Entenda o básico sobre franquias para escritórios de contabilidade

Entenda o básico sobre franquias para escritórios de contabilidade


por Roberto Dias Duarte

Ao pensar em inovação no escritório contábil, já passou pela sua cabeça de investir em uma franquia contábil? O mercado exige mudanças constantes para atender as expectativas do cliente, além do desenvolvimento de diferenciais competitivos. Diante disso, fazer parte de uma rede de franqueados tem sido uma ótima estratégia para que o escritório de contabilidade se mantenha competitivo e possa inclusive ampliar sua atuação com novos negócios.

O que você precisa saber sobre franquias:

  • O modelo de franquia, ou franchising, é uma estratégia baseada na venda de licença, por meio da qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca.
  • Quando você decide formar uma franquia você acaba consumindo não só o produto que a empresa vende, mas também o know-how, a marca, e todo conhecimento que ela construiu com base nos erros e acertos.
  • As franquias oferecem capacitação com o objetivo de manter o time com alto nível profissional e com a cultura de processos definidos.
  • Para todos esses processos há o franqueador que concebe, desenvolve procedimentos e metodologias e evolui um negócio.
  • E também o franqueado, o profissional que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de licença e contrato concedidos pelo franqueador.

Para começar, responda: qual é o seu principal desafio como profissional contábil hoje? Você consegue se manter por dentro das tendências da contabilidade? Tem o suporte necessário para organizar seu negócio?

O mercado de serviços contábeis engloba mais de 60 mil organizações que se deparam, diariamente, com grandes desafios. Custos altos, problemas com o fisco, multas, clientes complicados e colaboradores pouco preparados muitas vezes.

Pense no modelo de franquia como uma rede de apoio para controlar riscos e oferecer suporte necessário para organizar inclusive esses processos. Uma franquia ocorre quando uma empresa (o franqueador) licencia seu nome comercial (a marca) e seus métodos operacionais (seu sistema de negócios) a uma pessoa ou grupo (o franqueado) que concorda em operar de acordo com os termos de um contrato ( o acordo de franquia). O franqueador fornece suporte ao franqueado e, em alguns casos, exerce algum controle sobre o funcionamento do franqueado sob a marca.

Para pensar: uma franquia é, basicamente, a replicação de um modelo de negócios que deu certo.

Como funcionam as franquias 

Se você ainda não sabe, já existe uma legislação desde 1994, aplicada às franquias, denominada Lei do Franchising, que estabelece claramente as responsabilidades das partes e a não existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre franqueadora e franqueado.

Isso porque, nas franquias, existe a opção de trabalhar com auditorias, que possuem modelos tributários, contábeis e fiscais, de forma tecnológica, e que podem ser feitas por amostragem ou auditores. Essa integração de franquia e tecnologia, permite ao franqueado maior chance de reduzir erros e proporcionar segurança e integração entre ele e o cliente.

Para ter um franquia ou ser um franqueado, é crucial trabalhar o Plano de Negócios da empresa, com estrutura de custos e bom desempenho da marca. Ajustando este planejamento, você pode, então, desenvolver a sistematização dos processos, no qual você vai saber como passar todos os conhecimentos para criar os manuais dos quais sua franquia precisará.

Esse processo também vai exigir que você recrute as pessoas certas e treine incansavelmente. Afinal, auditoria é reativo, deu um problema você pode descobri-lo, mas o treinamento é preventivo, é possível evitar que este problema aconteça. Contar com profissionais capacitados, também pode trazer alguns benefícios importantes, como:

  • Gestão: que é sistema e metodologia próprios para Gestão de Negócios Contábeis;
  • Treinamento: indispensável para quem quer ter sucesso com o modelo de negócios. O franqueado que fizer parte da rede recebe os treinamentos iniciais do conhecimento de excelência em gestão;
  • Suporte: consultores para acompanhamento da implantação são disponibilizados para avaliar também a certificação e visita à unidade.

Outro ponto importante é o investimento em marketing, também indispensável. Esta parte reflete quase 100% no do sucesso dos negócios. No fim das contas, são nos meios de comunicação que o público está hoje, e este o local onde sua marca precisa estar também.

Enquanto um negócio independente tem que duplicar o marketing para atrair clientes relutantes, as franquias contábeis têm a vantagem adicional da força da marca e da aceitação do mercado. Pense nisso!

Nos Estados Unidos, como já abordei em outro texto, existem 13 redes de franquias ofertando serviços contábeis, tributários, financeiros e processamento de folha de pagamentos, segundo dados da International Franchising Association. A Liberty Tax oferece, no mercado americano, serviços tributários para pessoas físicas e pequenas empresas, por meio dos seus 4,5 mil escritórios. Mas completa essa oferta com canais eletrônicos para atendimento tanto às pessoas físicas quanto jurídicas.

Ao que tudo indica, a chegada de franquias contábeis internacionais no Brasil, será um verdadeiro divisor de águas para o mercado contábil. Aliás, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franquias), só em 2017, o faturamento chegou a 163 bilhões.

Isso prova que a infraestrutura tecnológica e física e o know how sustentados por esses grupos serão capazes de fazer disparar a profissionalização dos escritórios de contabilidade, seja por aderência à rede ou pela competitividade e necessidade de sobrevivência de quem ficar de fora dela.

Além disso, a marca compartilha estratégias e experiências de melhores práticas de mercado, reduzindo o risco do negócio e turbinando seu desempenho a partir de ganhos nos processos de tecnologia e gestão, por exemplo. Ser capaz de se conectar diretamente a um modelo de negócios comprovado aumenta a probabilidade de o seu negócio de contabilidade ser bem sucedido.