Venda consultiva em TI: como criar empatia com seu prospect?

por Roberto Dias Duarte*

criar empatia com o cliente รฉ fundamental para um vendedor de sucesso
criar empatia com o cliente รฉ fundamental para um vendedor de sucesso

Fechar vendas complexas, como o prรณprio nome indica, รฉ uma tarefa desafiadora para qualquer profissional. Este tipo de negociaรงรฃo demanda do vendedor a aplicaรงรฃo de um modelo de venda consultiva e esforรงos que vรฃo alรฉm dos que competem a um vendedor convencional. ร‰ preciso atuar como um consultor do cliente, compreender com profundidade suas dores, um dos princรญpios bรกsicos da tรฉcnica de solution selling, de modo que seja possรญvel orientรก-lo durante todo o ciclo de vendas.

Para isso, รฉ necessรกrio exercer influรชncia sobre o prospect e sua abordagem deve impactรก-lo de forma positiva, transmitindo confianรงa, credibilidade e seguranรงa. Neste caso, desenvolver um sentimento de empatia com o comprador รฉ fundamental. A empatia facilita e muito a interaรงรฃo, suavizando quaisquer atritos entre as partes e tambรฉm aproxima o vendedor do problema do cliente. O cliente, por sua vez, pode se sentir mais a vontade com a abordagem do vendedor, o que facilita no processo de conduzi-lo ร  efetivaรงรฃo da compra.

Portanto, conseguir criar empatia com o cliente รฉ fundamental para um vendedor de sucesso, sendo este um fator quase tรฃo importante quanto a eficiรชncia de sua soluรงรฃo para o comprador. Confira algumas dicas que o ajudarรฃo a atingir esta aproximaรงรฃo.

#1 Avalie se vocรช deve ser mais ou menos formal

Nesse quesito vale a atenรงรฃo ao modo de se vestir assim como o modo de falar e se portar. Nossas roupas dizem muito sobre quem somos, o que gostamos, quais sรฃo nossos interesses e como interagimos com o que hรก ao nosso redor. Antes mesmo de iniciar um primeiro contato com o vendedor, o interlocutor jรก terรก realizado, mesmo sem se dar conta, um julgamento a partir da aparรชncia e do modo como o profissional se veste. Tambรฉm hรก pessoas e segmentos que preferem uma postura mais formal, sem o uso de gรญrias ou piadas, por exemplo.

ร‰ essencial que o vendedor saiba reverter esta primeira impressรฃo a seu favor, utilizando deste fator para se projetar no processo de venda e aumentar as chances de conversรฃo. Antes mesmo da primeira visita, faรงa uma rรกpida anรกlise do perfil do cliente. Desse modo serรก possรญvel identificar a melhor maneira de se vestir. Lembre-se: suas roupas e postura devem ligรก-lo ao seu cliente e nรฃo o contrรกrio. Por isso, opte por um padrรฃo que se aproxime do perfil do comprador, causando identificaรงรฃo e, รฉ claro, empatia.

#2 Use da espontaneidade

Procure agir do modo mais natural possรญvel e tente ser divertido em determinados momentos. O bom humor, sem exageros, pode ser um fator interessante para aproximar-se do prospect. Compartilhar o riso รฉ um modo de neutralizar qualquer tensรฃo que exista nos primeiros contatos, suavizando a relaรงรฃo entre ambas as partes envolvidas na negociaรงรฃo.

No entanto, รฉ de responsabilidade do vendedor ponderar sobre o momento mais adequado de utilizar deste tipo de recurso, que deve ser feito com naturalidade. Uma tentativa equivocada de provocar o riso como, por exemplo, uma piada sarcรกstica ou inacessรญvel, terรก o efeito contrรกrio ao desejado, podendo ser mal interpretada e causando constrangimento para ambas as partes, o que, definitivamente, nรฃo รฉ uma maneira eficiente de se criar empatia com o cliente.

#3 Encontre pontos em comum com o cliente

Nada causa mais empatia em uma relaรงรฃo interpessoal que encontrar pontos de acordo. Vocรช, vendedor, e seu cliente, com certeza tรชm algo em comum, algo que pode ser usado como uma ponte para uma relaรงรฃo mais prรณxima e natural. Um vendedor de sucesso deve procurar no prospect alguma caracterรญstica que seja capaz de ligar as duas partes em torno de um interesse nรฃo necessariamente relacionado ร  negociaรงรฃo na qual ambos estรฃo envolvidos.

O seu interlocutor pode ter se formado na mesma universidade que vocรช, ou entรฃo ter nascido em uma cidade vizinha, quem sabe atรฉ torรงa pelo mesmo time de futebol que vocรช. Qualquer um destes pontos pode ser estimulado para causar empatia com o prospect. Isso impulsionarรก, com certeza, a afinidade entre os dois profissionais e รฉ muito mais fรกcil negociar com quem nos identificamos.

#4 Atenda seu potencial cliente de forma personalizada

ร‰ natural do ser humano se sentir โ€œespecialโ€ ao perceber um atendimento personalizado, como quando o vendedor lhe chama pelo nome, acerta sua preferรชncia ou o tamanho que vocรช usa, por exemplo. E seu cliente nรฃo รฉ exceรงรฃo. Por isso, conduza seu contato demonstrando que conhece o seu negรณcio, suas especificidades e que se interessa verdadeiramente pelos desafios enfrentados no dia a dia. Fugir do atendimento padronizado pode representar a diferenรงa entre vocรช e os outros fornecedores.

Por isso, um bom trabalho de pesquisa sobre o segmento da empresa, assuntos mais discutidos na internet sobre a รกrea, tendรชncias, principais autoridades que falam sobre o negรณcio. Essas aรงรตes sรฃo importantes para personalizar seu contato e com isso criar maior empatia com seu interlocutor.

#5 Faรงa perguntas estratรฉgicas

Descubra quais os papรฉis exercidos por cada interlocutor no decorrer do ciclo de vendas e procure entender com profundidade quais sรฃo suas dores. O que levou, afinal, o cliente a buscar sua soluรงรฃo? Quais sรฃo os obstรกculos enfrentados por sua empresa, ou setor, para atingir suas metas eficientemente? Descobrir essas informaรงรตes รฉ crucial na aplicaรงรฃo de tรฉcnicas de vendas como a solution selling, por exemplo. Alรฉm de ser fundamental tambรฉm para identificar quais sรฃo os critรฉrios que o decisor levarรก em consideraรงรฃo para escolher entre uma soluรงรฃo e outra.

Dessa forma, o vendedor poderรก direcionar com maior assertividade a negociaรงรฃo, indicando que pode, de fato, suprir a demanda, atendendo os critรฉrios decisรณrios do cliente. Apresente os benefรญcios que podem contemplar seu cliente, indicando os ganhos que ele terรก com seu produto por meio de cases de sucesso, convencendo-o de estar fazendo a escolha certa ao fechar negรณcio com vocรช.

Seguindo essas dicas, serรก muito mais fรกcil exercer sua influรชncia sobre seus interlocutores e, desse modo, direcionar sua venda consultiva para um desfecho favorรกvel, aumentando sua taxa de conversรฃo ao fim do ciclo de vendas.

*Roberto Dias Duarte รฉ professor, mentor de empresas de tecnologia e presidente do Conselho de Administraรงรฃo da NTW Franquia Contรกbil.