• PT
  • EN
  • Como se comportar frente às tendências tecnológicas na contabilidade

    por Roberto Dias Duarte

    Um estudo da Oxford University e da consultoria Deloitte classificou a contabilidade como uma das principais atividades com tendência a automação
    Um estudo da Oxford University e da consultoria Deloitte classificou a contabilidade como uma das principais atividades com tendência a automação

    A transformação digital acontece diariamente em todos os segmentos, inclusive no setor contábil. Por isso, é preciso estar atento às novas tecnologias que batem a porta da sua empresa. As mudanças que surgem dia após dia, podem assustar, mas o contador 2.0 – que quer sobreviver no mercado e ver seu negócio prosperar – precisa transformar o “medo” em estopim para uma de pensamento, cultura e atitude.

    É importante dizer que entender as mudanças tecnológicas no setor são imprescindíveis para prosperar no futuro próximo. Um estudo da Oxford University e da consultoria Deloitte classificou a contabilidade como uma das principais atividades com tendência a automação – ocupando o 26º lugar numa lista de 366 postos de trabalho.

    Parece alarmante? E realmente é se você e seu escritório não estiverem a frente dessas transformações.

    A na contabilidade não precisa ser vista como uma ameaça ao seu escritório, mas sim como uma oportunidade que a transformação digital está trazendo. Ela faz com que seu trabalho operacional ganhe mais produtividade, viabilizando a oferta de um serviço mais consultivo aos seus clientes.

    Se adequar à mudanças é entender e se beneficiar de toda a abrangência de tempo e informação que a pode proporcionar a você, seu escritório e consequentemente os seus clientes.

    Um exemplo típico da tecnológica são os bancos. Há alguns anos você se deslocaria às 8h da manhã, pegaria uma imensa fila, esperaria para entrar na sua agência bancária e pegar uma senha com a atendente, e depois de algumas longas horas seria atendido. Hoje com o aplicativo do seu banco, você acessa com cliques o que levaria uma manhã inteira, ou muitas vezes o dia inteiro, para solucionar.

    Além de organizarem de forma prática os operacionais do banco, as organizações financeiras ganharam mais tempo para criar, relacionamento de valor com seus clientes. A proporciona tempo para fazer com foco no que realmente interessa: o cliente!

    Com o tema em alta, não é coincidência que o maior evento do mundo para tecnologia na contabilidadeAccountex U.K. 2018 – tenha como foco a transformação digital no . Assim como aconteceu com os bancos, são tecnologias que vão chegando aos poucos e, em breve, farão parte da rotina dos escritórios

    Além de economizar tempo com as atividades de baixo valor agregado (como recebimento, organização e digitação de documentos), também será possível obter mais informações (e trabalhar com elas) para oferecer uma abordagem mais consultiva para a análise de balanços e projeções.

    A transformação digital exige uma de comportamento dos empresários contábeis no que se refere a:

    #1 Pensar estrategicamente

    Pensar de forma estratégica vai desde a otimização dos internos até entender de que forma você pode se comunicar melhor com seus clientes. Melhorar as ações de do seu escritório com foco no aumento de captação de clientes demanda tempo, estudo e estratégias para alcançar visibilidade e notoriedade. A adoção da tecnologia vai proporcionar mais tempo para você pensar nesses assuntos.

    #2 Entender com profundidade os segmentos  

    Seu deve ter clientes em diversos segmentos de mercado, mas você entende com profundidade os desafios de seus clientes em cada setor para poder trocar ideias, oferecer um serviço consultivo e realmente fazer a diferença como um 2.0?

    A tecnologia na contabilidade vai proporcionar mais tempo e dados acurados para um melhor conhecimento do ramo de atuação do seu cliente. Consequentemente, será possível auxiliá-lo com embasamento para otimizar a vida financeira da empresa e não apenas avisá-lo das novas regras da legislação tributária.

    #3 Tomar ações para ampliar sua carteira e seus serviços

    Muitas vezes os estão ocupados com suas tarefas cotidianas e se esquecem que o escritório também é uma empresa que demanda gestão, crescimento constante e lucratividade. Tomar ações planejadas é construir no presente um futuro certeiro e para isso, é preciso ter tempo.

    O 2.0 entende e prioriza a do seu negócio estabelecendo planejamentos, metas de crescimento e tomando decisões estruturadas.

    A contabilidade digital  muda a visão do cliente

    O cliente que enxerga o apenas como um gasto para estar em dia com os impostos e todas as burocracias exigidas, passará a encontrar um mais disponível a lhe entregar consultoria de valor que realmente propiciem um crescimento em sua empresa.

    Isto vem de encontro com o que pude encontrar recentemente na Europa. Lá, os profissionais contábeis já entenderam que a tecnologia não vai parar, ela existe e está cada vez mais presente no dia a dia de todos nós. E o mais importante, é nítido a compreensão e adaptação destes profissionais com a transformação digital. Além de se adaptarem, é possível perceber os múltiplos benefícios atingidos com esta mudança.

    É preciso saber usar esta transformação digital que estamos vivendo de maneira assertiva, proporcionando uma otimização integral da contabilidade.

    Ser um contador 2.0 implica em automatizar e focar estrategicamente em seus clientes, entregando uma verdadeira parceria de benefícios mútuos, na qual a contabilidade não atua apenas na parte burocrática, mas também como consultoria de negócio e melhorias para seus clientes.

    Entenda como o Workshop Contador 2.0 pode te ajudar a entender, se adaptar e se beneficiar das transformações digitais.

     

    Qual sua opinião sobre isso?