O nascimento de um escritório contábil na era digital

 

A história do Eduardo Sousa na contabilidade começou há 20 anos, quando juntamente com mais dois amigos lideravam um escritório de referência, com uma vasta carteira de clientes. Mas algo não ia bem e a relação entre os sócios foi acabou sendo comprometida. Foi então que Eduardo tomou uma decisão que mudaria completamente a sua vida.

Eu preferi abrir mão de tudo o que fomos conquistando ao longo desses anos e saí”, conta.

Grupo Born: como transformar 20 anos de experiência contábil em inovação
Grupo Born: como transformar 20 anos de contábil em

Essa decisão acabaria transformando a vida do Eduardo e de toda a sua família. Determinado e agarrado à fé, o percebeu que a sua relação com a contabilidade não tinha terminado por ali. Era o momento de tentar um negócio próprio. Foi assim que, no início de 2017, nasceu o Grupo Born Soluções Tributárias .

Eu passei por uma situação muito difícil porque no início não tinha clientes, então chegou um momento em que eu consegui verbas com alguns amigos, que compraram a ideia e acreditaram em mim, e me fizeram empréstimos para eu montar o escritório”, confessa Eduardo.

Os atuais cinco funcionários do escritório de contabilidade, localizado em São Paulo, são pessoas com as quais Eduardo sempre teve uma relação de proximidade e até amizade
Os atuais cinco funcionários do escritório de contabilidade, localizado em São Paulo, são pessoas com as quais Eduardo sempre teve uma relação de proximidade e até amizade

Os atuais cinco funcionários do escritório de contabilidade, localizado em São Paulo, são pessoas com as quais Eduardo sempre teve uma relação de proximidade e até amizade, uma vez que são pessoas que participam do mesmo ciclo social e religioso.

Eu vim com foco de colocar pessoas com a mesma linguagem que a minha e assim fui crescendo aos poucos”, afirma.

Atualmente, o Grupo Born conta com uma carteira de 12 clientes, com previsão de aquisição de mais três. Apesar de a empresa estar crescendo, Eduardo está preocupado. “Agora tenho que me virar com da renda mensal com a qual estava habituado”, desabafou o .

Apesar das dificuldades, o CEO do Grupo Born está confiante e feliz com o futuro da empresa.

Recomeçar é muito difícil mesmo. Às vezes eu fico muito preocupado porque preciso pagar os funcionários. Mas felizmente nós estamos conseguindo nos virar”, afirma.

2.0: Transformando 20 anos de em conhecimento digital

Vinte anos depois de ter entrado no setor contábil, Eduardo percebeu que precisava renascer para uma uma contabilidade diferente, mais tecnológica.

Eu queria me atualizar porque estava engessado e precisava desenvolver argumentos para convencer meus clientes, além de buscar formas de abordar novos mercados, porque tudo mudou”, assume o contador.

Eduardo sentiu que precisava de mais conhecimento para enfrentar a e fazer o Grupo Born se firmar no setor. Percebeu então que o Workshop Contador 2.0 reunia os conceitos que ele precisava dominar para fazer o escritório crescer.

Aprendi dinâmicas válidas, o Roberto Dias Duarte abordou quais seriam os meus pontos fracos e as minhas qualidades, os quais são determinantes para melhorar a  relação com os clientes”, relembra o proprietário do Grupo Born.

Apesar de ter finalizado duas faculdades, em Comércio Exterior e Ciências Contábeis, Eduardo percebeu  a necessidade constante de se capacitar ã fim de não ser deixado para trás.

A dada altura, o Roberto Dias Duarte percebeu que eu estava tendo dificuldades porque os colegas do estavam bem à minha frente, com uma linguagem que eu ainda desconhecia”, recorda.

Ter um site próprio é a base para uma de com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para o seu público alvo e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio e vender seus serviços. Sabendo da importância do site para a empresa, Eduardo demonstra a sua preocupação.

Eu não tenho website ainda e isso me preocupa. Mas estamos trabalhando para chegar lá, ao nível das grandes empresas de contabilidade”.

Para o futuro, Eduardo está priorizando a presença digital do escritório.

Em termos tecnológicos estamos dando passos curtos ainda, porque necessitamos de recursos para investir nesta área. Hoje os nossos clientes perguntam pelo site, Instagram, , e eu percebi que eles interferem e influenciam muito”.

Perceba como as redes sociais são importantes para o escritório de contabilidade. Como um um recém nascido, o Grupo Born está ainda dando os primeiros passos em muitos setores fundamentais para o da empresa. Mas Eduardo acredita que a sua equipe reúne todas as condições para entregar um serviço de referência aos seus clientes. O importante é saber que com uma equipe de alto desempenho, e conhecimento, será possível chegar mais longe.

 

Qual sua opinião sobre isso?

40 thoughts on “O nascimento de um escritório contábil na era digital”