Social Selling: vendas nas redes sociais para empresas de consultoria

por Roberto Dias Duarte

Social Selling รฉ uma metodologia de vendas baseada nas redes sociais, onde a interaรงรฃo com os seus clientes e potenciais clientes รฉ fundamental. Entenda a estratรฉgia e suas vantagens.
Social Selling รฉ uma metodologia de vendas baseada nas redes sociais, onde a interaรงรฃo com os seus clientes e potenciais clientes รฉ fundamental. Entenda a estratรฉgia e suas vantagens.

Atualmente, o Brasil รฉ o paรญs que mais acessa redes sociais na Amรฉrica Latina. Em mรฉdia, o brasileiro gasta 650 horas por mรชs utilizando as mรญdias sociais. Por conta do alcance proporcionado pelas redes sociais, cada vez mais as empresas estรฃo aplicando a estratรฉgia de Social Selling como um meio de aumentar as vendas e fortalecer a sua marca.

Utilizando de rede social como o LinkedIn, o Social Selling auxilia na prospecรงรฃo de clientes desenvolvendo uma comunicaรงรฃo interativa com os clientes, e ao mesmo tempo, promovendo a sua empresa.

O uso de uma metodologia de vendas por meio do Social Selling possibilita que as empresas apresentem suas soluรงรตes ou produtos ao seu pรบblico-alvo atravรฉs das redes sociais. Tornando assim a comunicaรงรฃo mais focada e aumentando as oportunidades de vendas, fortalecendo tambรฉm a sua marca atravรฉs nas mรญdias sociais.

Por que utilizar o Social Selling?

Com o constante aumento de usuรกrios nas redes sociais, รฉ mais do que certo que seus clientes e potenciais clientes estejam em alguma delas. O Social Selling como metodologia de vendas รฉ a maneira de manter contato com o seu pรบblico, fortalecendo a sua marca e divulgando a sua empresa nas mรญdias sociais. Veja algumas vantagens de utilizar o Social Selling:

Aumento das vendas

O uso do Social Selling nas mรญdias sociais รฉ perfeito para manter a interatividade com o seus clientes e potenciais clientes. Essa interaรงรฃo consolida o vรญnculo entre empresa e cliente, o que acaba humanizando e fortalecendo a sua marca. Alรฉm do mais, as redes sociais ajudam na busca de novos cliente, qualificando o contato e fortalecendo para uma venda futura.

Nรฃo basta apenas estar presente nas redes sociais, รฉ preciso possuir uma estratรฉgia de conteรบdo, divulgando suas soluรงรตes, serviรงos ou produtos, para que assim vocรช ajude os seus clientes na jornada de compras. Outro ponto importante sรฃo as vendas de valor com Social Selling, que รฉ o fortalecimento do valor da sua marca, ou seja, o que faz vocรช diferente dos seus concorrentes.

Segmentaรงรฃo de conteรบdo

Com milhรตes de pessoas acessando a mesma rede social, pode ficar meio complicado achar o seu pรบblico. Entretanto, redes sociais como Facebook e LinkedIn disponibilizam ferramentas para a segmentaรงรฃo das suas publicaรงรตes, ou seja, vocรช pode orientar o alcance do seu conteรบdo para o seu pรบblico-alvo, assim apenas pessoas interessadas no seu serviรงo receberรฃo as suas postagens.

A segmentaรงรฃo nas redes sociais funciona atravรฉs do uso de palavras-chave, com base na idade e interesses do pรบblico que vocรช deseja atingir, assim podendo direcionar o seu conteรบdo para as pessoas certas e no momento certo. A possibilidade de segmentar รฉ um dos diversos pontos positivos das mรญdias sociais, que facilita (e muito!) os negรณcios via LinkedIn e em outras plataformas.

Engajamento

Nรฃo podemos falar de Social Selling sem falar de engajamento, que รฉ a interaรงรฃo e envolvimento que o seu pรบblico mantรฉm com a sua marca pelas redes sociais. Uma das vantagens da estratรฉgia รฉ a comunicaรงรฃo direta com o seu pรบblico, tornando a sua empresa mais interativa e prestativa com os seus clientes, sem esquecer de desenvolver uma estratรฉgia que seja relevante para o seu pรบblico e, ao mesmo tempo, promova o seu serviรงo ou produto.

O engajamento da sua empresa pode ser medido por mรฉtricas simples, como a quantidade de comentรกrios, menรงรตes, curtidas, compartilhamentos e afins. Assim รฉ possรญvel compreender o quรฃo envolvido com a sua empresa o seu pรบblico estรก, construindo uma fidelizaรงรฃo com os seus clientes e se tornando relevante nas mรญdias sociais.

Visibilidade

No meio de tantas outras empresas que possuem o mesmo segmento de negรณcio, รฉ um desafio se destacar e conquistar visibilidade nas redes sociais. Entretanto, o uso do Social Selling proporciona ร  sua empresa um espaรงo e visibilidade maior no meio digital, possibilitando desenvolver negรณcios e vendas de valor nas redes sociais, mostrando tambรฉm o seu diferencial em relaรงรฃo aos seus concorrentes.

Produzir conteรบdo relevante, manter uma comunicaรงรฃo com os seus clientes e desenvolver negรณcios via LinkedIn, por exemplo, sรฃo algumas das muitas opรงรตes de como conquistar maior visibilidade nas redes sociais. Contudo, รฉ necessรกrio tomar cautela para nรฃo queimar o seu filme nas redes sociais, aplicando apenas boas prรกticas e aรงรตes que ajudam na visibilidade da sua empresa.

Autoridade no assunto

Alรฉm de interagir com os seu clientes, utilizar de uma metodologia de vendas baseada no Social Selling รฉ um meio de vocรช desenvolver conteรบdo que seja relevante para o seu pรบblico-alvo e que, ao mesmo tempo, torna a sua empresa uma autoridade no assunto.

Seja utilizando posts em blog ou publicaรงรตes nas redes sociais, o processo de criaรงรฃo de conteรบdo para esses meios possibilita que vรกrias pessoas encontrem a sua empresa, leiam o seu conteรบdo, interajam com a sua marca e, futuramente, lembrem de vocรช como referรชncia no segmento em que a sua empresa atua.

O foco nos clientes nunca esteve tรฃo em alta quanto agora. Isso se aplica tanto ร  prรฉ-venda quanto ao pรณs, onde atender o cliente com qualidade รฉ fundamental. Ter uma comunicaรงรฃo e estratรฉgia focada em seus clientes alรฉm de permitir conhecer melhor o seu pรบblico, abre novas portas para o aumento de vendas e visibilidade nas redes sociais.