Como avaliar o desempenho da sua equipe?

Os colaboradores são o recurso mais valioso de seu escritório de contabilidade. Sabendo disso, é primordial uma gestão estratégica para desenvolvê-los, motivá-los e torná-los parte contribuinte no alcance das metas e objetivos.

Para avaliar o desempenho de sua equipe é necessário que sejam consideradas duas vertentes principais: as soft e hard skills.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS HARD SKILLS

Na área contábil, há algumas hard skills (habilidades técnicas) essenciais para que os resultados sejam alcançados de maneira eficiente. Tais habilidades são adquiridas em instituições de ensino ou através da experiência profissional.

Uma hard skill é mais facilmente avaliada, pois o seu resultado é tangível e se pode observá-lo na prática.

Normalmente, as hard skills são avaliadas no próprio processo seletivo, onde o candidato é submetido a testes e avaliações para medir o seu nível de conhecimento na área.

Alguns exemplos de hard skills são: conhecimento contábil e fiscal, legislação, apuração de impostos, folha de pagamento, Excel avançado, inglês fluente, entre outros.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS SOFT SKILLS

Diferente das hard skills, as soft skills são mais difíceis de serem avaliadas, pois se referem a uma habilidade comportamental.

As soft skills estão se tornando cada vez mais um diferencial frente às novas demandas do mercado e algumas delas são essenciais para quem atua na área contábil.

Com o crescimento dos estudos em gestão estratégica de pessoas, foram desenvolvidos alguns indicadores que podem auxiliar nesse processo de avaliação das soft skills tornando tangível uma habilidade subjetiva.

Para que seu escritório contábil cresça de maneira eficiente e eficaz, obtenha cada vez melhores retornos sobre seus investimentos e sucesso em seu planejamento estratégico, é necessário a constante avaliação de alguns indicadores de desempenho de Recursos Humanos.

Abaixo, traremos duas ferramentas estratégicas que irão te auxiliar a melhor se posicionar no mercado a partir da avaliação e desenvolvimento de seu capital humano.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

A Avaliação de Desempenho por Competências é uma ferramenta estratégica para auxiliar os gestores no processo de avaliação das hard e soft skills.

Através dela, é possível mensurar o desempenho de um colaborador, considerando seus resultados, competências e o seu tempo de empresa.

Nesta avaliação, também é possível identificar os pontos fortes e de melhoria de cada pessoa, considerando a função que exerce em seu escritório contábil.

O que é uma competência?

Competência é um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA):

– CONHECIMENTO: refere-se ao saber teórico.
– HABILIDADE: saber colocar em prática o conhecimento teórico.
– ATITUDE: decisão de realizar os conhecimentos e habilidades.

Suponha que você contrate um contador que precise fazer demonstrações contábeis. Isso provavelmente foi aprendido por ele na faculdade, assim, se refere ao seu CONHECIMENTO.

Caso ele de fato saiba elaborar uma demonstração contábil, ele possui esta HABILIDADE. No entanto, a decisão de realizá-la é dele. Esta última é a sua ATITUDE.

Realizando estes três pontos, podemos dizer que o contador possui uma COMPETÊNCIA.

Avaliando o Desempenho da equipe através das Competências

Para avaliar o desempenho da equipe, são considerados quatro tipos principais de competências:

– Competências de liderança;
– Competências técnica;
– Competências comportamentais;
– Competências organizacionais.

A seguir, listamos três maneiras diferentes para avaliar o desempenho de sua equipe através da Avaliação por Competências:

Avaliação 45º

Na avaliação 45º, não há a participação do colaborador. Ele é avaliado individualmente apenas por seu gestor imediato e numa periodicidade definida pela empresa, normalmente de 6 meses.

Avaliação 90º

O colaborador também é avaliado individualmente por seu gestor imediato numa certa periodicidade. No entanto, além da avaliação de sua liderança, o próprio colaborador faz uma avaliação sobre si, respondendo às mesmas perguntas.

Ao final, as duas avaliações são comparadas e gestor e colaborador chegam num consenso sobre a nota em cada quesito avaliado.

Avaliação 360º

Nesta avaliação, o colaborador é avaliado através de diversas vertentes: seu gestor, seus colegas de equipe, colaboradores e lideranças de outras áreas e até mesmo por fornecedores e clientes.

A avaliação 360º permite uma visão mais ampla dos resultados alcançados e das competências que precisam ser estimuladas ou desenvolvidas.

BENEFÍCIOS DA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Avaliar o desempenho de sua equipe através da Avaliação por Competências trará diversos benefícios para seu escritório de contabilidade e contribuirá para a melhora de diversos indicadores, pois:

– Reduz o do turnover;
– Auxilia na formação de equipes de alta performance;
– Melhora a comunicação entre líderes e liderados;
– Faz os processos se tornarem mais assertivos.

Além disso, através desta ferramenta os colaboradores ficarão cientes, desde a sua contratação, do que é esperado deles e o plano de carreira de torna mais visível.

Como as informações sobre o desempenho da equipe são documentadas, o processo de feedback também é facilitado para os gestores.

PEOPLE ANALYTICS

O People Analytics é uma ferramenta para auxiliar no processo de análise de dados e facilitar a tomada de decisões estratégicas.

Com ele, é possível acompanhar o engajamento, a produtividade e satisfação das pessoas em seu escritório de contabilidade.

Como já dito, os colaboradores são o recurso mais valioso de seu negócio. Dessa forma, é importante mensurar seus comportamentos e desempenhos.

A coleta de dados através do People Analytics te ajudará a responder questões importantes para a empresa como o que está ocasionando o baixo engajamento e o turnover.

Como funciona o People Analytics?

A coleta de dados para o People Analytics é realizada por meio de softwares e isso pode ser feito a partir de uma série de fontes, como sistemas de gestão do trabalho e mídias sociais, por exemplo.

Através da organização, refinamento e análise dos dados coletados será possível identificar padrões e tendências de comportamento que contribuirão para aumentar a eficiência, produtividade e engajamento dos colaboradores em seu escritório de contabilidade.

Atrelado à avaliação de desempenho por competências, o People Analytics contribuirá para a gestão mais eficiente de seu negócio.

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