O que é BPO e qual a sua importância no futuro da contabilidade?

por Roberto Dias Duarte

Com faturamento anual de US$ 490 bilhões, o mundial está em franca expansão e, nos próximos anos, o Brasil tende a se tornar o número um do setor. Para isso, o precisa olhar para si, assimilar as transformações tecnológicas, sociais e mercadológicas que impactam o negócio e mudar o mindset na hora certa para sair na frente.

Fernando Dolabela, grande escritor empresarial, definiu o como “um insatisfeito que usa o seu inconformismo para criar soluções, serviços, produtos”.

Pura verdade. A lei da gravidade serve tanto para a física como para os negócios: tudo que sobe, desce. Nenhuma fórmula exitosa dura para sempre. O reside no entendimento de que tudo está em constante .

Muitas vezes, a transformação deve ser feita na base, no modelo de negócio, na forma como se agrega valor ao cliente, mesmo que a empresa esteja navegando no mar da prosperidade. Esse processo é doloroso. A saída da zona de conforto traz riscos e exige novo modo de pensar. No entanto, quem não muda, já está fadado ao fracasso.

Brasil como potencial líder mundial no setor contábil


De onde vem o potencial do Brasil para tomar a dianteira e conquistar a medalha de ouro no segmento contábil?

Primeiramente, do grande universo empresarial: são quase 20 milhões de empresas constituídas no território nacional, uma marca dificilmente batida.

Outro ponto favorável é a prática de cobrança por receita mensal recorrente em detrimento do modo utilizado na maioria dos países por hora trabalhada, que tem se mostrado ineficaz em virtude da . Enquanto outras nações correm atrás do prejuízo, o mercado brasileiro já está adaptado ao formato de utilizado por outros segmentos e empresas, a exemplo da Amazon e da Netflix, que vêm consagrando o modelo por assinatura.

Já o , no mundo, é dividido em três níveis:

  • Terceirizador, que corresponde à execução de tarefas como cumprimento de obrigações acessórias;
  • Consultor ou Educador, relacionado à oferta de serviços técnicos como ou tributário;
  • Conselheiro, ligado à e tomada de decisão.


Tecnologias como , deep learning e robotic process automation já estão postas e vão absorver o nível 1. Mas, as oportunidades estão nos níveis 2 e 3, exigindo a requalificação de importantes capacidades humanas como empatia e comunicação, que ganham mais relevância a cada dia.

Uma alusão pode ser feita com os serviços bancários: são vitais – nível 1, ninguém mais renuncia às facilidades trazidas por aplicativos e outras ferramentas, mas quando alguém tem o seu cartão clonado, exige o contato humano para resolver o problema. Dessa forma, sempre existirá alguém que alimente o mecanismo de e que conheça o negócio.

Mas afinal, o que é BPO?

Muitos profissionais da contabilidade têm falado em BPO, certo? Mas, o que é o BPO?

‍Business Process Outsourcing (BPO) é a terceirização de de negócios que, em geral, usam (ou deveriam usar) intensamente a da informação. Pense bem: por que uma empresa terceirizaria um processo de negócios dela?

As respostas podem envolver:

1. Foco maior no core business
2. Redução de riscos
3. Garantia da continuidade das operações
4. Garantia da conformidade legal

Mas, na realidade, tudo isso se resume a um ponto: redução do custo total da operação. Se fosse mais barato, a empresa certamente teria aquele processo interno e não o entregaria a um terceiro. E, inclua neste conceito de barato o custo de oportunidade (foco no core business), custo do risco, conformidade e o de continuidade.

é fator critico de para o BPO

Por isso, a empresa fornecedora de serviços de BPO deve utilizar intensivamente tecnologia. Sem automação dos , integração da cadeia produtiva dos clientes e mecanismos de autoatendimento, o BPO deixa de ser competitivo.

Basicamente, todos os escritórios de contabilidade são empresas de serviços de BPO. Eles fornecem a terceirização de contábeis, trabalhistas e tributários. E, como você já deve ter percebido, o BPO é classificado como serviço nível 1.

Mas então, por que tantos empreendedores da contabilidade buscam criar a oferta de BPO do contas a pagar, receber ou mesmo faturamento de seus clientes? Há três razões importantes que explicam essa busca:

  1. Ainda é um mercado onde há mais demanda que oferta, quando nos referimos às pequenas e médias empresas. Portanto, ainda não há competição por preços tão forte.
  2. O BPO dos processos financeiros gera um efeito sinérgico com o BPO do processo fiscal e contábil, resultando em um custo total da operação menor.
  3. A acuracidade das informações e a maior eficiência dos processos (BPO contábil, fiscal, financeiro), facilita de forma extraordinária a prestação de serviços consultivos e aconselhamentos estratégicos.

O  fato crítico de sucesso da oferta de BPO mais amplo, ou seja, contábil, fiscal, trabalhista e financeiro, é o uso intensivo de tecnologia. Então, se seu foco está nas pequenas e médias empresas, é imprescindível a utilização de um sistema de empresarial () em nuvem, devidamente integrado aos sistemas de processamento da contabilidade, folha e fiscal.

Transformação no perfil do profissional de contabilidade

Enfim, o profissional de contabilidade não será extinto, mas o seu perfil será transformado. No lugar de executor, assumirá os papéis de consultor e conselheiro. Obviamente, a partir de uma no seu modelo mental: de executor para consultor, conselheiro e, sobretudo, empresário.

Com esse novo mindset, os escritórios serão como empresas de tecnologia, que entregam conhecimentos contábeis e científicos integrados. Mais que isso, enxergarão genuinamente o cliente e entregarão mais valor, junto com uma melhor . Com toda essa perspectiva, o mundo inteiro volta os olhos para o brasileiro.

Qual sua opinião sobre isso?