Superando a ameaça da “Contabilidade Online” e a guerra de preços: o case da MasterCont Contabilidade.

Em 3 meses após o curso, eu tenho a persona dos meus clientes traçada,  saí do nível operacional para o tático, mudei o meu modelo de negócios, criei uma Holding de sucesso, aumentei o meu ticket médio e a captação de novos clientes.
Em 3 meses após o , eu tenho a persona dos meus clientes traçada,  saí do nível operacional para o tático, mudei o meu , criei uma Holding de , aumentei o meu ticket médio e a captação de novos clientes.

Quem tem medo da “” e da competição por preços? Estes dois assuntos são bem corriqueiros em conversas de praticamente todos os grupos de profissionais da contabilidade no Brasil (e, posso garantir que, no mundo todo!). Confira o caso de superação da Mastercont Contabilidade.

No início de 2017 as contabilidades online  tornaram-se uma ameaça para o meu negócio. Quando então, comecei a “perder” alguns clientes de serviços.” Quem o diz é Vanda Fonsêca, contadora por paixão e proprietária da MasterCont Contabilidade.

O surgimento das novas contabilidades (online e digital) fizeram Vanda pensar em vender o escritório e procurar um outro formato de negócio.

x

Enquanto a (também conhecida como “contabilidade faça você mesmo” ou “do it yourself”) se restringe à escrituração e a demonstração, o modelo de se propõe a utilizar a para automatizar, tanto quanto possível, a escrituração e a demonstração, liberando tempo para que “o profissional exerça a sua função científica”.

Faça download do estudo completo sobre o contabilidade digital.

Como será que a MasterCont resolveu essa situação?

Vanda Fonsêca trabalhava em uma grande empresa do ramo de saúde, atuando como contadora pleno

Já fazia à parte alguns trabalhos de consultoria contábil e tributária; quando me decidi por abrir o escritório”, recorda.

Foi a enorme paixão pela contabilidade que a levou a abrir a MasterCont Contabilidade em 2005, em Salvador, Baía. Atualmente com 11 funcionários, a empresa tem no ramo dos serviços seus principais clientes.

“Na maioria empresas de Engenharia de pequeno e médio porte licitantes de órgãos públicos”, diz Vanda.

O investimento em capacitação foi essencial para conseguir superar a a levar o ao . Para tal, Vanda investiu no seu conhecimento.

“Fiz MBA em Consultoria Financeira aqui no Brasil e   de Negócios na Universidade do Minho em Portugal”.

Além da formação acadêmica, a empresária contábil conciliava as atividades do escritório com a docência do Ensino Superior.

Ter e atuar no escritório agregou valor à minha carreira de docente, pois podia levar para a sala de aula, a prática do e pude aproveitar talentos de alguns alunos , trazendo-os para estágio no escritório”, revela.

“O 2.0, foi para minha empresa um marco histórico”.

Há algum tempo eu já acompanhava o trabalho do Prof. Roberto e a curiosidade em saber o propósito do Workshop Contador 2.0 me levaram ao ” relata a empresária.

E o resultado não poderia ter sido mais surpreendente.

Em 3 meses após o curso, eu tenho a persona dos meus clientes traçada,  saí do nível operacional para o tático, mudei o meu , criei uma Holding de , aumentei o meu ticket médio e a captação de novos clientes. Mudei a performance, Layout e endereço do meu escritório com instalações maiores e estratégicas.  Com baixo investimento financeiro e grandes perspectivas de crescimento. E as ideias não param de surgir”, conta a proprietária da MasterCont Contabilidade.

Como criar um serviço contábil de alto valor?

Além da importância da definição da persona, a participação no curso trouxe para a MasterCont Contabilidade, a visão para outras oportunidades de negócio dentro da empresa.

Na identificação das dores dos clientes, percebi que dentre outras, a maioria tinha um passivo trabalhista muito alto e não tinha estrutura adequada para seleção, contratação e e mão de obra adequada”, conta Vanda Fonsêca.

A equipe da MasterCont, facilmente percebeu esta fraqueza como uma oportunidade de agregar este serviço como um diferencial face à .

“Criamos uma nova empresa de Terceirização de Mão de obra (Masterpromo Terceirização e Serviços) e uma Holding (Grupo Master Soluções em Serviços) que controla a atividade de Terceirização de mão de obra  e na adequação às Normas da Reforma Trabalhista”, diz.

Com esta , a empresa criou combos de serviços para atender as necessidades específicas e as demandas por tipo de empresa e serviços.

No geral, oferecemos  mão de obra – selecionada de acordo com o perfil solicitado – , treinada e qualificada dentro de um combo que já contempla (ou não) os serviços Contábeis”, conta  a contadora.

Olha que bacana a MasterCont implementando os pacotes de serviços! Assiste este vídeo onde eu falo mais sobre isso!

Pacotes de serviços de contabilidade?

Sempre com foco na plena satisfação dos clientes, que segundo Vanda, só têm a ganhar.

“A venda destes combos está sendo muito bem aceita no mercado; uma vez que as empresas estão tendo muita dificuldade com as novas regras da reforma trabalhista e preferem não assumir diretamente o risco de contratação da forma errada”, revela.

Percebendo a valorização e reconhecimento dos serviços do escritório, Vanda Fonsêca assume um aumento significativo nos resultados.

Conseguimos mais que dobrar nosso ticket médio e dobramos também a captação efetiva de novos clientes que eram de 2 contratos/mês.  Com projeção para o próximo trimestre de 6 novos contratos/mês”, assume.

Sobre o curso, a empresária contábil entende que este foi fundamental para a compreensão da diversidade de produtos e serviços que poderia oferecer aos seus clientes, sem perder o foco na contabilidade.

“O curso ajudou a pontencializar minha estrutura e as habilidades que desenvolvi ao longo da minha carreira. Além de me oferecer ferramentas adequadas para construção de novas ideias e a implementação de um novo modelo de negócio”.

2.0: Só para quem ama o contábil!

Vanda acrescenta que o curso é relevante “especialmente para aqueles que amam o que fazem, apostaram em um sonho e por algum motivo se perderam no meio do caminho e precisam retomar o crescimento do seu negócio  e não sabem por onde começar”, diz.

Para o futuro, a MasterCont está trabalhando para melhorar a experiência do cliente, melhorando o processo de .

“Estamos investindo em um site mais completo e responsivo, em e mão de obra qualificada. Temos uma expectativa de consolidar nossa marca no mercado e futuramente franquear nosso modelo de negócio”, conta.

 

Qual sua opinião sobre isso?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.