4 perguntas básicas para direcionar a estratégia do seu escritório de contabilidade

por Roberto Dias Duarte

“A estratégia é trabalho duro e não existem atalhos mágicos”.
“A é trabalho duro e não existem atalhos mágicos”.

A está cada vez mais presente no meio corporativo e com ela o surgimento das mega tendências na contabilidade. Atualmente, temas como Inteligência Artificial, e (IoT) associados ao setor contábil são cada vez mais uma realidade. E vêm impulsionando o crescimento das empresas por meio de produtos e de alto valor agregado aos clientes.

Inclusive, você já deve saber o quanto a na contabilidade é importante. Como a está na ordem do dia, o 2.0 precisa buscar atualização constante para não ser ultrapassado.

Conheça três realidades que já estão impactando este setor.

Mas é preciso uma atenção especial, para acompanhar essas mudanças e é necessário não descuidar da no seu negócio. Kevin J. Boudreau, professor professor de na Harvard Business School e na Northeastern University,  mostra em um artigo publicado na Harvard Business Review que a estratégia de hoje é muito mais complexa, dinâmica e exigente. Uma vez que ela está presente em plataformas multidimensionais.

estratégica na contabilidade

Muitos empresários acabam deixando a questão da estratégica na contabilidade em segundo plano. Outros, já recorrem a ferramentas como o modelo de negócio , para modelos disruptivos, como forma de compreender a realidade do mercado, conhecer as necessidades de seus clientes e os pontos fortes do seu escritório. Aproveite e saiba como o modelo de negócio Canvas pode ajudar o empresário contábil.

O estratégico é fundamental para entender o seu negócio, fazer prospecções e nortear as ações para o futuro da sua . “A estratégia é trabalho duro e não existem atalhos mágicos”. É desta forma que o professor de estratégia Kevin Boudreau levanta algumas questões que todo o empresário deve fazer para chegar à estratégia da sua empresa. O desafio da estratégia é desenvolver uma visão integrada do funcionamento do seu negócio e como ele cria e capta valor dentro do seu ambiente operacional.

Estratégia na contabilidade: 4 questões básicas que todas as empresas contábeis devem responder

1. Quem você está servindo?

A questão aqui é qual valor o pretende criar e para quem. Os clientes compram produtos e serviços porque percebem valor neles. O primeiro passo para uma estratégia de é esclarecer como criar valor e para quem. Isso significa definir quem são os seus clientes.

Segmentar a atuação do seu negócio ajuda a criar um diferencial para os seus serviços que levarão a sua empresa a se destacar da . Ao conhecer profundamente os seus clientes você vai descobrir quais as suas dores, ou seja, suas reais necessidades e então trabalhar a melhor forma de solucioná-las. Desta maneira, você vai aumentar os seus resultados na captação de clientes. Saiba mais sobre segmentação de clientes com o ciclo de inovação de Moore.

Michael Porter, professor em Harvard em 1980 já dizia que estratégia define claramente aquilo que você deve e não deve fazer, quais os clientes que você deve e não deve atender. Ou você acha que é bom em tudo e que consegue atender todo o mundo de forma excepcional? A decisão é sua!

2. O que você está oferecendo?

O próximo passo é definir a sua proposta de valor, ou seja, o trabalho a ser feito ou problema que pretende resolver. Aqui, o precisa definir quais dimensões de uma solução fazem o valor do cliente: velocidade, custo ou personalização. E de que forma a sua solução supera a . Assim, a melhor estratégia é oferecer um produto ou serviço altamente valorizado e exigido pelos clientes e suficientemente exclusivo para desafiar a duplicação dos concorrentes. Saber como definir a proposta de valor de uma empresa é fundamental para direcionar o seu estratégico, capacitar os seus colaboradores e direcionar os investimentos.

3. Como você planeja entregar esse valor?

Ao traçar a posição no mercado, definindo como criar valor e para quem, o precisará também definir o seu modelo operacional, ou seja, as escolhas e práticas que definem como realizar o negócio. Um modelo operacional bem sucedido é mais do que apenas “como ganhar dinheiro”, é um conjunto de decisões que juntas criam mais valor do que cada um por conta própria. A utilização de técnicas de modelagem e de negócios praticadas pelas empresas mais bem-sucedidas do mundo podem ser a melhor estratégia. E o método Business Model Canvas revela-se como uma das mais eficazes ferramentas.

Kevin Boudreau afirma que para começar, você deve pensar nas etapas da sua cadeia de valor e listar todas as práticas-chave que parecem distinguir a sua empresa das demais. Então pense como essas práticas se encaixam e como elas se conectam com a posição que você esboçou.

4. Qual é a sua vantagem competitiva?

Para o autor a questão central de toda a estratégia é “porque você não será copiado?” Mesmo que ofereça um ótimo produto ou serviço, que os clientes adoram e ganhem dinheiro, se os seus concorrentes poderem facilmente entrar no mercado e copiá-lo, eles irão fazê-lo!

Existem muitas fontes de vantagem competitiva que se apresentam em duas grandes categorias: vantagens baseadas em recursos ou insumos únicos que são valiosos, raros, difíceis de imitar, duráveis e específicos para a sua organização. E vantagens baseadas na posição – coisas como escala e incumbência ou efeitos de rede e entrada adiantada. Pense que recursos você possui, o que seria mais difícil para os concorrentes copiarem, bem como estratégias eficazes que aumentem as suas chances de . Descubra algumas estratégias eficazes para que os gerentes possam aumentar as suas chances de .

A estratégia do

O é uma plataforma multidimensional que tem uma para os pessoas à procura de emprego e outra para os recrutadores e consultores. O seu modelo operacional enfatiza o acesso fácil e gratuito, criando uma escala, que oferece uma vantagem competitiva sob a forma de efeitos de rede, ou seja, quantos mais usuários o tiver na plataforma, mais valioso será para todos.

na contabilidade

Sabemos que a  inovação na contabilidade e a mudaram a forma como as pessoas vivem, trabalham e fazem negócios. A transformação digital está pressionando as organizações a analisar e melhorar os seus , favorecendo a criação de vantagens competitivas e o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. Se a sua empresa ainda não definiu a gestão estratégica na contabilidade, não espere mais e comece hoje mesmo a definir um futuro de sucesso para o seu escritório!

 

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