6 oportunidades e 7 desafios para os serviços de contabilidade no mercado global

Uma pesquisa realizada pela AICPA - Associação Americana de Contadores Públicos, sobre o mercado contábil americano, mostra que as empresas de  contabilidade começam a ser vistas como parte importante e fundamental no sucesso das empresas.

por Roberto Dias Duarte

Uma pesquisa realizada pela AICPA - Associação Americana de Contadores Públicos, sobre o mercado contábil americano, mostra que as empresas de  contabilidade começam a ser vistas como parte importante e fundamental no sucesso das empresas.
Uma pesquisa realizada pela AICPA – Associação Americana de Contadores Públicos, sobre o mercado contábil americano, mostra que as empresas de  contabilidade começam a ser vistas como parte importante e fundamental no sucesso das empresas.

Atualmente, muitos empresários veem a contabilidade apenas como “um mal necessário”. Porém, a gestão estratégica na contabilidade pode funcionar como uma ferramenta facilitadora nas decisões da empresa.

Uma pesquisa realizada pela AICPA – Associação Americana de Contadores Públicos, sobre o mercado contábil americano, mostra que as empresas de  contabilidade começam a ser vistas como parte importante e fundamental no sucesso das empresas.

Existe definitivamente mercado para empresas de contabilidade! Mundialmente, o setor está em crescimento ao mesmo tempo que o número de pessoas que escolhe a profissão está diminuindo. Assim sendo, vamos analisar algumas oportunidades e desafios nos serviços contábeis no mercado, segundo o estudo americano da AICPA.

6 oportunidades para os escritórios contábeis

1. A Contabilidade é necessária para todos, independente da idade, renda ou localização geográfica.

A figura do contador, que durante muitos anos foi vista como um privilégio das grandes empresas, hoje se mostra cada vez mais presente e requisitada no dia a dia de pequenas e microempresas dos Estados Unidos.

A vantagem da contabilidade é a capacidade de fornecer um serviço necessário para empresas e indivíduos que não entendem de regulamentações fiscais ou governamentais. No Brasil, no entanto, toda empresa precisa ter um contador (com registro no Conselho Regional de Contabilidade) para fazer a escrituração contábil.

2.Setor com pouco investimento fixo, mercado crescente e envelhecimento da concorrência.

O mercado da contabilidade é extremamente acirrado e concorrido. Independentemente do cenário econômico, o trabalho de um contador é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. O mercado contábil americano, mostra uma realidade que vem repercutindo um pouco por todo o mundo: a falta de mão de obra jovem. Esta ausência de jovens contadores mais qualificados vem forçando os contadores sêniores a trabalharem mais horas nos aspetos menos rentáveis da contabilidade.

3. Profissional reconhecido na indústria e na comunidade empresarial.

O contador é um grande parceiro do empreendedor no controle dos processos da contabilidade rotineira da empresa, mas também para pensar em estratégias financeiras que partam, por exemplo, de um planejamento tributário.

De acordo com o estudo americano, a classe contábil está cada dia mais bem preparada para prover os empresários de soluções práticas, contundentes e econômicas. O contador é um grande parceiro do negócio que não medirá esforços para contribuir com o crescimento da empresa.

4. Serviço de alto lucro para a empresa.

Atualmente, a maioria das empresas americanas geram uma pluralidade de negócios diários, que tem os mais variados formatos e requerem uma rápida e especializada consultoria para que as oportunidades não sejam perdidas. Por estes motivos, ter uma assessoria contábil é fundamental para esclarecer dúvidas e garantir uma gestão estratégica na contabilidade com vista ao sucesso da empresa.

5. Tem sempre mercado e os clientes tendem a ser fiéis.

O contador é um profissional especializado e de confiança, que além de zelar pelo cumprimento das obrigações fiscais e tributárias, pode desempenhar também uma função de consultor no que diz respeito ao fluxo de caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

Em um cenário em que os clientes têm a percepção de que todos os escritórios de contabilidade oferecem os mesmos serviços e da mesma maneira, uma das formas dos escritórios de contabilidade fazerem diferente,  é indo além do cumprimento das obrigações e entregando um atendimento de alta qualidade.  Assim, mostrando real interesse pelos negócios do cliente, oferecendo esclarecimentos e estando disponível para ele, a relação entre ambos alcançará um novo patamar, no qual a confiança impera e o preço deixa de ser um fator decisivo para a escolha do escritório contábil.

6. Boas margens no negócio de serviços do cliente.

Hoje em dia, o contador assume parte da responsabilidade sobre as informações que a empresa divulga. A contabilidade feita com transparência mostra que a empresa está comprometida com a ordenação das finanças, registrando seus atos e fatos, acompanhados de toda a documentação devida.

