poderia oferecer aos seus clientes, sem perder o foco na contabilidade.
“O curso ajudou a pontencializar minha estrutura e as habilidades que desenvolvi ao longo da minha carreira. Além de me oferecer ferramentas adequadas para construção de novas ideias e a implementação de um novo modelo de negócioâ€.
Contador 2.0: Só para quem ama o empreendedorismo contábil!
Vanda acrescenta que o curso é relevante “especialmente para aqueles que amam o que fazem, apostaram em um sonho e por algum motivo se perderam no meio do caminho e precisam retomar o crescimento do seu negócio  e não sabem por onde começarâ€, diz.
Para o futuro, a MasterCont está trabalhando para melhorar a experiência do cliente, melhorando o processo de atendimento.
“Estamos investindo em um site mais completo e responsivo, em tecnologia e mão de obra qualificada. Temos uma expectativa de consolidar nossa marca no mercado e futuramente franquear nosso modelo de negócioâ€, conta.