O mínimo que você deve saber sobre as ferramentas de marketing para seu escritório contábil

Conheça as principais ferramentas de marketing que podem e devem impulsionar as ações de marketing do seu escritório contábil.

por Roberto Dias Duarte

Conheça as principais ferramentas de marketing que podem e devem impulsionar as ações de marketing do seu escritório contábil.
Conheça as principais ferramentas de marketing que podem e devem impulsionar as ações de marketing do seu escritório contábil.

Quanto mais o tempo passa, quanto mais a tecnologia avança, mais concorrência existe. E esta regra vale para todos os tipos de negócio, inclusive para os prestadores de serviços de contabilidade. Há alguns anos um bom escritório contábil precisava basicamente ser referência em legislação trabalhista, questões fiscais e gestão empresarial, isto bastava para avaliar a qualidade do serviço prestado.

Hoje o marketing na contabilidade está tão presente que já não basta entender apenas de questões contábeis, o leque de opções a oferecer ao cliente aumentou, precisando mostrar o diferencial para se destacar no mercado. Muitos empresários até se perguntam se um escritório contábil é mesmo um bom negócio.

Um escritório com gestão estratégica, cujos sócios têm o mindset empreendedor, é um excelente negócio!

Por isso tenho batido tanto na tecla I de Inovação e T de tecnologia

E além da adoção de pacotes de serviços, contabilidade consultiva e estratégica e ferramentas tecnológicas para automatizar e trazer produtividade ao escritório, você precisa fazer marketing contábil. O bom é que marketing e a tecnologia andam juntos e trazem soluções incríveis para diferenciar seu negócio.

Então trouxe neste post as principais ferramentas de marketing que serão essenciais para destacar seu escritório contábil, automatizar atividades e reduzir o tempo com tarefas manuais e trabalhosas.

O marketing e a tecnologia: ferramentas essenciais

Imagine um escritório contábil com 40 clientes. Organizar todos estes clientes por perfil e demanda, como saber o que e quando o cliente precisa, as necessidades urgentes e as tarefas mensais, e suas particularidades sem tecnologia é “furada”.

O marketing na contabilidade e toda a gama de potenciais clientes e parceiros que você precisa alcançar, do nicho que você escolher, também pode ser uma ação frustrada sem as ferramentas tecnológicas adequadas. Você vai precisar conhecer e usar soluções que propiciem o alcance e gestão dos resultados esperados.

Redes Sociais

Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar em um negócio sem sua presença nas redes sociais. Mas não basta estar presente, é importante gerar conteúdo relevante, e direcionar este conteúdo para atrair novos e bons clientes. Blog, Facebook e LinkedIn são exemplos de ferramentas de marketing essenciais que trabalham de forma estratégica para seu negócio.

Com um simples compartilhamento de post em uma destas redes sociais, por exemplo, é possível chamar a atenção de centenas de pessoas para o seu conteúdo e seu escritório contábil. Mas para incentivar este compartilhamento, é necessário investir em um bom conteúdo, relevante e atraente para sua persona, seu público alvo.

Ferramentas de automação de marketing

Além de colocar seu conteúdo nas redes sociais, é necessário rastrear e identificar possíveis leads, além da interação do público com sua marca nestes canais. Como são vários canais, e muita interação, é inviável fazer essa gestão manualmente.

Felizmente, o mercado já dispõe de soluções para automação de marketing. Essas ferramentas facilitam a administração da captação de clientes, análise de dados de tráfego e outras questões relacionadas ao marketing digital.

Você vai poder acompanhar de perto qual publicação do seu escritório teve mais engajamento, acessos, compartilhamentos, e como as pessoas estão chegando no seu blog. Essa medição também é importante para você medir o resultado dos seus investimentos em marketing, e direcionar verba para o que gera impactos mais positivos.

Google Analytics

Esta é uma ferramenta essencial para alavancar o marketing na contabilidade. O Google disponibiliza uma análise criteriosa de palavras-chave para ajudar a colocar seu site e suas informações em uma boa colocação nas páginas de busca. O Google Analytics também ajuda você a monitorar quem visita seu site, quem clica nas suas informações e qual o grau de interesse nos conteúdos.

Assim você saberá o que oferecer e de que forma oferecer, direcionando o conteúdo certo para o público certo.

CRM – Customer Relationship Management

Como o próprio nome traduzido diz, é um sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Já falei um pouco sobre o CRM aqui no blog. E quando falamos de CRM, é comum que pensamos apenas em vendas. Mas um sistema de CRM vai ajudar na integração dos seus processos de vendas e foco no cliente.

Ou seja, reúne tarefas, processos e informações desde a chegada do potencial cliente na sua empresa, e também os porquês do fechamento ou não do negócio. Estas informações são essenciais para direcionar o marketing na contabilidade.

Ah, o CRM pode ser integrado a uma solução de automação de marketing, que já traz para cá os leads qualificados pelo marketing digital. Daí é só iniciar o processo de vendas! Isso é legal, certo? E traz produtividade!

BI – Business Intelligence

Ou Inteligência dos Negócios, esta é outra ferramenta que nem todos imaginam sem útil para o marketing na contabilidade, mas é.

É uma das ferramentas de marketing mais usadas nos dias de hoje, isto porque ela é um processo de gerenciamento de informações, com coleta e análise de dados que dão o suporte ideal para as empresas tomarem decisões. A adoção de uma ferramenta de BI é parte essencial na jornada pela identificação do potencial cliente do seu escritório e engajamento dos clientes com a sua empresa.

Com um BI é possível mensurar os resultados das ações realizadas em marketing digital em comparação a outros investimento e dados estratégicos do seu escritório. O BI facilita o entendimento dos resultados das campanhas digitais, da jornada do lead até a conversão em cliente e dos padrões de compra dos serviços.

Com a análise de cenários, você pode fazer um balanço do que está dando certo ou errado nas ações escolhidas, para enriquecer e mudar suas estratégias.

Inove com ferramentas tecnológicas

A competição está cada vez maior, e com ela o desafio de inovar é constante. O marketing e a tecnologia estão unidos, oferecem diversas maneiras de inovar seu escritório contábil  e ir em busca de novos e bons clientes.

Desenvolver o marketing na contabilidade de forma direcionada e escalável é possível, basta escolher as ferramentas certas para potencializar suas ações e resultados. E garantir uma boa visibilidade do seu escritório, a fidelização do seu cliente e a conversão de novas oportunidades. Assim, você garante que ter um escritório contábil é um bom negócio!