Construir uma relação de confiança é o maior investimento que os escritórios de contabilidade podem fazer no longo prazo e a comunicação constante com os clientes é o combustível que alimenta essa relação.

7 desafios para os escritórios contábeis

A pesquisa da AICPA sobre o mercado contábil americano também revela alguns desafios para prestadores de serviços de contabilidade
A pesquisa da AICPA sobre o mercado contábil americano também revela alguns desafios para prestadores de serviços de contabilidade

A pesquisa da AICPA sobre o mercado contábil americano também revela alguns desafios para prestadores de serviços de contabilidade, e é sobre eles que vamos falar agora:

1. Longas horas durante a temporada de impostos.

Assim como no Brasil, é durante a entrega do Imposto de Renda que os contadores são mais procurados, o que gera um aumento considerável da demanda. Muitas vezes, os escritórios de contabilidade tem que atender ao acúmulo de demandas em cima da hora, sem contar que as últimas duas semanas o trabalho se intensifica.

2. Regulamentação.

Para o contador, além da complexidade dos dados exigidos pelo Fisco e dos prazos apertados, outro empecilho é a repetição de informações enviadas. Para o contador dos EUA, mesmo com a utilização de sistemas integrados, a excessiva quantidade de obrigações legais, somada ao emaranhado de normas tributárias, tem onerado os custos das empresas contábeis.

3. Dificuldade em encontrar profissionais qualificados.

Encontrar profissionais qualificados está sendo uma das principais queixas dos empresários no mercado contábil americano. Apesar de ser um mercado em crescimento, pelo extenso rol de opções profissionais, muitos jovens ainda encaram a profissão como algo chato e tradicional.

Mas começam a surgir alguns sinais de mudança neste aspecto. A nova contabilidade, como é reconhecida em razão das mudanças trazidas pelas regras internacionais e pelas inovações do universo virtual, está se tornando mais atraente aos jovens que já possuem maior habilidade com a linguagem tecnológica.

4. Significativo aumento da concorrência.

O cenário contábil vem se tornando cada vez mais competitivo, em especial com a chegada de empresas que oferecem serviços online a preços bem mais em conta.

Hoje, o setor possui um papel muito mais de gestão estratégica na contabilidade com relação às demandas empresariais, em especial, quando falamos de planejamento tributário e societário. Por isso, para não ser atingido pela concorrência valorize o potencial de serviços que não estão acobertados por outras empresas contábeis. Uma eficaz gestão estratégica na contabilidade passa por desenvolver uma contabilidade de nicho.

5. O público não compreende o trabalho envolvido que resulta em taxas cobradas.

O mercado contábil americano percebeu que os clientes não entendem o tempo necessário para resolver os seus problemas e as muitas horas durante a temporada fiscal. Assim como não compreendem que as taxas cobradas pelos serviços prestados aumentaram ligeiramente nos últimos anos.

Uma gestão estratégica na contabilidade pressupõe que o contador seja capaz de entregar um serviço de alto valor para o seu cliente. Qualidade a preço justo é o que o contabilista precisa oferecer a seus clientes.

6. Licenciamento rigoroso e educação continuada são requisitos necessários.

A pessoa que quer ser realmente um contador precisa ler muito, se dedicar bastante aos estudos, em especial sobre as legislações vigentes. Elas mudam a todo instante. A especialização contábil permite que o contador aprofunde seus conhecimentos em um mercado específico se diferenciando da concorrência, tornando-se referência no setor e, assim, angariando mais clientes. Caso contrário, o contador cai na estagnação e com certeza estará em desvantagem.

7. Modificações em curso tanto no regulamento da indústria como no direito fiscal.

Também nos Estados Unidos, a cada dia a contabilidade vem se modificando de forma assustadora. Essas mudanças sofridas no contexto histórico da evolução contábil se dão pelo avanço da tecnologia que segue em intensa velocidade, exigindo dos contadores muito conhecimento para acompanhá-la. A contabilidade está crescendo de forma estrondosa obrigando os contadores a viver estas modificações dia após dia.

Como você viu, a contabilidade é um mercado tanto complexo quanto promissor, com suas vantagens e desafios. Não é à toa que Contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), citado pela Rede Jornal Contábil. Como consequência, o curso de Ciências Contábeis está entre os que têm mais alunos matriculados no País.

Seja nos EUA ou aqui no Brasil, uma coisa fica evidente: está ocorrendo uma mudança no mercado e é preciso se preparar para o futuro.

Descubra como o Workshop Contador 2.0 pode ajudar o contador a estar preparado para os desafios do setor!